Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
FILO PLATHYELMINTHES: Vermes Achatados
2
C arcterísticas gerais
Possuem forma achatada, Podem ser de vida livre ou parasitária, Monóico (hermafrodita) ou dióico (sexo separado), Simetria bilateral.
3
Características gerais:
Triblásticos: ectoderme, mesoderme e endoderme Acelomados: não apresentando a cavidade geral do corpo (celoma)
4
Características gerais:
O Sistema digestório da maioria dos platelmintes é incompleto (sem ânus). - Classe Cestoda (tênia): sistema digestório não existe, a absorção dos nutrientes ocorre pelo tegumento. Classe Turbelários (planárias) eversão da faringe pela boca (faringe protráctil) para captura do alimento, a distribuição dos nutrientes ocorre através de inúmeras ramificações dos intestinos. Não apresentam sistema Respiratório e circulatório.
5
Caraterístcas: Excreção
1° animais a apresentarem o sistema excretor Sistema bastante primitivo, Formado por células – flamas ou solenócitos. Remoção do excesso de água e os resíduos nitrogenados (amônia) do metabolismo.
6
Sistema Nervoso Sistema nervoso é mais evoluído do que os Cnidários.
Conjunto de células que formam os gânglios cereboides
7
Reprodução: Sexuada e Assexuada
Sexuada: garante uma maior variabilidade genética à espécie. Assexuada: pelo processo de laceração, que consiste em uma fissão transversal do corpo. Em seguida cada extremidade se regenera, formando dois novos indivíduos.
8
Regeneração Apresentam grande capacidade de se regenerar
9
Classificação dos Platelmintes
Turbellaria: turbelarios Trematodo: trematoides Cestoda: cestodeos
10
Turbellaria : planárias
São de vida livre (não são parasitas), Ambientes aquáticos (marinho ou dulcícolas), Se locomovem através de cílios, Possui probócide ou faringe proctátil São hermafroditas. Desenvolvimento direto
12
Trematoda: Schistossoma mansoni.
São parasitas (animais vertebrados), Possuem revestimento NÃO cilíados, Apresentam ventosas para a fixação ao hospedeiro, Corpo recoberto por cutícula, Podem ser monóica ou dióica Possui fase larval.
13
Cestoda: tênias ou solitaria
São parasitas, São finos e compridos (10mt) Apresentam 4 ventosas na cabeça, que auxiliam na fixação ao hospedeiros (intestino delgado) Não apresentam sistema digestório, os nutrientes são absorvidos pelo tegumento São monóicas, fase larval.
15
Verminoses:Esquistossomose - Barriga-d´água
Schistossoma mansoni, infecta cerca de 200 milhões de pessoas em todo mundo São encontrada principalmente no Oriente Médio, África e América do Sul, No Brasil o maior n° de casos ocorre entre Maranhão e Minas Gerais
16
Ano: 2002
17
Ciclo de vida : Esquistossomose
18
Caramujos – Hospedeiro intermediário
Biomphalaria glabrata Biomphalaria tenagophila Biomphalaria straminea
19
Patologias Diarréia, Dor abdominal, crises hemorrágicas,
destruição das células hepáticas, Aumento do baço, Aumento do volume abdominal, Podem levar em casos graves à cirrose hepática
20
Profilaxias: prevenção
Saneamento básico, Evitar contato com a água de locais suspeitos e contaminados com os caramujos portadores das formas larvais dos esquistossomos, Evitar que as fezes sejam depositadas no solo, usar instalações sanitárias adequadas. Não andar sem sapatos ou chinelos Tratamento do doente.
21
Verminose -Teníase: solitárias
Taenias solium (porco) e Taenia saginata (boi) Debilitam o hospedeiro, pois absorve todos os nutrientes essências a manutenção do metabolismo Podem atingir até 10 metros de comprimento. Casos de teniase é mais comum na região sul do país.
22
Verminoses: Cisticercose Humana
Taenia solium, consumo da carne de porco. É adquirida através da ingestão de ovos da Taenia solium encontrados em água e alimentos contaminados Os ovos eclodem e as larvas podem migrar para o cérebro de seu hospedeiro Patologia: dores de cabeça, sintomas semelhantes a epilepsia, cegueira entre outros. Profilaxia: tratamento da água, lavar e cozinhar bem os alimentos a serem consumidos, não ingerir carnes cruas ou mal passada.
23
T. Saginata T. solium
24
Ciclo de vida
25
Patologia: Alteração de apetite, Cólicas intestinais, Nauseas,
Vomitos, Diarreias, Mal- estar cansaço e insônia.
26
Profilaxia Evitar a ingestão de carnes (bovina, suína) contaminadas,
Consumir somente carne bem assada, Saneamento básico Evitar contaminação do solo e da água por fezes humanas Tratamento do doente.
27
Obrigada pela atenção!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.