A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 Anelídeos 2° Período AGROVET Unipac – Uberlândia Laurisley Marques de Araújo.

2 Características Gerais
Contrariamente aos filos anteriormente discutidos, os anelídeos (l. annelus = pequeno anel), apresentam o corpo dividido em segmentos ou metâmeros, essencialmente semelhantes entre si e em forma de anel. O primeiro segmento designa-se prostómio e o último pigídeo. 

3 Habitat TERRESTRES OU AQUATICOS Os anelídeos podem ser terrestres (solo úmido) como as minhocas, marinhos como os vermes poliquetas, que podem ser encontrados junto das praias ou em águas profundas, ou de água doce, como as sanguessugas. Podem, ainda, ser de vida livre, comensais de outros animais aquáticos ou ecto e endoparasitas. 

4 Tamanho Alguns dos menores representantes deste filo medem menos de 1 mm de comprimento mas as minhocas gigantes do Brasil e Austrália medem 2 m de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. Igualmente gigantescos são alguns vermes poliquetas com 3 m de comprimento e algumas sanguessugas com 20 cm.  

5 Modo de vida Livre (minhocas e Poliquetas) Ectoparasitas (Hirudíneos – Sanguessuga)

6 Revestimento Os anelídeos terrestres apresentam uma epiderme com células sensoriais, coberta por uma cutícula fina e transparente, que os protegem da dessecação. Existem igualmente glândulas mucosas que ajudam a manter a superfície umedecida, fundamental para a respiração cutânea. Por este motivo a epiderme é muito vascularizada. 

7 Sistema Nervoso O sistema nervoso é constituido por uma cadeia nervosa ganglionar e ventral formada por um anel nervoso anterior e um par de gânglios nervosos para cada segmento do corpo.

8 Sistema Digestivo O tubo digestivo dos anelídeos é completo: iniciado pela boca; depois a faringe, que se comunica com o esôfago; depois o intestino terminal que é geralmente curto. Em geral o Sistema digestivo possui apenas duas aberturas, a Boca e o ânus. No intestino, encontra-se a TIFLOSSOLE cuja principal função é aumentar a área de absorção de alimentos.

9 Sistema Circulatorio O sistema circulatorio é fechado, com vasos sanguíneos longitudinais possuindo ramos laterais em cada segmento. Plasma sanguíneo geralmente com hemoglobina dissolvida. Essas características torna o sistema circulatório mais complexo.

10 Sistema Excretor O sistema excretor é constituido por METANEFRÍDEOS, distribuidos aos pares em cada segmento. Sistema Respiratorio Cutânea Branquial As brânquias são órgãos de forma variavel, servindo para retirar o oxigênio e eliminar o gás carbônico nos anelídeos de vida aquatica; nos de vida terrestre as trocas gasosas ocorrem diretamente através da pele.

11

12

13

14 Classificação dos Anelídeos
OLIGOQUETAS Possui poucas cerdas; Habitat: Em geral são Terrestre e dulcíolas; mas existe espécies que são parasitas, existindo também espécies aquaticas Hermafroditas (com fecundação externa e cruzada. Não existe estágio larval.

15 A locomoção dos Oligoquetas se dá por movimentos peristálticos (Contração de musculos circulares na região anterior, o que alonga o corpo, empurrando a região para frente (“estica e puxa”) Pigídio Cerdas Prostômio Clitelo

16 Habito alimentar A maioria são saprófagos (alimentam de material orgânico em decomposição) Minhoca d’ água.

17 Reprodução Hermafroditas

18 POLIQUETAS Várias cerdas; Marinhos; dióicos (sexo separado). Com
fecundação externa e desenvolvimento indireto, possuindo larvas trocóforas).

19 Ausência de clitelo. Maioria das espécies são predadores. Possui mandíbolas ou dentes Habitat: Marinho, vivem em fendas de rochas, corais ou em conchas abandonadas; escavam o lodo ou a areia. Possui Parapódios – estrutura ciliada Exemplos: Nereis (minhoca-de-praia) Palolo.

20 AQUETAS OU HIRUDÍNEOS Ausencia de cerdas; vivem em ambientes terrestres ou aquaticos, hermafroditas com desenvolvimento direto, fecundação externa e cruzada.

21 Possuem ventosas e pequenos dentes.
Produz substância anticoagulante. São ectoparasitas. Presença de clitelo (produzido apenas no período do acasalamento) Nutrição: Predadoras ativas ou saprófagas. Respiração: Cutânea Exemplo: Sanguessuga

22 Oligoqueta

23 Poliqueta

24 Aquetas ou Hirudíneos

25 E ai, alguma dúvida?

26 Pra finalizar... Bom final de semana... Laurisley Marques de Araújo.

27 FIM

28


Carregar ppt "Características Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google