A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior"— Transcrição da apresentação:

1 XADREZ:,ASPECTOS HISTÓRICOS, CARACTERÍSTICAS E REGRAS DO ESPORTE, BENEFÍCIOS DA PRÁTICA
Profa. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba/ SP

2 XADREZ: ASPECTOS HISTÓRICOS
ORIGEM DO JOGO: India - sec. V OU VI dC derivado do antigo jogo hindu -“chaturanga”. Várias versões: Lenda de Sissa (sábio). Europa: a difusão do jogo ocorre entre os séculos VI e IX quando chega a Europa com a invasão dos mouros pela península ibérica. Brasil: 1808 D. João VI – Rio de Janeiro.

3 CARACTERÍSTICAS DO XADREZ
O xadrez é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Um jogador controla as peças brancas, que sempre começam, e o outro jogador as peças pretas. Cada jogador tem 16 peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma rainha (ou dama).

4 CARACTERÍSTICAS DO XADREZ
O rei é a única peça que nunca pode ser capturada. Quando o rei de um jogador é atacado, o jogador está em xeque. Nessa posição, ele deve mover o rei para fora de perigo, capturar a peça adversária que está efetuando o xeque ou bloquear o ataque da dita peça do oponente ao rei. O objetivo do jogo é pôr o adversário em xeque-mate que ocorre quando o rei adversário está em xeque e nenhum movimento pode ser feito para escapar do xeque.

5 CARACTERÍSTICAS DO XADREZ
O objetivo do jogo é pôr o adversário em xeque-mate que ocorre quando o rei adversário está em xeque e nenhum movimento pode ser feito para escapar do xeque.

6 O TABULEIRO DE XADREZ

7

8 MOVIMENTAÇÃO DAS PEÇAS: A TORRE

9 MOVIMENTAÇÃO DAS PEÇAS: O BISPO

10 MOVIMENTAÇÃO DAS PEÇAS: A DAMA

11 MOVIMENTAÇÃO DAS PEÇAS: O CAVALO

12 MOVIMENTAÇÃO DAS PEÇAS: O PEÃO
a. O peão pode mover-se para uma casa vazia, imediatamente à sua frente, na mesma coluna, ou, em seu primeiro lance o peão pode avançar duas casas ao longo da mesma coluna, desde que ambas estejam livres, ou; b. O peão pode mover-se para uma casa ocupada por uma peça do oponente, que esteja diagonalmente à sua frente, capturando aquela peça;

13 MOVIMENTAÇÃO DAS PEÇAS: O REI

14

15 A PARTIDA DE XADREZ ABERTURA DESENVOLVIMENTO FINAL

16 MOVIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS
ROQUE Roque grande ou roque pequeno EN PASSANT COROAÇÃO OU PROMOÇÃO

17 BENEFÍCIOS DO XADREZ O crescimento do poder de atenção e da concentração; Desenvolvimento do pensamento lógico e reversibilidade do pensamento; Criatividade e memorização; Antecipação de situações; Resolução de situações - problema; Valorização do respeito às regras.

18 REFERÊNCIAS www.fpx.org.br www.cbx.org.br
D´AGOSTINI, O. Xadrez Básico. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações. FILGUTH, R.A. O perfil de um gênio. Curitiba: Editora Promochess, 1983. SANTOS, P.S. O que é xadrez? São Paulo: Brasiliense, 1993.


Carregar ppt "Profa. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google