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A divulgação científica e a tecnociência na contemporaneidade Yurij Castelfranchi Laboratorio de Estudos Avançados de Jornalismo (LabJor - UNICAMP) Escola.

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Apresentação em tema: "A divulgação científica e a tecnociência na contemporaneidade Yurij Castelfranchi Laboratorio de Estudos Avançados de Jornalismo (LabJor - UNICAMP) Escola."— Transcrição da apresentação:

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2 A divulgação científica e a tecnociência na contemporaneidade Yurij Castelfranchi Laboratorio de Estudos Avançados de Jornalismo (LabJor - UNICAMP) Escola Internacional Superior de Estudos Avançados (International School for Advanced Studies SISSA/ISAS - Trieste – Itália)

3 1930: William Laurence (New York Times) …Verdadeiros descendentes de Prometeu, os escritores de ciência deveriam pegar o fogo do Olimpo científico dos laboratórios e das universidades e traze-lo lá, em baixo, para o povo…

4 Modelo Prometeu

5 Ciência Público O modelo top-down da divulgação da ciência Nível de conhecimento, alfabetização comunicação Divulgação como tradução, transmissão. Público como homogêneo, passivo, vitima de um déficit cognitivo/cultural perda de informação

6 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 É assim? Um espelho sujo? Texto de CC Redação Ciência

7 traiettoria cognitiva livello intraspecialistico livello interspecialistico livello pedagogico livello popolare

8 Grado di consolidamento della conoscenza scientifica - + livello intraspecialistico livello pedagogico livello popolare livello interspecialistico = percorso canonico = percorso alternativo

9 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 A ciência no Sec. XX de acordo com J. Ziman Academic Science Universities and Academies Pure Science Knowledge for its own sake Industrial Science Research Laboratories Technoscience Knowledge for use

10 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Academic science as a mode of knowledge production (Mode 1) A world-wide social institution producing reliable public knowledge by communal criticism and selection from the published contributions of autonomous researchers.

11 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Michael Faraday na Royal Institution: História Química de uma Vela

12 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006

13 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Sociedade Ciência aplicada Ciência pura (?) Imaginário coletivo Práticas cotidianas Metáforas Arte, literatura Indústria Economia

14 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio Alteridade do cientista As crianças imaginam cientista alienígena, asteróide, marciano, com muitos braços, etc.

15 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio De cabelos malucos...

16 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio Conotações mágicas do conhecimento Faz uma poção para as flores levantar a corola a cientista Genny faz as poções

17 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Apanha ratos no esgoto e os transforma em exércitos 3. Ciência como poder

18 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Resultado: distância Muitos entram num museu como se entrassem num templo Como recuperar/fortalecer a sensação de ser cidadão num mundo científico-tecnológico? [Imersão] [Interação] [Debate] [hands-on, minds-on, hearts-on]

19 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Paleontologia do imaginário científico: os sedimentos míticos Fruto proibido e Ulisses, Aprendiz de feiticeiro e Golem, Prometeu e Frankenstein: a) conhecimento é violação b) conhecimento é poder c) conhecimento é controle e transformação

20 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 …research cultures are changing… Post-Academic InstrumentalPre-instrumentalNon-instrumental Government Labs Research Councils Foundations Universities Academic Pure Mode 1 Mode 2 Post-industrial Strategic Applied Industries Industrial Basic

21 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Fritz Haber ( ) Ladies & Gentlemen, The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to confer the Nobel Prize in Chemistry for 1918 upon the Director of the Kaiser Wilhelm Institute at Dahlen […], Professor Dr. Fritz Haber, for his method of synthesizing ammonia from its elements, nitrogen and hydrogen […] You were the first […] to create an exceedingly important means of improving the standards of agriculture and the well-being of mankind. We congratulate you on this triumph in the service of your country and the whole of humanity...

22 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 In no future war will the military be able to ignore poison gas. It is a higher form of killing...

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27 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Saturno V tem o mesmo papai dos mísseis V2 Wernher von Braun Deis bilhões de dólares colaboradores

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32 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Manhattan Project 20 bilhões de dólares pessoas. E cidades, industrias...

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35 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 About one hour after the bombing on 6 August 1945.

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38 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 No Brasil: aprox de 58% público 42% empresas

39 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Basic principles of industrial research P roprietary L ocal A uthoritarian C ommitted E xpert

40 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 The PLACE formula has no ethical terms Technoscience operates in contexts of application. It is involved in the moral dilemmas of ordinary life. Industrial scientists continually meet ethical issues.

41 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Technoscience is accountable In Mode 2 social, ethical, political, economical implications are regarded as too important to be left in the hands of the scientists. Post-academic science cannot exclude ethics

42 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 The ethical context of post- academic science Much post-academic science is contract research on technological problems with direct ethical implications. The social impact typically required of post-academic research projects involves complex ethical considerations. Even very basic" research is often sponsored for its possible role in ethically sensitive areas of human need – e.g. AIDS.

43 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 É assim? Um espelho sujo? Texto de CC Redação Ciência

44 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Ou é assim? Redação Ciência Texto de CC Duas mensagens diferentes, com retórica, conteúdo, linguagem, objetivos diferentes

45 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Do PUS ao PEST Two-way dialogue, debate Engagement P ublic U nderstanding of S cience P ublic E ngagement in S cience & T echnology

46 Cultura humanística Leis Equação Poesia Cosmologia Teologia Química Literatura Cálculo infinitesimal Sociologia Biologia molecular Geologia Música Filosofia Antropologia cultural Geometria diferencial Artes visuais Ciências duras As duas culturas

47 Cultura humanística Leis Equação Poesia Cosmologia Teologia Química Literatura Cálculo infinitesimal Sociologia Biologia molecular Geologia Filosofia Antropologia cultural Geometria diferencial Artes visuais Ciências duras Duas culturas? Música

48 O cientista pode nos intimidar... … Ou parecer engraçado,, extravagante, divertido… Nos dois casos aparece como figura não comum. A ciência aparece externa, transcendente à sociedade

49 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006

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53 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 …research cultures are changing… Post-Academic InstrumentalPre-instrumentalNon-instrumental Government Labs Research Councils Foundations Universities Academic Pure Mode 1 Mode 2 Post-industrial Strategic Applied Industries Industrial Basic

54 Y. CastelfranchiForum Unicamp Maio 2006 Features of academic science C ommunalpublish or perish Universal open to the talents Disinterestedtenure Original discovery Sceptical peer review Specializeddisciplinarity Competitiveindividualism


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