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Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.1 Octave Funções, Condições e Ciclos.

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1 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.1 Octave Funções, Condições e Ciclos

2 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.2 Directoria de funções Criar uma pasta com o número do aluno aXXXX no disco C. Fazer cd /cygdrive/c/aXXXX Guardar os ficheiros.m nessa pasta. ATENÇÃO: Os ficheiros guardados nos computadores de ICP podem ser apagados sem pré-aviso.

3 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.3 Sintaxede funções Forma mais simples function escreve (s) disp(s); endfunction Com parâmetros function ola disp('ola') endfunction function NOME BLOCO CÓDIGO endfunction Com parâmetros e valor de retorno function ret = maiusculas (s) ret=toupper(s) endfunction function NOME (LISTA-ARG) BLOCO CÓDIGO endfunction function RET-VAR = NOME (LISTA-ARG) BLOCO CÓDIGO endfunction

4 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.4 Exercícios Propostos (1) Escrever uma função ola2 que escreve no ecrã a frase ola X! em que X é passado como argumento. Escrever uma função media que calcula a média de dois valores.

5 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.5 Sintaxede condições Forma mais simples if (2<1) disp('verdade'); else disp('falso'); endif Utilizando o 'else' if (2>1) disp('verdade'); endif if (CONDIÇÃO) BLOCO CÓDIGO endif if (CONDIÇÃO) BLOCO CÓDIGO else BLOCO CÓDIGO endif

6 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.6 Exercícios Propostos (2) Escrever uma função positivo que aceita um argumento A e devolve 1 se A>=0, e 0 se A<0.

7 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.7 Sintaxede ciclos Ciclo while i=1; while (i<=5) disp(i); endwhile while CONDIÇÃO BLOCO CÓDIGO endwhile Ciclo for for i = 1:N disp(i); endfor for VAR = SÉRIE BLOCO CÓDIGO endfor

8 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.8 Exercícios Propostos (3) Escrever uma função fact que calcula o factorial de um número

9 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.9 Programação Perceber o problema

10 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.10 Programação Perceber o problema Identificar tarefas

11 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.11 Programação Perceber o problema Identificar tarefas......e pronto

12 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.12 Exercícios - MDC Máximo Divisor Comum (Euclides) M N

13 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.13 Exercícios - MDC Máximo Divisor Comum (Euclides) M N S

14 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.14 Exercícios - MDC Máximo Divisor Comum (Euclides) N S

15 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.15 Exercícios - MDC Máximo Divisor Comum (Euclides) M N S

16 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.16 Exercícios - MDC Máximo Divisor Comum (Euclides) N S

17 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.17 Exercícios - MDC Máximo Divisor Comum (Euclides) N M =

18 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.18 Exercícios - MDC Máximo Divisor Comum (Euclides) M>N S=M-N Deitar fora o maior, trocar M e N se necessário Parar quando N=M, retornar M (ou N)

19 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.19 Exercícios - MMC Menor Múltiplo Comum Pode ser calculado a partir do mdc através da seguinte fórmula: mmc(M,N) = M * N / mdc(M,N)

20 Introdução aos Computadores e à Programação DI-FCT-UNL-2005/2006 Introdução 1.20 Exercícios - Seno Calcula-se a partir da seguinte série: seno(x) = x – x 3 /3! + x 5 /5! – x 7 /7! + x 9 /9! -... Critério de paragem: o termo x i /i! é inferior a 0.1% da soma acumulada


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