A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XADREZ PEDAGÓGICO Profº. Charles Moura Netto Cref.01-2296 A ATIVIDADE DE XADREZ O xadrez é uma agradável atividade lúdica, praticada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XADREZ PEDAGÓGICO Profº. Charles Moura Netto Cref.01-2296 A ATIVIDADE DE XADREZ O xadrez é uma agradável atividade lúdica, praticada."— Transcrição da apresentação:

1 XADREZ PEDAGÓGICO Profº. Charles Moura Netto Cref A ATIVIDADE DE XADREZ O xadrez é uma agradável atividade lúdica, praticada por dois jogadores que movem peças brancas e pretas, alternadamente, num campo denominado tabuleiro de xadrez. O objetivo do jogo é dar xeque-mate no rei do adversário. O TABULEIRO DE XADREZ O tabuleiro é formado por 64 casas, dispostas alternadamente, sendo 32 brancas e 32 pretas.

2 Profº. Charles Moura Netto Cref Conhecendo o Xadrez O tabuleiro é colocado de modo que a primeira casa à direita de cada jogador seja branca. O tabuleiro é composto de 8 fileiras, 8 colunas e 26 diagonais. Fileira é uma seqüência de casas brancas e pretas dispostas, alternadamente, em posição horizontal. Tem sempre 8 casas. Coluna é uma seqüência de casas brancas e pretas dispostas, alternadamente, em posição vertical. Tem sempre 8 casas. Diagonal é uma seqüência de casas de mesma cor, dispostas num mesmo sentido, variando de 2 a 8 casas. XADREZ PEDAGÓGICO

3 Profº. Charles Moura Netto Cref As fileiras são numeradas de 1 a 8 e as colunas recebem letras de A até H Observe que a dama branca inicia o jogo na casa branca d1 e a dama preta d8, ou seja, dispostas na mesma coluna d. Os reis ficam nas casas ao lado da dama; o rei branco na casa e1 e o rei preto na casa e8. Os bispos ocupam as casas c1,f1,c8,f8. Os cavalos ocupam as casas b1, g1, b8, g8. As torres ocupam as casas a1,h1,a8,h8. Os peões brancos ficam na segunda fileira e os peões pretos na sétima fileira. XADREZ PEDAGÓGICO

4 Profº. Charles Moura Netto Cref Rei – Já que o objetivo do jogo é prendê-lo, não seria coerente ele ficar movimentando com freqüência. Por isso seus movimentos são tão limitados Por ele ser o rei, tem o livre arbítrio de mover para todos os lados, com a seguinte limitação: apenas de uma em uma casa de cada vez. XADREZ PEDAGÓGICO

5 Profº. Charles Moura Netto Cref Dama – Também conhecida pelos amadores por rainha, é a peça mais poderosa do jogo de xadrez. Possui um raio ação muito grande, com ela você pode mover nas horizontais, verticais ou diagonais, semelhante ao movimento do rei, com a diferença de poder mover quantas casa desejar! Dica: a dama tem os mesmos movimentos da torre e bispo em uma só peça. XADREZ PEDAGÓGICO

6 Profº. Charles Moura Netto Cref Torre – Antigamente era usada como arma de guerra. Subiam nela soldados armados para poder observar com segurança quando houvesse aproximação de tropas inimigas. Essas torres eram móveis, porém muito pesadas, tendo que ser movimentadas somente em linha reta, pois possuía rodas que poderiam ser quebradas se empurrada em diagonal, além da facilidade de tombá-la. Por tudo isso a torre anda somente pelas horizontais e verticais quantas casas tiver à disposição. XADREZ PEDAGÓGICO

7 Profº. Charles Moura Netto Cref Bispo – Representa a religião do reino. Alguns historiadores contam que antigamente ao invés de bispo, curiosamente, essa figura era representada no jogo dos reis através do elefante, que na Índia é sagrado e aclamado com veneração religiosa. Obs: no jogo de xadrez existem dois bispos no início de cada partida, um fica na casa branca (mais clara) e o outro na casa preta (mais escura); podendo cada um andar quantas casas dispuser, contando que não saia da diagonal de sua cor e não utilize duas diagonais em um só movimento. XADREZ PEDAGÓGICO

8 Profº. Charles Moura Netto Cref Conhecendo o Xadrez Cavalo – Representa os cavaleiros do rei, que conseqüentemente eram os mais bem treinados soldados da guarda real. O cavalo anda somente em L de quatro casas. Contando a casa em que está como 1, a seguinte 2, a outra como 3, forma-se uma reta e então é só virar para a direita ou esquerda completando a 4ª casa e automaticamente o lance estará completo. XADREZ PEDAGÓGICO

9 Profº. Charles Moura Netto Cref Conhecendo o Xadrez Peão – O peão nada mais é que um soldado do rei. Tendo como objetivo a promoção e a defesa de seu superior. O peão movimenta-se de uma em uma casa sempre para frente, sendo que se estiver em sua casa inicial poderá andar duas casas de uma só vez. Dica: o peão é a única peça que captura de maneira diferente da qual se move, pu seja, anda para frente, mas captura na diagonal no raio de uma casa. XADREZ PEDAGÓGICO

10 Profº. Charles Moura Netto Cref Conhecendo o Xadrez O TABULEIRO E AS PEÇAS 1º passo – Pegue as duas torres de mesma cor e coloque uma em cada canto do tabuleiro. 2º passo- Pegue os dois cavalos de mesma cor e coloque um do lado de uma torre e o outro da outra torre. 3º passo – Pegue os dois bispos de mesma cor e coloque uma do lado de um cavalo e o outro do outro cavalo. 4º passo – Agora que sobraram duas casas, é fácil. Se a dama for de cor branca ficará na casa branca ficará na casa branca e se for de cor preta ficará na casa preta. 5º passo – Já o rei, será colocado na casa que sobrar dessa fileira. 6º e último passo – Os peões visam a defesa das peças maiores, portanto existe em maior quantidade sendo que cada um fica na frente de cada peça, completando a segunda fileira do tabuleiro. PRÓ-CHESS PROGRAMA DE XADREZ PEDAGÓGICO Santa Maria de Jetibá

11 Profº. Charles Moura Netto Cref Xeque e xeque-mate Pronto, agora que já conhece todos os movimentos precisa fixar bem o objetivo do jogo. Xeque: é quando o rei encontra-se ameaçado, mas existe a possibilidade de defender-se. Existem três opções para defender o rei no caso de xeque. PRÓ-CHESS PROGRAMA DE XADREZ PEDAGÓGICO Santa Maria de Jetibá

12 Profº. Charles Moura Netto Cref Xeque-mate: é quando o rei está ameaçado e não existe nenhuma das três defesas acima. Ocasionando o término da partida! PRÓ-CHESS PROGRAMA DE XADREZ PEDAGÓGICO Santa Maria de Jetibá

13 Profº. Charles Moura Netto Cref Movimentos excepcionais Promoção: é quando o peão atinge a 8ª horizontal, visto que ele não pode voltar e cumpriu seu objetivo que era chegar ao fim da linha (conhecendo, invadindo, atacando e mapeando o território inimigo!), então ele automaticamente será promovido a outra peça para poder voltar. A peça a ser escolhida fica a seu critério: dama, torre, bispo ou cavalo. XADREZ PEDAGÓGICO

14 Profº. Charles Moura Netto Cref Roque: é um movimento combinado de rei e torre, que vale por uma só jogada que tem por objetivo a segurança do rei e uma maior mobilidade para a torre pelas colunas centrais. Quando não se pode fazer o roque: Se já tiver movimentado o rei ou a torre do lado em que deseja fazer o roque. Se tiver em xeque ou for ficar depois de completar o movimento roque. Se passar com o rei por casa já ameaçada por outra peça. PRÓ-CHESS PROGRAMA DE XADREZ PEDAGÓGICO Santa Maria de Jetibá

15 Profº. Charles Moura Netto Cref En passant: acontece quando um peão está na 5ª casa e o peão adversário em sua casa inicial. Quando este avançar duas casas e ficar ao lado dará a oportunidade ao adversário de tomar este peão, como se ele tivesse caminhando apenas uma. Observe que o peão branco encontra-se na 5ª casa. O peão que estava na casa inicial andou duas. Então o condutor das brancas optou em tomar en passant. Nesse caso pode tomar o peão como se ele tivesse caminhado apenas uma. PRÓ-CHESS PROGRAMA DE XADREZ PEDAGÓGICO Santa Maria de Jetibá

16 Profº. Charles Moura Netto Cref Afogamento Esse tipo de posição que requer bastante atenção em virtude de seu aparecimento com freqüência em partidas de iniciantes, gerando dúvida comum sobre situação. Afogamento é aquela posição em que o rei não está em xeque e não tem casa para mover ou qualquer outro movimento possível para fazer. Quando esse fato acontece de não ter nenhum movimento possível, sendo a vez de jogar, a partida é declarada empatada. Observe que em ambos os casos o rei preto não tem lugar para mover, mas não está obrigado a jogar, pois não se encontra em xeque. O interessante é que as pretas têm a vez de jogar, mas não tem nenhuma jogada possível para fazer, empatando a partida por afogamento. PRÓ-CHESS PROGRAMA DE XADREZ PEDAGÓGICO Santa Maria de Jetibá

17 Profº. Charles Moura Netto Cref Sugestões para abertura Inicie a partida com o peão na frente do rei dois passos. Sempre que possível desenvolva uma peça que ameace alguma coisa. Desenvolva os cavalos antes dos bispos, especialmente o da ala do rei. Escolha a melhor casa para sua peça e ocupe-a com o menor número de lances. Movimente um ou dois peões na abertura e não mais. Não movimente a dama precocemente. Faça o roque o mais cedo possível, e dê preferência ao roque na ala do rei (roque pequeno). Jogue para obter o controle das casas centrais. Esforce para manter ao menos um peão no centro. Não movimente a mesma peça duas vezes. XADREZ PEDAGÓGICO

18 Profº. Charles Moura Netto Cref Evite colocar suas peças no canto do tabuleiro. Procure conquistar espaço para a livre movimentação de suas peças, do contrário, cairá em posições restringidas. Tente trabalhar com suas peças em harmonia (conjunto), uma colaborando com outra. Cuidado com os lances anódinos ( aqueles que não objetivam nada). Não sacrifique material sem um motivo claro e imediato. Para o sacrifício de um peão, deve existir uma das quatro razões seguintes: Assegurar uma vantagem real no desenvolvimento; Desviar a ação de uma peça inimiga, em particular da dama; Impedir o roque adversário, temporária ou definitivamente; Construir um forte ataque. XADREZ PEDAGÓGICO

19 Profº. Charles Moura Netto Cref Regras para o final Peões dobrados (quebrados), isolados (ilhados) ou bloqueados são fracos. Evite-os. Os peões passados devem avançar o mais rapidamente possível. O jogador que tiver um peão a mais, deverá trocar peças, mas não peões. Ao passo que, quem tiver um peão de menos, deverá trocar peões e não peças. Aquele que adquirir uma vantagem, não deverá abandonar todos os peões de uma ala. Com um peão a mais, a partida provavelmente terminará em empate, uma vez que haja peões. Somente numa das alas do tabuleiro, além, naturalmente, de outras peças no jogo - sejam eles menores (cavalo ou bispo) ou maiores (torre ou dama). Os finais mais fáceis de ganho são os finais puros de peões. E os mais fáceis de empate são aqueles com bispos de cores diferentes. O rei é uma peça forte. É importante usá-la. Não coloque peões nas casas da cor de seu bispo. Os bispos são melhores que os cavalos em todas as situação, exceto nas posições bloqueadas. Dois bispos contra bispo e cavalo (ou dois cavalos) constituem vantagem apreciável. Peões passados devem ser bloqueados pelo rei. Uma torre na sétima horizontal é compensação suficiente por um peão a menos. As torres devem situar-se detrás dos peões passados. XADREZ PEDAGÓGICO


Carregar ppt "XADREZ PEDAGÓGICO Profº. Charles Moura Netto Cref.01-2296 A ATIVIDADE DE XADREZ O xadrez é uma agradável atividade lúdica, praticada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google