A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pr. Davi Oliveira Boa Sorte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pr. Davi Oliveira Boa Sorte"— Transcrição da apresentação:

1 Pr. Davi Oliveira Boa Sorte
VENÇA A DEPRESSÃO!

2 TEXTO BÍBLICO Salmo 23.5 “Preparas uma mesa perante mim na presença de meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda”.

3 DEPRESSÃO Das descrições abaixo, qual destas exprime melhor como você está se sentindo emocionalmente? Como um relógio com a pilha fraca: quase parando Como uma laranja exprimida: somente o bagaço Como um animal de carga: cansado, sem forças Como a praia: nem ao mar, nem à terra, razoável Como um pássaro a voar: de bem com a vida, exultante

4 DEPRESSÃO A melancolia, a qual chamamos de desânimo ou depressão, é um estado emocional e psicológico, muito falado e temido em nossos dias. Atinge a todos, inclusive os crentes, provocando tristeza, apatia, fadiga, insônia etc. O Bom Pastor, o nosso Médico, aquele que restaura o nosso ser, surpreende-nos com Sua hospitalidade. Deus preparou um grande banquete. Ele alimenta, provê, guia e protege.

5 TIPOS DE DEPRESSÃO TIPO REATIVA Diante de perdas. Pessoas introvertidas, inseguras e muito sensíveis. MANÍACO-DEPRESSIVA OU BIPOLAR Essa ambivalência gera grandes depressões. POR ESGOTAMENTO Atinge executivos e adolescentes. Competitividade. NAS PESSOAS MAIORES DE 50 ANOS O que fez na vida, o que conseguiu e o que não conseguiu. POR ERROS OU CULPAS NÃO RESOLVIDAS Erros que nunca foram perdoados.

6 SALMO 23.5 Pensando nos problemas da vida, nas lutas, aflições e na depressão; Que cenas são descritas pelo salmista como elementos de superação?

7 CAUSAS DA DEPRESSÃO FATORES AMBIENTAIS E PSICOLÓGICOS Infância, status, rejeição, pensamentos negativos, senso de culpa etc. FATORES GENÉTICOS E FISIOLÓGICOS Distúrbios hormonais, hiperglicemia, insônia, pressão alterada, alimentação inadequada etc. FATORES DA VIDA E CIRCUNSTÂNCIAS Tensões, perdas, morte de queridos, problemas, pressões pela sobrevivência etc.

8 PRELAVÊNCIA A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que 20% da população mundial sofre de depressão. O quarto lugar em causas de mortalidade no mundo é ocupado por suicídios e a maioria dos suicidas são depressivos. Somente na América Latina, existem duzentos milhões de depressivos.

9 SINTOMAS DE DEPRESSÃO Apatia Tristeza Desânimo Isolamento Autocrítica
Baixa autoestima Agressividade Impulsividade A vida perde a graça, o brilho e o sabor.

10 EXEMPLOS BÍBLICOS JÓ – “Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela? (Jó 3.11); MOISÉS – “Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos”. (Nm 11.15). DAVI – “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? (Sl 42.5). JONAS – “Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver”. (Jn 4.3). ELIAS – “Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais”. (1 Rs 19.4). JESUS – “A minha alma está profundamente triste até à morte”. (Mt 26.38).

11 O CUIDADO DE DEUS Como a certeza de que Deus tem um banquete preparado para seus filhos pode ajudar a superar a depressão? Qual o papel da fé e da esperança na luta contra a depressão? Salmo 42.3,5

12 CONSELHOS CONTRA A DEPRESSÃO
Apegue-se a Deus! (Salmo 42.5) Compartilhe com os amigos! (Provérbios 17.17). Seja agradecido! (I Tessalonicenses 5.18). Cante louvores! (Salmo ). Encontre alegria e paz! (Romanos 15.13).

13 CONCLUSÃO O nosso Bom Pastor é apresentado como um bondoso hospedeiro. E graças a sua abundante generosidade, o nosso cálice transborda. Nele podemos superar as desventuras da vida e a depressão. “Tu me farás ver os caminhos da vida; na Tua presença há plenitude de alegria; na Tua destra delícias perpetuamente”. Salmo 16.11

14 Davi Oliveira Boa Sorte
CONCLUSÃO No próximo estudo abordaremos o tema: VENÇA A SOLIDÃO! Não perca!!! Davi Oliveira Boa Sorte Psicólogo Clínico CRP-03/IP8095


Carregar ppt "Pr. Davi Oliveira Boa Sorte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google