A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lógica e lógica de programação O que é a lógica –Procedimentos utilizados para tirar conclusões de premissas e o estudo de tais procedimentos –Uma idéia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lógica e lógica de programação O que é a lógica –Procedimentos utilizados para tirar conclusões de premissas e o estudo de tais procedimentos –Uma idéia."— Transcrição da apresentação:

1

2 Lógica e lógica de programação O que é a lógica –Procedimentos utilizados para tirar conclusões de premissas e o estudo de tais procedimentos –Uma idéia é classificada como lógica se ela puder a partir de pressupostos utilizados para raciocinar ser considerada uma conclusão apropriada –Vantagens do estudo da lógica: Facilidades para apresentar e organizar as idéias Facilitar a análise das idéias apresentadas por outros Se as idéias forem reduzidas ao seu essencial se terá mais facilidade para discordar e refutar as mesmas

3 Lógica dedutiva e lógica indutiva –Na lógica dedutiva as conclusões são presumivelmente necessárias (se as premissas são verdadeiras então as conclusões também o são). Ex.: a soma de dois inteiros é um inteiro - a e b são inteiros - logo, a soma de a e b é um inteiro. –Na lógica indutiva os argumentos são considerados prováveis, mas não necessários. Ex.: a galinha e o passarinho botam ovo - a galinha e o passarinho são ovíparos - logo, os ovíparos botam ovo. –Fora da lógica formal existem os vários tipos de lógica: a lógica capitalista, a lógica marxista, a lógica da fome, a lógica da guerra, a lógica da engenharia, a lógica do direito, a lógica matemática, a lógica da programação etc.

4 –Argumentações em lógica são utilizadas como um padrão da seguinte forma: duas premissas e uma conclusão –A esta construção denominamos silogismo Verdade e validade dos silogismos (a lógica do dia-a-dia e a lógica formal) –1 a construção: Todos os homens são mortais Sócrates é homem Logo, Sócrates é mortal –2 a construção: Todos as mulheres têm voz fina Pessoas roucas não têm a voz fina Logo, não existem mulheres roucas

5 –Consideração sobre a construção: Todo X é Z Todo Y é Z Todo X é Y Todo mamífero é mortal Todo homem é mortal Todo mamífero é homem –3 a construção: As pessoas que fazem muitos exercícios físicos são musculosas Alguns homens são musculosos Logo, alguns homens fazem muitos exercícios físicos

6 –4 a construção: Todos os peixes nadam Alguns mamíferos nadam Logo, alguns mamíferos são peixes –A verdade de uma conclusão (correspondência ou não à verdade) é diferente da validade da conclusão –A constatação da verdade, seja ela uma premissa ou uma conclusão depende da relação da afirmativa com a realidade e não com as outras afirmativas do argumento. A validade depende apenas da consideração dos elementos do argumento em que ela se encontra. Se a premissa leva a uma consideração ela é considerada válida.

7 Todos os homens são mortais Sócrates é homem Logo, Sócrates é mortal Todos as mulheres têm voz fina Pessoas roucas não têm a voz fina Logo, não existem mulheres roucas As pessoas que fazem muitos exercícios físicos são musculosas Alguns homens são musculosos Logo, alguns homens fazem muitos exercícios físicos Todos os peixes nadam Alguns mamíferos nadam Logo, alguns mamíferos são peixes Válida Não é válida Não verdadeira Verdadeira –Conclusões válidas e verdadeiras

8 Formas de regras de inferência da lógica dedutiva Modus Ponens: Se estiver chovendo, Pedro voltará molhado.( Se P então Q.) Está chovendo. ( P ) Conclusão:Pedro voltará molhado.( Q ) Modus Tollens: Se estiver chovendo, Pedro voltará molhado.( Se P então Q.) Pedro não voltará molhado.( Não Q ) Conclusão:Não está chovendo.( Não P ) Afirmação do Consequente: Se estiver chovendo, Pedro voltará molhado.( Se P então Q.) Pedro voltará molhado. ( Q ) Conclusão:Está chovendo.( P )

9 Negação do Antecedente: Se estiver chovendo, Pedro voltará molhado.( Se P então Q.) Não está chovendo.( Não P ) Conclusão:Pedro não voltará molhado.( Não Q ) As pessoas costumam inferir por Modus Ponens, apesar de uma quantidade substancialmente menor tirar inferências por Modus Tollens. As pessoas costumam inferir por Modus Ponens, apesar de uma quantidade substancialmente menor tirar inferências por Modus Tollens. Afirmação do Consequente e Negação do Antecedente são consideradas inválidas. Afirmação do Consequente e Negação do Antecedente são consideradas inválidas.

10 –Teoria das regras abstratas: diz que o raciocínio humano usa um conjunto de regras bastante abstratas e parecidas com as da lógica, as quais seriam aplicáveis a qualquer domínio de conhecimento –Conclusões inválidas ocorrem por três na teoria: Erros de compreensão ocorrem quando as premissas ou conclusões não são bem construídas, de alguma maneira.Erros de compreensão ocorrem quando as premissas ou conclusões não são bem construídas, de alguma maneira. Erros de inadequação da heurística ocorrem quando a conclusão do problema de raciocínio não é alcançada porque as estratégias para coordenar numerosos conjuntos de regras de raciocínio não se mostram apropriadas, provavelmente devido ao problema ser difícil por natureza.Erros de inadequação da heurística ocorrem quando a conclusão do problema de raciocínio não é alcançada porque as estratégias para coordenar numerosos conjuntos de regras de raciocínio não se mostram apropriadas, provavelmente devido ao problema ser difícil por natureza. Erros de processamento podem resultar de lapsos de atenção, uma falha no armazenamento de informação relevante na memória de trabalho ou ainda deslizes na aplicação das regras.Erros de processamento podem resultar de lapsos de atenção, uma falha no armazenamento de informação relevante na memória de trabalho ou ainda deslizes na aplicação das regras.

11 –Teoria das regras concretas: diz que os indivíduos são afetados pelo tipo de material (abstrato ou concreto) apresentado, o que não é previsto pelas teorias de regras abstratas Falácias lógicas –Se constituem em maneiras inverídicas de se chegar a uma conclusão. São elas: Apelos emocionais Apelos à piedade Apelo popular Apelo à autoridade Argumento ad hominem Falsa causa Apelo à ignorância


Carregar ppt "Lógica e lógica de programação O que é a lógica –Procedimentos utilizados para tirar conclusões de premissas e o estudo de tais procedimentos –Uma idéia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google