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O TABULEIRO de xadrez na posição inicial. No ângulo á direita do jogador deve a ver uma casa branca.

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Apresentação em tema: "O TABULEIRO de xadrez na posição inicial. No ângulo á direita do jogador deve a ver uma casa branca."— Transcrição da apresentação:

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2 O TABULEIRO de xadrez na posição inicial. No ângulo á direita do jogador deve a ver uma casa branca.

3 AS PEÇAS

4 O PEÃO avança somente uma casa em linha reta – ou duas, em seu primeiro movimento – e não pode retroceder. Para fazer capturas, no entanto, move-se uma casa na diagonal.

5 O movimento horizontal e na vertical confere à TORRE domínio sobre filas e colunas.

6 O CAVALO, que se movimenta em ângulo reto, utilizado três casas emL, é única peça do xadrez que pode saltar sobre outras, brancas ou pretas.

7 O BISPO movimenta-se em diagonal e avança ou retrocede qualquer número de casas.

8 A DAMA, peça dotada de maior mobilidade, desloca-se na vertical, na horizontal e em diagonal, e avança ou retrocede qualquer número de casas.

9 O REI, peça central do xadrez, movimenta-se em todas as direções, mas só avança ou retrocede uma casa por vez.

10 Jogo de Xadrez – Instruções Básicas Objetivo do jogo: Dar o xeque-mate ao rei adversário. Posição inicial das peças: Partindo da fileira do tabuleiro, do lado de cada um dos jogadores, colocamos as peças na seguinte ordem, da esquerda para direita: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo, Torre. Na segunda fileira colocamos os 8 peões. A dama sempre inicia a partida na casa de sua cor, e o rei na casa de cor oposta. Captura de Peças: Capturam-se as peças inimigas no sentido do movimento, permanecendo no lugar da peça aprisionada e retirando-a do jogo. Exceção feita ao peão, que se movimenta para frente e aprisiona na diagonal. Xeque: É um ataque do qual o rei escapa, movimenta-se, ou uma peça interrompe o ataque, ou a peça que esta ameaçando o rei é capturada. Xeque-Mate: É o objetivo do xadrez. É uma ameaça ao rei a qual ele não consegue escapar. Quem da o mate vence a partida. Um rei não pode se colocar em xeque ou permanecer em xeque.

11 Regras: 1.Peça tocada é peça jogada, a não ser que seja impossível jogar com a peça. Não é permitido voltar lances. 2.Cada jogador fará somente um lance de cada vez. 3.Se um jogador não conseguir movimentar suas peças e não estiver em xeque, a partida está empatada. 4.As brancas sempre iniciam a partida. 5.Se um peão estiver na 5ª fileira, e um peão adversário em umas das colunas ao lado, pular duas casas, passando então por uma ameaçada o peão da 5ª fila poderá tomá-lo, deslocando-se para casa ameaçada (em passant, de passagem) 6.Considera-se empatada uma partida em que for repetida 3 vezes (consecutivas) a mesma posição. 7.Rei nunca pode chegar perto de rei. No mínimo deve ficar uma casa dentre eles. 8.Quando o rei e umas das torres, ainda não movimentados, sem estarem ameaçados, sem peças entre os dois, poderão fazer o roque, ou seja, movimentarmos o rei duas casas em direção a torre e colocaremos a torre entre a casa inicial e a atual do rei. É a única jogada em que se movimentam duas peças de uma mesma cor. É_uma jogada que ajuda a esconder o rei.

12 9.Considera-se empatada por falta de material para dar xeque-mate quando ficarem: Um rei contra um rei e um cavalo. Um rei contra um rei e um bispo. Rei contra rei 10.Também será considerado empate se um dos jogadores ficar só com o rei e o adversário não conseguir dar mate nos 50 próximos lances. 11. Um jogador pode ganhar a partida com desvantagem de peças, igualdade de peças ou com maior numero de peças que o adversário desde que de o mate.

13 LIMA 2008


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