A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

n Logo depois da PGM a Europa viveu uma grande crise econômica. n Quando ela estava se recuperando, foi atingida pela Grande Depressão. n Os comunistas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "n Logo depois da PGM a Europa viveu uma grande crise econômica. n Quando ela estava se recuperando, foi atingida pela Grande Depressão. n Os comunistas."— Transcrição da apresentação:

1

2 n Logo depois da PGM a Europa viveu uma grande crise econômica. n Quando ela estava se recuperando, foi atingida pela Grande Depressão. n Os comunistas acusavam a burguesia e a irracionalidade capitalista pela situação. n A URSS foi o único país não atingido. n A cada eleição mais comunistas eram eleitos.

3

4 n A burguesia e a classe média estavam com medo de acontecer uma revolução socialista. n Os empresários queriam uma ditadura que botasse os comunistas na cadeia, proibisse greves e restaurasse a segurança dos investidores.

5 n Para a burguesia somente um governo com plenos poderes poderia restaurar a ordem, a segurança e a tranqüilidade. n Quem poderia atender a esse apelo da burguesia eram os partidos fascistas.

6 Os desfiles militares serviam de propaganda política muito eficaz.

7 n Os fascistas diziam que a democracia era coisa de fraco, incapaz de resolver a crise. Os políticos são demagogos e corruptos. O que os países precisavam era de líderes patrióticos, com autoridade incontestável, que acabasse com a baderna dos grevistas, com os agitadores de esquerda, os criminosos e os vagabundos.

8 n O regime fascista nasceu para defender o capitalismo, apesar de se dizerem revolucionários. n A principais idéias são: anticomunismo, antiliberalismo, totalitarismo, militarismo, culto a violência, nacionalismo xenófobo, racismo, culto ao chefe supremo da nação e irracionalismo.

9 O artista George Grosz adotou posições políticas de esquerda. Ele ridicularizou a elite alemã: burgueses, jornalistas, intelectuais, padres e militares. No lugar do cérebro, o penico e as fezes.

10 n Com a PGM a Itália perdeu mais do que ganhou. n Com a crise gerada pela guerra, ela estava a beira de uma revolução socialista. n Nessa época surgiu a Partido Fascista que no início era formado por bandos de ex- soldados, vagabundos, neuróticos de guerra.

11 n Ganhavam dinheiro de empresários para perseguir comunistas e socialistas. n Em 1922, já unidos em um partidos, os fascistas executaram a Marcha sobre Roma, passeata que exigia a nomeação de Mussolini com primeiro-ministro. n Apoiados pela burguesia os fascista tiveram seu pedido atendido pelo rei.

12 n No poder Mussolini fraudou as eleições e implantou uma ditadura. n A Igreja Católica era contra os comunistas e, em troca da assinatura do Tratado de Latrão, o papa reconheceu o Estado Fascista.

13 Adeptos do fascismo saúdam Mussolini, o Duce (chefe, guia).

14 n Nazismo é uma abreviatura de nacional- socialista. n Note que apesar do socialista do nome, os nazista odiavam a democracia e a igualdade. n De 28 à 33 a Alemanha viveu com democracia. n Entretanto, a crise econômica era grave

15

16 n Foi uma época de grande dificuldades. Derrotada na guerra, a Alemanha teve de pagar uma imensa dívida aos ingleses e franceses. A crise de 1929 levou milhões de alemães ao desespero. O desemprego atingiu 44% dos trabalhadores. A crise levou muitas pessoas a votar nos comunistas.

17 n Os nazistas acusavam os comunistas, os liberais e os judeus de desgraçar o país. n Prometiam acabar com a “desordem” e restaurar o orgulho de ser alemão. n Diziam que os alemães pertenciam à raça ariana, que era superior às outras. n Num país faminto, humilhado pela derrota na PGM e inseguro com a crise, os nazistas ofereciam o sonho da tranqüilidade, do orgulho patriótico e da força.

18 O pintor Grosz satirizou o moralismo da classe média e da pequena burguesia alemãs, que apoiavam os nazistas em nome da “moral e dos bons costumes”. Hipocrisia pura: escondidos, abraçavam o álcool, as prostitutas, as drogas.

19 n Muitos acreditaram nesse sonho. n Os nazistas exploravam o inconsciente coletivo alemão e os ressentimentos causados pela derrota na PGM. n Segundo Goebbels: uma mentira repetida mil vezes se torna uma verdade. n Aos poucos e com a ajuda da violência, tornaram-se o partido mais votado.

20 n Apesar disso, o Partido Nazista nunca obteve a maioria os votos do povo. n Os nazista chegaram ao poder por dois motivos: a esquerda estava dividida e deram um golpe de Estado com o apoio de megaempresários e do exército. n Após chegar ao poder Hitler implantou um ditadura e aplicou o New Deal.

21 Jovens nazistas fazem uma fogueira de livros. Típico da irracionalidade e da intolerância fascista. Na Alemanha e na Áustria, os nazistas queimavam livros de judeus-alemães ilustres, como Einstein, Heine, Freud e Marx.

22 n Nasceu na Áustria, em 1889, filho de família pobre. Como tantos austríacos, Hitler se considerava alemão. n Em Munique entrou para o P.N. n Em 1923 foi preso após uma fracassada tentativa de golpe de Estado. Na cadeia escreveu Mein Kampf, livro que definiu os ideais nazistas.

23

24

25 Guernica Figuras deformadas expressam o horror. A falta de cor realça a drama- cidade Até a lâmpada está horrorizada O cavalo representa o povo

26

27 Cartaz antifascista espanhol. O monstro fascista é reverenciado pela burguesia, pelo clero e pelos generais.

28


Carregar ppt "n Logo depois da PGM a Europa viveu uma grande crise econômica. n Quando ela estava se recuperando, foi atingida pela Grande Depressão. n Os comunistas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google