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Execução de Programas Partes de um programa: Dados Código (instruções) Um programa necessita estar carregado em memória RAM para ser executado, sendo assim,

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1 Execução de Programas Partes de um programa: Dados Código (instruções) Um programa necessita estar carregado em memória RAM para ser executado, sendo assim, cada variável e cada instrução do programa está localizado em algum endereço na memória. O conteúdo da memória onde estão localizados os dados, está mudando constantemente e o local onde estão armazenados os código, permanece sempre com o mesmo conteúdo. A execução do programa é feita instrução por instrução até que a instrução de finalização de programa seja executada.

2 Utilizando o DEBUG -r, mostra o conteúdo dos registradores ou altera o conteúdo de um registrador. -r AX=0000 BX=0000 CX=0000 DX=0000 SP=FFEE BP=0000 SI=0000 DI=0000 DS=0B52 ES=0B52 SS=0B52 CS=0B52 IP=0100 NV UP EI PL NZ NA PO NC 0B52:0100 7312 JNB 0114 -r ax AX 0000 :8 -r bx BX 0000 :2 -r AX=0008 BX=0002 CX=0000 DX=0000 SP=FFEE BP=0000 SI=0000 DI=0000 DS=0B52 ES=0B52 SS=0B52 CS=0B52 IP=0100 NV UP EI PL NZ NA PO NC 0B52:0100 7312 JNB 0114

3 Utilizando o DEBUG e - editar um endereço de memória -e 100 0B52:0100 73.01 -e 101 0B52:0101 12.d8 -r AX=0008 BX=0002 CX=0000 DX=0000 SP=FFEE BP=0000 SI=0000 DI=0000 DS=0B52 ES=0B52 SS=0B52 CS=0B52 IP=0100 NV UP EI PL NZ NA PO NC 0B52:0100 01D8 ADD AX,BX

4 Utilizando o DEBUG t – Execução passo a passo da instrução apontada por IP. -r AX=0008 BX=0002 CX=0000 DX=0000 SP=FFEE BP=0000 SI=0000 DI=0000 DS=0B52 ES=0B52 SS=0B52 CS=0B52 IP=0100 NV UP EI PL NZ NA PO NC 0B52:0100 01D8 ADD AX,BX -t AX=000A BX=0002 CX=0000 DX=0000 SP=FFEE BP=0000 SI=0000 DI=0000 DS=0B52 ES=0B52 SS=0B52 CS=0B52 IP=0102 NV UP EI PL NZ NA PE NC 0B52:0102 2E CS: 0B52:0103 A1AC95 MOV AX,[95AC] CS:95AC=0000

5 Utilizando o Debug Operação de Soma e Subtração com assembly. ADD AX, BX SUB AX, BX O resultado da Soma do conteúdo de dois registradores é armazenado no primeiro registrador, no exemplo acima ficaria AX = AX + BX O resultado da subtração do conteúdo de dois registradores é armazenado no primeiro registrador, no exemplo acima ficaria AX = AX - BX

6 Utilizando o DEBUG A operação de Multiplicação utiliza sempre o registrador AX. Mul BX A instrução acima considera que o registrador bx será multiplicado por AX A multiplicação de dois números de 16 bits, poderá gerar um número de 32 bits, desta forma, o resultado da multiplicação é guardado em dois registradores no formato DX:AX, onde parte mais significativa do resultado é armazenado em DX e parte menos significativa é armazenado em AX Exemplo: AX = 7c4b BX = 0100 AX * BX = 7C4B00 RESULTADO FINAL – DX=007C e AX=4B00

7 Utilizando o DEBUG -r ax AX 0000 :7c4b -r bx BX 0000 :0100 -r AX=7C4B BX=0100 CX=0000 DX=0000 SP=FFEE BP=0000 SI=0000 DI=0000 DS=0B52 ES=0B52 SS=0B52 CS=0B52 IP=0100 NV UP EI PL NZ NA PO NC 0B52:0100 BB0200 MOV BX,0002 -e 100 0B52:0100 BB.f7 -e 101 0B52:0101 02.e3 -r AX=7C4B BX=0100 CX=0000 DX=0000 SP=FFEE BP=0000 SI=0000 DI=0000 DS=0B52 ES=0B52 SS=0B52 CS=0B52 IP=0100 NV UP EI PL NZ NA PO NC 0B52:0100 F7E3 MUL BX -t AX=4B00 BX=0100 CX=0000 DX=007C SP=FFEE BP=0000 SI=0000 DI=0000 DS=0B52 ES=0B52 SS=0B52 CS=0B52 IP=0102 OV UP EI PL NZ NA PE CY 0B52:0102 00B80300 ADD [BX+SI+0003],BH DS:0103=B8

8 Utilizando o DEBUG A operação de divisão utiliza um número de 32 bits, desta forma, considera que este número está armazenado no par de registrador DX:AX, onde o DX armazena a parte mais significativa e AX a parte menos significativa Div bx A instrução acima assume que o número contido no par DX:AX será dividido pelo conteúdo do registrado BX. A parte inteira da divisão será armazenado no registrador AX e o resto da divisão será armazenada no registrador DX.

9 Utilizando o DEBUG -r dx DX 0000 :007c -r ax AX 0000 :4b12 -r bx BX 0000 :0100 -r AX=4B12 BX=0100 CX=0000 DX=007C SP=FFEE BP=0000 SI=0000 DI=0000 DS=0B52 ES=0B52 SS=0B52 CS=0B52 IP=0100 NV UP EI PL NZ NA PO NC 0B52:0100 F7E3 MUL BX -e 100 0B52:0100 F7. -e 101 0B52:0101 E3.f3 -t AX=7C4B BX=0100 CX=0000 DX=0012 SP=FFEE BP=0000 SI=0000 DI=0000 DS=0B52 ES=0B52 SS=0B52 CS=0B52 IP=0102 NV UP EI PL NZ NA PO NC 0B52:0102 00B80300 ADD [BX+SI+0003],BH DS:0103=B8

10 UTILIZANDO DEBUG a – (assembly) escrever código em assembler no endereço apontado pelo registrador IP F:\>debug -a 0B52:0100 mov ax,0002 0B52:0103 mov bx,0003 0B52:0106 mov cx,0004 0B52:0109 mov dx,0005 0B52:010C add ax,bx 0B52:010E add bx,cx 0B52:0110 add cx,dx 0B52:0112 sub dx,1 0B52:0115

11 Utilizando o Debug u – Mostra o código de máquina (unassembly) correpondente a posição apontado pelo registrador IP. -u 0B52:0100 B80200 MOV AX,0002 0B52:0103 BB0300 MOV BX,0003 0B52:0106 B90400 MOV CX,0004 0B52:0109 BA0500 MOV DX,0005 0B52:010C 01D8 ADD AX,BX 0B52:010E 01CB ADD BX,CX 0B52:0110 01D1 ADD CX,DX 0B52:0112 83EA01 SUB DX,+01

12 Utilizando o Debug Código de Multiplicação -a 0B52:0100 mov ax,7c4b 0B52:0103 mov bx, 0100 0B52:0106 mul bx 0B52:0108 -u 0B52:0100 B84B7C MOV AX,7C4B 0B52:0103 BB0001 MOV BX,0100 0B52:0106 F7E3 MUL BX

13 Utilizando o Debug Código da Divisão F:\>debug -a 0B52:0100 mov dx,007c 0B52:0103 mov ax,4b12 0B52:0106 mov bx,0100 0B52:0109 div bx 0B52:010B -u 0B52:0100 BA7C00 MOV DX,007C 0B52:0103 B8124B MOV AX,4B12 0B52:0106 BB0001 MOV BX,0100 0B52:0109 F7F3 DIV BX

14 Utilizando o DEBUG Uma interrupção é uma situação que ocorre quando o código que está sendo executado atualmente é paralisado e um outro programa entra em execução. Uma interrupção é provocado por hardware ou por software (pode ser o programa que está sendo executado atualmente). A geração de interrupção por software no DOS é realizada através da instrução INT.

15 Utilizando o Debug g – Esta opção faz com que o debug execute todos os comandos entre o valor atual contido no registrador IP até encontrar a instrução de encerramento de programa (int 20) 0BB7:0100 BA7C00 MOV DX,007C 0BB7:0103 B8124B MOV AX,4B12 0BB7:0106 BB0001 MOV BX,0100 0BB7:0109 F7F3 DIV BX 0BB7:010B CD20 INT 20 (instrução de encerramento de programa) -r ip IP 0100 :100 -g O programa terminou de forma normal

16 Utilizando o DEBUG Imprimindo uma letra através da interrupção INT 21 -r ax AX 0041 :200 -r dx DX 0041 :41 -e 100 0B52:0100 CD.cd -e 101 0B52:0101 21.21 -r AX=0200 BX=0000 CX=0000 DX=0041 SP=FFEE BP=0000 SI=0000 DI=0000 DS=0B52 ES=0B52 SS=0B52 CS=0B52 IP=0102 NV UP EI PL NZ NA PO NC 0B52:0102 005300 ADD [BP+DI+00],DL SS:0000=CD

17 Utilizando o DOS -r ip IP 0102 :100 -g 102 A --------------- Caracter que foi impresso pelo DOS AX=0241 BX=0000 CX=0000 DX=0041 SP=FFEE BP=0000 SI=0000 DI=0000 DS=0B52 ES=0B52 SS=0B52 CS=0B52 IP=0102 NV UP EI PL NZ NA PO NC 0B52:0102 005300 ADD [BP+DI+00],DL SS:0000=CD -

18 Utilizando o DEBUG Para salvar um programa feito no debug, seguir os seguintes passos. 1 - Digitar o programa (com a instrução INT 20) 2 - Verificar o tamanho do programa (em bytes) 3 - Dar um nome para o programa 4 - Colocar o tamanho do programa no registrador CX 5 - Zerar o registrador BX 6 - Gravar o arquivo

19 Utilizando o DEBUG Passo 1- Escrever programa que imprime * na tela. -a 0B52:0100 mov ah,02 0B52:0102 mov dl,2A 0B52:0104 int 21 0B52:0106 int 20 0B52:0108 -u 100 0B52:0100 B402 MOV AH,02 0B52:0102 B22A MOV DL,2A 0B52:0104 CD21 INT 21 0B52:0106 CD20 INT 20 Passo 2. O programa possui 8 bytes de tamanho

20 Utilizando o Debug Passo 3 -N imp_letra.com Passo 4/5/6 -N IMPLETRA.COM -r bx BX 0000 :0 -r cx CX 0000 :8 -w Gravando 00008 bytes

21 Utilizando DEBUG IMPRIMINDO UM STRING. A Interrupção INT 21 com o valor 02 no registrador AH imprime um caracter na tela, com o valor 09 no mesmo registrador, a interrupção irá realizar a impressão de uma string (conjunto de caracters) até encontrar o simbolo ´$´ cujo valor decimal ASCII é 24h. Devemos informar para a Interrupção INT 21 qual é o endereço de memória onde inicia a string.

22 Utilizando o DEBUG F:\>debug -e 200 0B52:0200 4F.4f 6C.6c 6F.6f 2C.2c 20.20 44.44 4F.4f 53.53 0B52:0208 69.20 21.61 24.71 69.75 6F.21 5C.24 -a 100 0B52:0100 mov ah,09 0B52:0102 mov dx,0200 0B52:0105 int 21 0B52:0107 int 20 0B52:0109 -g Olo, DOS aqu! O programa terminou de forma normal

23 Utilizando o DEBUG -D 200 0B52:0200 4F 6C 6F 2C 20 44 4F 53-20 61 71 75 21 24 56 43 Olo, DOS aqu!$VC 0B52:0210 39 38 5C 61 74 6C 5C 69-6E 63 6C 75 64 65 3B 43 98\atl\include;C 0B52:0220 3A 5C 41 72 71 75 69 76-6F 73 20 64 65 20 70 72 :\Arquivos de pr 0B52:0230 6F 67 72 61 6D 61 73 5C-4D 69 63 72 6F 73 6F 66 ogramas\Microsof 0B52:0240 74 20 56 69 73 75 61 6C-20 53 74 75 64 69 6F 5C t Visual Studio\ 0B52:0250 56 43 39 38 5C 6D 66 63-5C 69 6E 63 6C 75 64 65 VC98\mfc\include 0B52:0260 3B 43 3A 5C 41 72 71 75-69 76 6F 73 20 64 65 20 ;C:\Arquivos de 0B52:0270 70 72 6F 67 72 61 6D 61-73 5C 4D 69 63 72 6F 73 programas\Micros

24 Execução do Programa Para a execução de um programa são utilizados os registradores de propósito geral e específicos. Registradores de propósito geral: AX, BX, CX, DX Registradores de propósito especifico: CS, DS, IP, ES, SS Durante a execução dos programas, os registradores são alterados a cada execução de instrução. O registrador IP aponta para o endereço da próxima instrução a ser executada

25 CICLO DE UM PROGRAMA

26 PROGRAMAÇÃO

27 MEMÓRIA LÓGICA Durante o processo de compilação as variáveis são transformadas em endereços. Uma tabela de simbolos guarda o endereço de cada variável. Constantes Strings são armazenadas na área de dados do programa. O endereçamento começa sempre no zero. Um contador é incrementado a cada nova variável. O plano de endereçamento utilizado durante a compilação é chamado de endereçamento Lógico.

28 TITLE PROGRAMA MODELO DOSSEG.MODEL SMALL.STACK 100H ;------ Tamanho da Pilha -------.DATA ;--- Definicao de variaveis e constantes HelloMessage DB 'Hello, world',13,10,'$' var DW.CODE ;------ Codigo do programa Main: ;------ Rotina Principal ;-- Inicia Registradores de Dados (DS) e Extra (ES) MOV AX, @DATA MOV DS, AX MOV ES, AX ; ----- Corpo do Programa ----- mov ah,9 ;DOS print string function mov dx,OFFSET HelloMessage ;point to "Hello, world" int 21h ;display "Hello, world" ; ------ Encerramento do Programa ----- FIM: ; call clrscr MOV AX, 4C00h INT 21h

29 PROGRAMA EM DISCO

30 PROGRAMA EM MEMÓRIA RAM


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