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Utilizando o DOS -r ip IP 0102 :100 -g 102 A --------------- Caracter que foi impresso pelo DOS AX=0241 BX=0000 CX=0000 DX=0041 SP=FFEE BP=0000 SI=0000.

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Execução de Programas Partes de um programa: Dados Código (instruções) Um programa necessita estar carregado em memória RAM para ser executado, sendo assim,

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1 Utilizando o DOS -r ip IP 0102 :100 -g 102 A --------------- Caracter que foi impresso pelo DOS AX=0241 BX=0000 CX=0000 DX=0041 SP=FFEE BP=0000 SI=0000 DI=0000 DS=0B52 ES=0B52 SS=0B52 CS=0B52 IP=0102 NV UP EI PL NZ NA PO NC 0B52:0102 005300 ADD [BP+DI+00],DL SS:0000=CD -

2 Utilizando o DEBUG Para salvar um programa feito no debug, seguir os seguintes passos. 1 - Digitar o programa (com a instrução INT 20) 2 - Verificar o tamanho do programa (em bytes) 3 - Dar um nome para o programa 4 - Colocar o tamanho do programa no registrador CX 5 - Zerar o registrador BX 6 - Gravar o arquivo

3 Utilizando o DEBUG Passo 1- Escrever programa que imprime * na tela. -a 0B52:0100 mov ah,02 0B52:0102 mov dl,2A 0B52:0104 int 21 0B52:0106 int 20 0B52:0108 -u 100 0B52:0100 B402 MOV AH,02 0B52:0102 B22A MOV DL,2A 0B52:0104 CD21 INT 21 0B52:0106 CD20 INT 20 Passo 2. O programa possui 8 bytes de tamanho

4 Utilizando o Debug Passo 3 -N imp_letra.com Passo 4/5/6 -N IMPLETRA.COM -r bx BX 0000 :0 -r cx CX 0000 :8 -w Gravando 00008 bytes

5 Utilizando DEBUG IMPRIMINDO UM STRING. A Interrupção INT 21 com o valor 02 no registrador AH imprime um caracter na tela, com o valor 09 no mesmo registrador, a interrupção irá realizar a impressão de uma string (conjunto de caracters) até encontrar o simbolo ´$´ cujo valor decimal ASCII é 24h. Devemos informar para a Interrupção INT 21 qual é o endereço de memória onde inicia a string.

6 Utilizando o DEBUG F:\>debug -e 200 0B52:0200 4F.4f 6C.6c 6F.6f 2C.2c 20.20 44.44 4F.4f 53.53 0B52:0208 69.20 21.61 24.71 69.75 6F.21 5C.24 -a 100 0B52:0100 mov ah,09 0B52:0102 mov dx,0200 0B52:0105 int 21 0B52:0107 int 20 0B52:0109 -g Olo, DOS aqu! O programa terminou de forma normal

7 Utilizando o DEBUG -D 200 0B52:0200 4F 6C 6F 2C 20 44 4F 53-20 61 71 75 21 24 56 43 Olo, DOS aqu!$VC 0B52:0210 39 38 5C 61 74 6C 5C 69-6E 63 6C 75 64 65 3B 43 98\atl\include;C 0B52:0220 3A 5C 41 72 71 75 69 76-6F 73 20 64 65 20 70 72 :\Arquivos de pr 0B52:0230 6F 67 72 61 6D 61 73 5C-4D 69 63 72 6F 73 6F 66 ogramas\Microsof 0B52:0240 74 20 56 69 73 75 61 6C-20 53 74 75 64 69 6F 5C t Visual Studio\ 0B52:0250 56 43 39 38 5C 6D 66 63-5C 69 6E 63 6C 75 64 65 VC98\mfc\include 0B52:0260 3B 43 3A 5C 41 72 71 75-69 76 6F 73 20 64 65 20 ;C:\Arquivos de 0B52:0270 70 72 6F 67 72 61 6D 61-73 5C 4D 69 63 72 6F 73 programas\Micros

8 Execução do Programa Para a execução de um programa são utilizados os registradores de propósito geral e específicos. Registradores de propósito geral: AX, BX, CX, DX Registradores de propósito especifico: CS, DS, IP, ES, SS Durante a execução dos programas, os registradores são alterados a cada execução de instrução. O registrador IP aponta para o endereço da próxima instrução a ser executada

9 CICLO DE UM PROGRAMA

10 PROGRAMAÇÃO

11 MEMÓRIA LÓGICA Durante o processo de compilação as variáveis são transformadas em endereços. Uma tabela de simbolos guarda o endereço de cada variável. Constantes Strings são armazenadas na área de dados do programa. O endereçamento começa sempre no zero. Um contador é incrementado a cada nova variável. O plano de endereçamento utilizado durante a compilação é chamado de endereçamento Lógico.


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