A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mancala ou Kalah.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mancala ou Kalah."— Transcrição da apresentação:

1 Mancala ou Kalah

2 Mancala é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, algumas vezes chamada de jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura. Jogos de mancala possuem um papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do Xadrez no Ocidente.

3 Mancala (do árabe naqaala - "mover") é na verdade a denominação genérica de aproximadamente 200 jogos diferente. Originário da África, onde teria surgido por volta do ano antes de Cristo (para alguns o jogo tem mais de anos), é jogado atualmente em inúmeros países africanos, mas já extrapolou as fronteiras deste continente.

4 A movimentação das peças tem um sentido de "semeadura" e "colheita"
A movimentação das peças tem um sentido de "semeadura" e "colheita". Cada jogador é obrigado a recolher, e com elas semeá-las suas casas do tabuleiro, mas também as casas do adversário. Seguindo as regras , em dado momento o jogador faz a "colheita" de sementes, que passam a ser suas. Ganha quem mais sementes tiver no final do jogo. É um jogo em que não há sorte envolvida, mas exclusivamente raciocínio lógico e matemático.

5 Possibilita o desenvolvimento de estratégias para “colher” o máximo de grãos;
Propicia o estabelecimento de relações termo a termo e, consequentemente, o desenvolvimento da conservação; Desenvolve a cooperação e a reciprocidade ; Desenvolvimento de antecipações e planejamento; Construção de novas regras a medida que evolui;

6 RACIOCÍNIOS ENVOLVIDOS
- Resolução de problemas. Cálculo: contagem, correspondência um a um, igualdade, desigualdade. Lógico: observação, hipótese e experimentação, raciocínio dedutivo, raciocínio indutivo. - Geométrico/ Espacial: direcionalidade.

7

8

9

10

11

12

13


Carregar ppt "Mancala ou Kalah."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google