A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Helder Anibal Hermini. Generalidades e Conceitos Introdução P artindo do princípio que pressão pode ser transformada em força, se a deixarmos atuar em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Helder Anibal Hermini. Generalidades e Conceitos Introdução P artindo do princípio que pressão pode ser transformada em força, se a deixarmos atuar em."— Transcrição da apresentação:

1 Helder Anibal Hermini

2 Generalidades e Conceitos Introdução P artindo do princípio que pressão pode ser transformada em força, se a deixarmos atuar em uma área conhecida, os métodos básicos de medição de força e pressão são relativamente os mesmos, exceto em regiões de alto vácuo, onde há a necessidade de implementação de métodos especiais.

3 Generalidades e Conceitos Tipos de Pressão Pressão Atmosférica É a pressão exercida pelo peso da camada de ar existente na atmosfera terrestre. A pressão atmosférica é medida em um barômetro.

4 Generalidades e Conceitos Tipos de Pressão Pressão relativa ou manométrica É a pressão medida tomando-se como referência a pressão atmosférica local, ou seja, o elemento sensor mede a diferença entre a pressão desconhecida e a pressão atmosférica local.

5 Generalidades e Conceitos Tipos de Pressão Pressão absoluta É a pressão medida acima do vácuo absoluto, isto é, a soma da pressão atmosférica mais a pressão relativa.

6 Generalidades e Conceitos Tipos de Pressão Pressão diferencial Quando um sensor mede a diferença entre duas pressões desconhecidas, sendo nenhuma delas a pressão atmosférica, então essa pressão é conhecida como pressão diferencial. Essa diferença de pressão normalmente é utilizada para medir vazão, nível, pressão, etc.

7 Generalidades e Conceitos Escalas para a Medição de Pressão A s escalas mais comuns são: I.Pressão relativa; II.Pressão absoluta; III.Escalas de Vácuo.

8 Existem três tipos de sensores de pressão que são os transdutores utilizados nos instrumentos de pressão: Medidores de coluna líquida Medidores por deformação elástica Medidores eletro-eletrônicos Sensores de Pressão Generalidades e Conceitos

9 Dois instrumentos são mais usados para medir a pressão atmosférica usualmente: Barômetro de mercúrio Barômetro Aneroid (sem fluido) Medição da Pressão Atmosférica Generalidades e Conceitos

10 O barômetro de mercúrio foi inventado em 1643 por TORRICELLI, e funciona porque o ar tem peso. TORRICELLI observou que se a abertura de um tubo de vidro fosse enchida com mercúrio, a pressão atmosférica iria afetar o peso da coluna de mercúrio no tubo. Medição da Pressão Atmosférica Barômetro de Mercúrio

11 Quanto maior a pressão do ar, mais comprida fica a coluna de mercúrio. Assim, a pressão pode ser calculada, multiplicando-se o peso da coluna de mercúrio pela densidade do mercúrio e pela aceleração da gravidade. Medição da Pressão Atmosférica Barômetro de Mercúrio

12 Iluminação Temperatura – Para manter a imprecisão dentro de uma faixa de 0,001% (0,003 pol.Hg) a temperatura do mercúrio deve ser mantida dentro de uma faixa de +/- 1 o F Alinhamento vertical do barômetro Medição da Pressão Atmosférica Fatores de imprecisão de leitura em barômetros de mercúrio

13 Efeitos capilares – A qualidade do barômetro é função do diâmetro do tubo utilizado. Efeito de elevação – Um barômetro lido a uma elevação diferente do local onde foi testado dever ser corrigido. Medição da Pressão Atmosférica Fatores de imprecisão de leitura em barômetros de mercúrio

14 Medição da Pressão Atmosférica Barômetro Aneroid A maioria dos barômetros são aneróides (funcionam sem líquido). Eles consistem em uma pequena caixa de metal, fechada a vácuo. Um lado é fixo e o outro é ligado a uma forte mola que evita que a caixa se abra. O lado móvel se expande se a pressão do ar diminui e se comprime se a pressão do ar aumenta. A posição do lado móvel é indicada por um ponteiro.

15 Medidores de Pressão Mecânicos Medidores de pressão mecânicos utilizam a deformação de um elemento elástico para indicar o valor da pressão aplicada sobre ele. Estes medidores podem ser divididos em três categorias: Tubos de Bourdon, Diafragmas Metálicos Foles

16 Medidores de Bourdon O tubo de Bourdon é formado por um tubo oval que tende a ficar circular com a aplicação de uma pressão interna. O tubo de Bourdon pode ser curvado em várias formas constituindo o elemento sensor de diversos medidores. Existem configurações na forma de C, helicoidal, espiral e torcida. O medidor de tubo helicoidal que possui a uma vantagem principal sobre a configuração C, ele pode indicar o maior movimento sem o uso de engrenagens.

17 Medidores de Bourdon

18 O medidor tipo tubo de Bourdon é universalmente utilizado na faixa de psi até psi. A faixa baixa depende da capacidade do tubo acionar o ponteiro. Sua precisão depende do processo de fabricação chegando 0,1% ou 0,5% da escala. Alguns desses medidores são ainda incrementados com compensadores térmicos, normalmente uma barra bimetálica integrada ao sistema do ponteiro para minimizar o erro.

19 Manômetro de Pressão Diferencial Este tipo construtivo, é adequado para medir a diferença de pressão entre dois pontos quaisquer do processo. É composto de dois tubos de Bourdon dispostos em oposição e interligados por articulações mecânicas.

20 São manômetros com dois Bourdons e mecanismos independentes e utilizados para medir duas pressões distintas, porém com mesma faixa de trabalho. A vantagem deste tipo está no fato de se utilizar uma única caixa e um único mostrador. Manômetro Duplo

21 Manômetro com Selagem Líquida Em processos industriais que manipulam fluidos corrosivos, viscosos, tóxicos, sujeitos à alta temperatura e/ou radioativos, a medição de pressão com manômetro tipo elástico se torna impraticável pois o Bourdon não é adequado para essa aplicação, seja em função dos efeitos da deformação proveniente da temperatura, seja pela dificuldade de escoamento de fluidos viscosos ou seja pelo ataque químico de fluidos corrosivos.

22 Manômetro com Selagem Líquida Nesse caso, a solução é recorrer a utilização de algum tipo de isolação para impedir o contato direto do fluido do processo com o Bourdon.

23 Existem basicamente dois tipos de isolação utilizada: Manômetro com Selagem Líquida Isolação com selagem líquida - Utiliza um fluido líquido inerte em contato com o Bourdon e que não se mistura com o fluido do processo. Nesse caso é usado um pote de selagem.

24 Isolação com selagem líquida e diafragma como selo - O fluido de selagem mais utilizado nesse caso é a glicerina, por ser inerte a quase todos os fluidos. Este método é o mais utilizado e já é fornecido pelos fabricantes quando solicitados. Manômetro com Selagem Líquida

25 Manômetro com Sensor Tipo Diafragma O Manômetro com sensor tipo Diafragma é um disco circular utilizado para medir pressões geralmente de pequenas amplitudes.

26 Manômetro com Sensor Tipo Diafragma O Manômetro com sensor tipo Diafragma é composto por uma membrana fina de material elástico, metálico ou não. Neste manômetro, uma membrana fica sempre oposta a uma mola. Ao aplicar-se uma pressão no diafragma haverá um deslocamento do mesmo até um ponto onde a força da mola se equilibrará com a força elástica do diafragma. Este deslocamento resultante é transmitido a um sistema com indicação (ponteiro) que mostra a medição efetuada.

27 Os diafragmas metálicos são usados para medição de pressão relativamente baixas. O diafragma pode ser plano (disco circular plano) ou pode ser corrugado. Manômetro com Sensor Tipo Diafragma

28 Os diafragmas mais corrugados são geralmente usados em diâmetros maiores produzindo assim uma maior deflexão linear para baixa pressão. Entretanto com maiores dimensões e baixa pressão, a resposta dinâmica é pobre e o diafragma corrugado então é usado para medidas de pressão estáticas. Manômetro com Sensor Tipo Diafragma

29 Manômetro de Diafragma tipo Cápsula Um tipo de barômetro Aneroid é composto a partir de dois diafragmas corrugados com seus perímetros soldados na forma de uma cápsula evacuada mecanicamente, conectada a um ponteiro e uma escala. Várias cápsulas montadas em série resultam em um deslocamento suficiente para acionar o ponteiro e o sistema de engrenagem. Estes manômetros são geralmente usados para medição a baixa pressão em vácuo. O movimento do diafragma composto é transferido por um sistema mecânico para uma escala.

30 Manômetro tipo fole Fole é um dispositivo que possui ruga no círculo exterior que tem a possibilidade de expandir-se e contrair-se em função de pressões aplicadas no sentido do eixo. Como a resistência à pressão é limitada, é usado para baixa pressão.

31 Manômetro Padrão Os manômetros utilizados como padrão devem ter precisão superior em relação aos manômetros que serão calibrados. De acordo com as normas de medição, obriga-se a utilizar instrumentos padrões que foram aprovados em inspeção. Dois tipos de manômetros foram aprovados como padrão: Manômetro tipo coluna, e Manômetro tipo peso morto (peso estático).

32 Medidor de Peso Morto (Calibrador de Barômetros e Manômetros)

33 Medidor de Peso Morto (Calibrador de Barômetros e Manômetros) Medidores de Peso Morto são usados principalmente como padrões para calibração de outros medidores menos precisos ou transdutores. O instrumento a ser calibrado é ligado a uma câmara cheia de fluído cuja pressão pode ser ajustada por meio de algum tipo de bomba ou válvula de sangria. Esta câmara também é ligada por um cilindro-pistão vertical ao quais vários pesos padrões podem ser aplicados.

34 Medidor de Peso Morto (Calibrador de Barômetros e Manômetros) No interior da câmara, a pressão cresce lentamente até que o pistão com o peso "flutue" e, neste momento a medida do instrumento deve ser igual ao peso suportado pelo pistão dividido por sua área.

35 Manômetro Tipo Coluna Líquida A capacidade máxima de pressão que se pode medir com este tipo de manômetro é 2,2 kgf/cm 2 e sua tolerância é de 1/400 do valor da pressão máxima.


Carregar ppt "Helder Anibal Hermini. Generalidades e Conceitos Introdução P artindo do princípio que pressão pode ser transformada em força, se a deixarmos atuar em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google