A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao conceito de Multiplicação (Parte II – Atividades e Jogos de Multiplicação)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao conceito de Multiplicação (Parte II – Atividades e Jogos de Multiplicação)"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao conceito de Multiplicação (Parte II – Atividades e Jogos de Multiplicação)

2 A justificativa do jogo na educação matemática está na inserção de uma linguagem matemática que aos poucos é assimilada a formalidade dos conceitos matemáticos, está no desenvolvendo a capacidade de se relacionar com informações e a criação de significados culturais para os conceitos matemáticos

3 Observando estas declarações, podemos concluir que o jogo, no aprendizado de Matemática, não é apenas uma atividade recreativa. É preciso que sejam elaborados objetivos específicos de aprendizagem a fim de se obter o máximo proveito das situações de aprendizagem durante o ato do jogo.

4 Atividades com Régua de Cuisinaire A régua de Cuisenaire também pode ser utilizada para introduzir o conceito de multiplicação através de um processo de comparação em que a criança realiza uma conclusão. As atividades devem ser exploradas da seguinte forma:

5 Peça à criança construir a seguinte distribuição de peças, na forma Explore frases do tipo: o verde claro duas vezes é igual ao verde escuro, ou seja, o três duas vezes dá seis!

6 Jogo Batalha da Multiplicação Este jogo permite auxiliar o desenvolvimento da agilidade no cálculo mental, cujos procedimentos de cálculo mental se apóiam nas propriedades do sistema de numeração decimal e nas propriedades das operações. Forma de jogar: em duplas Materiais necessários: um jogo de 20 cartas (duas de cada valor), com as cartas sendo múltiplos de 2, 5 ou 10. Objetivo: conseguir o maior número de cartas no final do jogo.

7 O jogo: - As cartas são embaralhadas e distribuídas aos jogadores, sendo 10 cartas para cada um. - Sem olhar, cada jogador forma à sua frente uma pilha com as suas cartas viradas para baixo. - Após um sinal combinado, os dois jogadores viram a primeira carta de suas respectivas pilhas simultaneamente. O jogador que primeiro disser o resultado da multiplicação entre os números mostrados nas duas cartas fica com elas.

8 - Se houver empate, isto é, se os dois jogadores disserem o resultado simultaneamente, realizam a próxima rodada e quem responder primeiro leva as quatro cartas. - o jogo acaba quando as cartas das pilhas acabarem. - ganha o jogo quem tiver o maior número de catas.

9 Jogo Adivinhe a multiplicação Com este jogo é possível relacionar os fatores da multiplicação ao produto entre eles e, ainda, desenvolver estratégias de cálculo mental. Forma de jogar: trio Materiais necessários: todas as cartas de um baralho, exceto damas, reis e valetes. Objetivo: conseguir juntar o maior número de pares possível.

10 O jogo: - Jogar em trio, sendo dois jogadores e um juiz - O juiz embaralha as cartas e dá metade para cada jogado, sendo que cada jogador não vê quais cartas possui. - Os dois jogadores que receberam as cartas sentam-se frente a frente, cada um segurando sua pilha de cartas com as faces numéricas voltadas para baixo. - O juiz senta-se de frente para os dois jogadores de modo que possa ver o rosto dos dois.

11 - A um sinal do juiz, os dois jogadores pegam a primeira carta de suas pilhas e as posicionam em suas testas de modo que cada jogador não vê sua carta mas sim a do seu adversário. - O juiz, único que vê as duas cartas, diz o produto entre elas. - Cada jogador tenta deduzir o número de sua própria carta apenas olhando a carta do adversário e conhecendo o produto anunciado pelo juiz.

12 - O jogador que disser primeiro o número das duas cartas fica com elas. - O jogo acaba quando as cartas acabarem - Ganha o jogo quem tiver mais cartas ao final do jogo.

13 A bota de Muitas Léguas -É uma bota imaginária que dá pulos do comprimento que quisermos.

14 Peça a um aluno que sorteie um primeiro cartão numerado. Este primeiro número sorteado indicará o número de pulos que a bota dará. Peça a outro aluno que sorteie um segundo cartão numerado. Este segundo número sorteado indicará o comprimento de cada pulo. Inicialmente, desenhe uma reta graduada no chão. Um terceiro aluno, brincando de ter calçado a bota, dará os pulos sobre a reta, e a turma verificará o número no qual ele parou.

15 Atividades com a reta numérica e bota de Muitas Léguas Atividade 1 Distribua as folhas com as retas numéricas para que os alunos representem os pulos da bota utilizando flechas e depois verifiquem em que número a bota chegou.

16 Peça aos alunos que façam o sorteio de dois cartões e digam para a turma o número de pulos (1º sorteio) e o comprimento do pulo (2º sorteio). Espere que todos os alunos representem a multiplicação em uma das retas numéricas de suas folhas e comente com eles os resultados, antes da próxima jogada.

17 Nas primeiras jogadas, desenhe no quadro- de-giz alguns movimentos da bota para orientar seus alunos. Por exemplo, se o primeiro cartão sorteado for 2 (quantidade de pulos) e o segundo for 3 (tamanho do pulo), represente e oriente seus alunos a perceberem que: As flechas dizem que duas vezes três é igual a seis.

18


Carregar ppt "Introdução ao conceito de Multiplicação (Parte II – Atividades e Jogos de Multiplicação)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google