A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XADREZ O JOGO DE XADREZ DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO E CONTRIBUI PARA FORMAR O ESPÍRITO DE INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE INSTIGAR A CRIATIVIDADE E DESENVOLVER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XADREZ O JOGO DE XADREZ DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO E CONTRIBUI PARA FORMAR O ESPÍRITO DE INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE INSTIGAR A CRIATIVIDADE E DESENVOLVER."— Transcrição da apresentação:

1 XADREZ O JOGO DE XADREZ DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO E CONTRIBUI PARA FORMAR O ESPÍRITO DE INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE INSTIGAR A CRIATIVIDADE E DESENVOLVER A MEMÓRIA.

2 História do Xadrez O Xadrez é um jogo muito antigo, cuja origem não se sabe ao certo. Apesar de sua origem bastante controversa a lenda mais famosa é de que teria sido inventado por um sábio Hindu para alegrar um Rei que havia perdido um filho numa batalha.

3 Regras Básicas O Xadrez é um jogo de mentes vence a batalha quem conseguir capturar o Rei adversário. Quando se toca numa peça esta tem de ser jogada. No xadrez não de diz comer a peça e sim capturar. A peça capturada deve ser retirada do tabuleiro e a peça ganhadora deve ocupar seu lugar. Não é obrigatório capturar peças.

4 Tabuleiro O tabuleiro é formado por 64 casas formando linhas, colunas ou diagonais. A casa do canto direito (do ponto de vista do jogador destro) é de cor branca.

5 Peão Cada peão, na sua primeira vez de jogar, avança uma ou duas casas. Feito a opção deverá mover-se de uma em uma casa. Os peões não podem voltar, nem para capturar. Os peões capturam em diagonal uma casa somente. Quando cada peão chega ao final do tabuleiro, ele será promovido em dama, bispo, torre ou cavalo.

6 Atividade Baseado nas movimentações dos peões fazer o jogo vencendo quem conseguir chegar com um peão na última fileira.

7 Torres As Torres, na posição inicial das peças, encontram-se colocados nos cantos do tabuleiro, possuindo cada jogador 2 Torres no inicio de cada partida.

8 Movimento A TORRE se movimenta sempre em linha reta, tanto no sentido horizontal como no vertical e em todas as direções. Pode se movimentar uma ou mais casas de uma única vez, mas não pode “passar por cima” de uma peça .

9 Bispo Os Bispos, na posição inicial das peças, encontram-se colocados ao lado do Rei e da Dama, possuindo cada jogador 2 Bispos no início de cada partida, um colocado em casa branca e outro em casa preta.

10 Movimento Os Bispos movimentam-se apenas nas diagonais, como demonstrado na imagem seguinte: O Bispo que começa em casa branca irá mover-se apenas nas diagonais brancas, o Bispo que começa em casa preta irá também mover-se apenas nas diagonais dessa mesma cor (preta).

11 Atividade Baseado nas movimentações dos peões,torres e bispos fazer o jogo vencendo quem conseguir chegar com um peão na última fileira.

12 Cavalo Ele move-se em um padrão assemelhado a um "L". E, diferente das outras peças de xadrez, ele não tem o movimento tolhido por peças no meio do caminho: ele "pula" sobre quaisquer peças que estejam em seu caminho.

13 Atividade Tente mover o cavalo no tabuleiro fazendo com que ele passe pelos quatro cantos do mesmo. Agora tente fazer isso em apenas 20 lances.

14 Dama ou Rainha A dama movimenta-se em diagonais, como o bispo, e em linhas e colunas, como a torre. Com isto, incorpora os movimentos de todas as peças, exceto o do cavalo. No início do jogo fica a Dama branca na casa clara e dama preta na casa escura.

15 Atividade No tabuleiro separe 4x4 quadrados usando lápis, caneta, régua ou outro objeto. Tente arrumar 4 peões no tabuleiro que simbolizam 4 rainhas de forma que nenhuma delas ameace a outra.

16 Rei O Rei pode mover-se uma casa na horizontal, vertical ou diagonal.
O Rei do lado a jogar nunca pode estar em xeque após a realização de uma jogada.

17 Vencendo a partida Xeque Quando o Rei está a ser atacado por uma peça inimiga diz-se que este está em xeque. No final da jogada o Rei não pode ficar em cheque, se o jogador se enganar e deixar o Rei nessa situação este terá de refazer o lance. Xeque Mate Caso não seja possível deixar o Rei sem estar em xeque a posição passa a ser de mate e o jogo termina com derrota para o lado que se move. Empate Quando o lado a mover não tem nenhuma jogada legal que possa realizar e não está em xeque o jogo termina com empate.

18 Dicas O jogador pode proteger uma peça de modo que se ela for capturada você pode capturar a peça do oponente, ai cabe ver qual é a melhor troca pelo valores das peças. Você pode proteger uma peça importante colocando outra no caminho da jogada. Pense muito antes de fazer um movimento, observe todas as possibilidades do adversário.

19 Vamos Jogar Click professor Giselle Giffoni

20 Video Dica de vídeo no you tube sobre xadrez. É uma animação muito legal confere ai:

21 Outras Regras Desistência e Proposta de Empate
Um jogador pode desistir a qualquer momento, o que implica a sua derrota. Após realizar uma jogada um jogador pode propor empate. O adversário pode aceitar, o jogo termina com empate, ou recusar, o jogo continua regularmente. Repetição de Posições Quando a mesma posição é atingida três vezes com o mesmo lado a jogar, este pode optar por terminar o jogo com empate. Regra das 50 jogadas Se existirem 50 jogadas consecutivas sem capturas ou movimentos de peões, isto é 50 lances para as brancas e 50 lances para as pretas, qualquer dos jogadores pode optar por terminar o jogo com empate.

22 Tomada en-passant Um movimento especial dos peões chama-se tomada en-passant. Nas três figuras ao lado pode ver-se uma tomada en-passant.Esta é possível quando um peão avança duas casas e quando simultaneamente um peão inimigo se encontra em posição de ataque à casa por onde o peão que se move passa. Nesse caso o peão atacante pode capturar o que se move movendo-se para a casa de passagem. Esta tomada só pode acontecer no lance seguinte ao movimento.

23 Roque O roque é um lance especial em que o Rei e a Torre se movimentam simultaneamente. Este só pode ser realizado uma vez por cada jogador. Para o roque ser possível têm de se verificar as seguintes condições: O Rei que vai fazer o lance não se pode ter movido durante o jogo. A Torre vai fazer o lance não se pode ter movido durante o jogo. O Rei envolvido não está em xeque. Todas as casas entre o Rei e a Torre têm de estar desocupadas. O Rei não passa por uma casa atacada por uma peça inimiga durante o movimento. A casa de destino do Rei não está a ser atacada. O Rei e a Torre têm de ser do mesmo lado. O movimento de roque consiste no Rei movimentar-se duas casas na direção da Torre e a Torre passar para a casa adjacente ao Rei do lado oposto ao que se encontra inicialmente.


Carregar ppt "XADREZ O JOGO DE XADREZ DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO E CONTRIBUI PARA FORMAR O ESPÍRITO DE INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE INSTIGAR A CRIATIVIDADE E DESENVOLVER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google