A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 1 Planejamento na formação do professor Pode ser caracterizado pela metamorfose da borboleta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 1 Planejamento na formação do professor Pode ser caracterizado pela metamorfose da borboleta."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 1 Planejamento na formação do professor Pode ser caracterizado pela metamorfose da borboleta

2 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 2

3 3 Prefacio Estou a quase 24 horas com um novo questionamento: como iniciar este novo trabalho de tal forma que sensibilize toda a comunidade a construir uma nova educação? Parecia mais um dos questionamentos que eu não tinha uma resposta. Da mesma forma que isto me angustiava, também me deixava sensível a encontrar a resposta no meu dia-a- dia. Foi com esta certeza que entrei no auditorio 01 da FAAP para assistir a representação: Em cena: 8 olhares sobre a vida. A medida que a peá desenrolava-se me desprendi do questionamento e comecei a me envolver com a sua representação. No final da peça senti orgulho de ser pai de um dos atores: o Vandré. Mas eis que alguém me lança um novo questionamento:

4 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 4 Como fazer o Vandré se dedicar a escola da mesma maneira que se dedica a capoeira? Mais um questionamento que de princípio eu não tinha resposta, mas que deseja obter, tanto como pai, como educador que sonha com uma educação mais eficiente, sonho este antigo com início em 1961 com o conto: MINHA CASA. Quando tinha 8 anos fui desafiado pela professor a descrever diante de meus companheiros de classe como era a minha casa. Bom para entrar em minha casa é condição necessária se ter asas, já que a única entrada era por uma grande janela no primeiro andar que encontrava-se em frente a rua. A saída, por outro lado, era por uma porta comum. Tínhamos també uma mesa mágica. Nesta altura da minha exposição saí da sala acompanhando minha orelha direita que encontrava-se entre os dedos de minha professora Francisca, a qual repetia: repita isto agora para a Diretora. Coloquei a minha orelha no lugar, me arrumei um pouco e satisfiz o seu pedido:

5 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 5 Bom para entrar em minha casa é requisito indispensável se ter asas... Tanto ela (diretora) gostou que tive que repetir a história para a psicopedagoga, ao conselho escolae e até para um professor que por ali passava. E todos concordaram que deveriam me acompanhar até minha casa com a intenção de conhecê-la e ademais por que queriam falar não sei o que com os meus pais. Lá chegando os pobres tiveram que se contentar com um diálogo aos gritos, porque para entrar em minha casa é preciso ter asas e pelo visto, nenhum deles as tinham. Espero com este trabalho facilitar a criação das suas asas, que deve fazê-los fazer parte de uma comunidade, a qual será uma das responsáveis pela construção de uma nova educação. Além disto, plajeando o bom e velho Raul Seixas: Sonho que se sonha junto não é sonho, é realidade. Raimundo (Alemão) Ferreira Ignácio

6 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 6

7 7

8 8 Utopia ou realidade? Utopia ou realidade? Emoções ou decepções? Emoções ou decepções? Traições ou lealdade? Traições ou lealdade? Liberdade ou opressões? Liberdade ou opressões? Em meio a tantas dúvidas Em meio a tantas dúvidas Pessoas consideradas lúcidas Pessoas consideradas lúcidas unem-se através de um ato unem-se através de um ato que não ficará no anonimato. que não ficará no anonimato. Surge um ente amado Surge um ente amado armado de esperança armado de esperança podendo ser sufocado podendo ser sufocado por tanta confiança. por tanta confiança. Os dias passam Os dias passam e à criança embalam. e à criança embalam. Braços aberto para a vida Braços aberto para a vida em seu caminho só de ida. em seu caminho só de ida. Os dias passam Os dias passam e ao jovem encantam. e ao jovem encantam. Em seu passo firme Em seu passo firme sente-se sempre livre. sente-se sempre livre. Os dias passam Os dias passam e ao homem decepcionam. e ao homem decepcionam. Espinhos ferem sua pele Espinhos ferem sua pele exausto ele não os repele. exausto ele não os repele. Os dias passam Os dias passam e ao velho desencantam. e ao velho desencantam. Trava a última batalha Trava a última batalha e, finalmente falha. e, finalmente falha. O amanhã não mais terá O amanhã não mais terá O ontem jamais esquecerá O ontem jamais esquecerá O hoje certeza de nada ser O hoje certeza de nada ser Os dias passam sem se deter. Os dias passam sem se deter.

9 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 9 Se alguém pensa que vou aceitar esta triste sina, está muito enganado!!!

10 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 10 Na vida Na vida já morri muitas vezes já morri muitas vezes mas jamais mas jamais comedi suicídio comedi suicídio Na vida Na vida quero é ser livre quero é ser livre para amar para amar e criar e criar Onde poderei Onde poderei criar amando criar amando e amar e amar criativamente criativamente

11 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 11 Certezas Não existe nenhum ser humano que não deseje obter qualidade, seja através de uma melhoria de vida, seja através de uma melhoria profissional. Todo ser humano deseja obter sucesso em suas atividades.

12 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 12 Por que, então, conviver com um processo de ensino- aprendizado tão ineficiente, onde observamos uma grande evasão, um índice elevado de reprovação e uma desmotivação coletiva? Portanto...

13 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 13

14 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 14 Mudanças Será que realmente são necessárias?

15 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 15 Eu não tenho todas respostas, porém tenho inúmeros questionamentos, que acabam motivando-me na busca da excelência, onde procuro a cada novo dia ser um pouco melhor.

16 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 16 Questionamentos: Será que existem problemas entre professor e aluno? Por que? Como o aluno se sente? Será que isto interfere no aprendizado do aluno? – (vídeo - The Wall)

17 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 17 Questionamentos:(cont.) Será que o amadorismo pode agravar esta situação? Como o professor se sente? Os problemas sociais influenciam? Quais as opções geradas daí para o professor? –(vídeos - Mentes perigosas e Bill Rego)

18 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 18 Questionamentos:(cont.) O rigor (disciplina), a tradição às regras são suficientes para motivar os alunos? Textos, com sua lógica, são suficientes para motivar os alunos? O aluno que anota tudo é aquele que tudo aprende? –(vídeo - Sociedade dos poetas mortos)

19 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 19 Questionamentos:(cont.) Todos professores realmente desejam lecionar? Todos os professores encontram-se preparados? Motivados? O professor sempre deseja continuar sendo professor? No Brasil, o professor tem tempo livre? –(vídeo - Um adorável professor)

20 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 20 Reflexões: Diante dos questionamentos anteriores e das reflexões, oriundas pelos vídeos mencionados, como você se sente diante destas realidades? Elas fazem parte de seu dia-a-dia? O que deveria existir para solucionar estes problemas? Partindo, não das condições ideais, mas da realidade da educação hoje no Brasil, o que podemos fazer para alterar este quadro?

21 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 21 Atividade: Diante das reflexões anteriores, crie uma apresentação, não tradicional das mesmas (música, slogan, jogral, jornal, peça teatral,...), de no máximo 5 minutos.

22 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 22 O.k.! Estou até convencido da necessidade das mudanças O.k.! Estou até convencido da necessidade das mudanças. Mas por onde começar?

23 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 23 Por que não pela forma de escrever? O mindmapping apresenta as idéias centrais, porém não de uma forma pronta e acabada, o que possibilita a cada um criar seu próprio contexto.

24 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 24 Conclusão A decisão de apresentar a escrita pelo mindmapping já justifica um planejamento no mínimo diferente, mas para aqueles que ainda estão a se perguntar: por que planejar?

25 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 25

26 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 26 A intuição é uma habilidade extraordinária Mas será que sempre, podemos contar com ela? Neste intuito, iremos realizar uma atividade, que além de mostrar a utilização de símbolos e metáfora para uma comunicação eficiente, nos auxiliará a responder a questão anterior.

27 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 27

28 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 28 Planejamento na busca da Qualidade Através do vídeo - os primeiros passos da qualidade, além de reforçar a necessidade do planejamento, introduzimos um dos conceitos básicos da sua implantação, que é o conceito do PDCA P CD A

29 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 29

30 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 30 O planejamento é o primeiro passo do PDCA Na sua elaboração devemos considerar os seguintes novos questionamentos: –Por que não existe a participação dos alunos na elaboração do planejamento? –Será que esta participação influenciaria, tanto na relação aluno-professor como no comprometimento do aluno no processo?

31 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 31 Facilitando a obtenção das respostas para os questionamentos anteriores Através da atividade simulação organizacional, recorremos novamente a metáfora para criar uma comunicação eficiente

32 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 32

33 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 33 Simulação Organizacional atividade de sensibilização TAREFA: Criar uma empresa que terá o seguinte organograma: A- representa o dono da empresa, que optou em não se envolver com seus funcionários C, D, E. Ele só mantém diálogo com o B através de memorando. B- gerente da empresa que é responsável pela comunicação da empresa, que é feita exclusivamente por memorando.

34 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 34 Simulação Organizacional - atividade de sensibilização C, D e E - engenheiros da empresa. Por norma estabelecida pelo dono, não podem manter comunicação entre si, podem somente se comunicar com o gerente através de memorando Boy-responsável pelo transporte dos memorandos, que é a forma adotada para a comunicação na empresa.

35 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 35 Simulação Organizacional - atividade de sensibilização Auditores I e II.- contratados pelo dono da empresa para verificar: se a norma estabelecida para a comunicação está sendo respeitada; se o início da tarefa está sendo obedecido; se o tempo previsto para o término da tarefa foi respeitado (10 minutos);

36 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 36 Simulação Organizacional - atividade de sensibilização se a tarefa foi realizada, caso não tenha sido deverão optar pelo corte de 3 funcionários.

37 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 37

38 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 38

39 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 39

40 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 40

41 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 41

42 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 42

43 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 43 Simulação Organizacional - Reflexões Se cada participante conhecia a tarefa? Como se sentiu no decorrer da mesma? O ambiente foi propicio para sua realização? Por que? Quem deveria ser demitido? Por que? Após estas reflexões, pede-se para todos se reunirem com suas folhas, a partir daí o que se pode concluir?

44 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 44 Após as reflexões anteriores

45 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 45

46 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 46 Não é meu objetivo agredir ninguém Nem tão pouco ser o dono da verdade, porém como dizia meu saudoso pai: um problema só pode ser solucionado se o conhecermos

47 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 47

48 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 48

49 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 49

50 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 50

51 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 51

52 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 52

53 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 53

54 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 54

55 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 55

56 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 56

57 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 57

58 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 58

59 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 59

60 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 60 Recorremos novamente a analogia através de uma linguagem simbólica para através dela, além de reforçar a necessidade destas novas funções para os professores, facilitar a sua visualização. Esta atividade, reforça novamente a necessidade do planejamento.

61 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 61

62 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 62 Diante das reflexões anteriores e tendo de: mudar velhas atitudes; criar um ambiente de confiança; motivar o comprometiment o; Optei por um processo equilibrado

63 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 63

64 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 64 Processo centrado no aluno motiva a participação do mesmo

65 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 65 É o início da transformação do quadro atual da educação brasileira

66 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 66

67 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 67 Como o processo equilibrado é o caminho para o processo centrado no aluno, ele exigirá novas posturas por parte dos professores

68 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 68

69 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 69

70 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 70 O planejamento é uma forma eficiente de comunicação com toda comunidade acadêmica e na sua elaboração, devemos considerar alguns princípios básicos.

71 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 71

72 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 72 Baseado nos princípios anteriores, podemos, em conjunto com alunos e professores, iniciar o planejamento estabelecendo o elo da disciplina com as demais disciplinas do curso escolhido. criando os seus objetivos, que devem estar alencados em: cognitivos, para criação de habilidades e alterações comportamentais. propiciando uma visão clara de onde pretendemos chegar ao final do curso, bem como dos meios que serão utilizados para isso e os critérios adotados para as avaliações durante o curso.

73 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 73 Baseado nos princípios anteriores, podemos, em conjunto com alunos e professores, iniciar o planejamento(cont.) criando os grandes temas (unidades) para alcançarmos os objetivos estabelecidos. criando estratégias iniciais que devem ser revistas continuamente. Elaboração do programa. Elaboração do cronograma, que representa a intenção inicial, mesmo porque deve ser revisto continuamente. Estabelecimento da avaliação, se possível contínua, que devem ser coerentes com os objetivos.

74 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 74 Anexo - Planejamento de Orientação Educacional e Profissional Diferente do anexo B, este anexo exemplificará uma disciplina inédita nos cursos de engenharia Lembre-se se desejamos criar uma nova escola, que é voltada para excelência, devemos ter a coragem de criar novas disciplinas. Lembre-se - devemos quebrar velhos paradigmas ao criar um novo mundo Ela visa estimular o aluno a caminhar com as próprias pernas, ou seja, motiva o aluno a ser responsável por sua formação.

75 75 Planejamento Orientação Educacional e Profissional 1998 Raimundo (Alemão) Ferreira Ignácio

76 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 76 Sumário Planejamento >>>>>>>>> 77Planejamento >>>>>>>>> 77 Programa >>>>>>>>>>>> 100Programa >>>>>>>>>>>> 100 Cronograma >>>>>>>>>> 104Cronograma >>>>>>>>>> 104 Anexo - avaliações e seus resultados >>>>>>>>>>>> 111Anexo - avaliações e seus resultados >>>>>>>>>>>> 111

77 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 77

78 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 78

79 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 79

80 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 80

81 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 81

82 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 82

83 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 83

84 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 84

85 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 85

86 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 86

87 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 87

88 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 88

89 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 89

90 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 90

91 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 91

92 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 92

93 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 93

94 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 94

95 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 95

96 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 96

97 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 97

98 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 98

99 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 99

100 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 100

101 101

102 102

103 103

104 104

105 105

106 106

107 107

108 108

109 109

110 110

111 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 111

112 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 112

113 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 113

114 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 114

115 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 115

116 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 116

117 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 117

118 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 118

119 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 119

120 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 120

121 121

122 122

123 123 Conclusão Pelo que pode ser observado nos resultados da avaliação, estamos no caminho certo para a construção de uma nova escola mais humana e voltada à excelência

124 Planejamento na formação do professor - miniprojeto Anexo B Ao exemplificar a importância do planejamento através da disciplina - Fenômenos de Transporte, procurei considerar uma das disciplinas clássicas (exigidas pelo MEC) no curso de Engenharia, portanto uma disciplina com muitas bibliografias editadas Ao longo do curso, procurei adaptar metodologias e criei uma bibliografia básica que facilitarão o sucesso no processo de ensino- aprendizado

125 Planejamento na formação do professor - miniprojeto Planejamento de Fenômenos de Transporte Raimundo Ferreira Ignácio 1998

126 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 126

127 127

128 128

129 129

130 130

131 131

132 132

133 133

134 134

135 135

136 136

137 137

138 138

139 139

140 140

141 141 Objetivos! Eu sempre deixei bem claro para os alunos quais eram os objetivos de minha disciplinaEu sempre deixei bem claro para os alunos quais eram os objetivos de minha disciplina

142 Planejamento na formação do professor - miniprojeto Reflexões Eu sempre procurei estabelecer meus objetivos segundo a taxionomia dos objetivos educacionais, estabelecida por Bloom, porém com o passar do tempo e com o baixo rendimento dos alunos, passei a questiona-la e cheguei as seguintes conclusões: kapesar dela estabelecer uma certa sequência, acaba valorizando muito o processo centrado no professor, que nos

143 Planejamento na formação do professor - miniprojeto dias de hoje pode representar obstáculo para o comprometimento dos alunos; kcom a sua utilização, acabava confundindo um pouco os objetivos com os conteúdos, o que dificultava o aprendizado de meus alunos,...

144 Planejamento na formação do professor - miniprojeto Saliento que as conclusões anteriores foram embasadas nos conceitos abordados pelo livro - O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM SALA DE AULA - escrito pelos professores Marcos Tarciso Masetto e Maria Celia de Abreu e enfatizados pelo professor Masetto em seu curso de pós- graduação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Antes de mencionar os objetivos centrais da disciplina de Fenômenos de Transporte,

145 Planejamento na formação do professor - miniprojeto gostaria de mencionar algumas das reflexões que motivaram-me a revê-los. Acredito que as mesmas também poderão motivar àqueles que almejam melhorar sua atuação profissional a cada dia

146 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 146

147 147

148 148

149 149

150 150

151 151

152 152

153 153

154 154

155 155

156 156

157 157

158 158

159 159

160 160

161 161

162 162 Através dos objetivos para a criação de habilidades o aluno desenvolve: Capacidade de formular hipóteses;Capacidade de formular hipóteses; capacidade de avaliar seu trabalho e dos outros;capacidade de avaliar seu trabalho e dos outros; capacidade de organizar seus estudos;capacidade de organizar seus estudos; capacidade de realizar uma pesquisa;capacidade de realizar uma pesquisa; capacidade de coletar, organizar informaçõescapacidade de coletar, organizar informações

163 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 163

164 164 Através dos objetivos para alterações comportamentais os alunos criam: Responsabilidade quanto à aprendizagem;Responsabilidade quanto à aprendizagem; perseverança no questionamento;perseverança no questionamento; curiosidade científica;curiosidade científica; consciência crítica frente à realidade, à profissão e aos fatos;consciência crítica frente à realidade, à profissão e aos fatos; solidariedade;solidariedade; formas de trabalho em equipe;...formas de trabalho em equipe;...

165 Planejamento na formação do professor - miniprojeto Para que os objetivos sejam ferramentas para a formação de profissionais autônomos, devem estar revestidos das seguintes características: (cont.) Serem reais e atingíveis do ponto de vista da instituição, professor e aluno; serem operacionalizados, o que implica que além do professor ensinar, estabelecem condições para que os alunos aprendam;

166 Planejamento na formação do professor - miniprojeto Para que os objetivos sejam ferramentas para a formação de profissionais autônomos, devem estar revestidos das seguintes características (cont.): Representam as reais necessidades de quem aprende; representam as reais necessidades da sociedade contemporânea.

167 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 167

168 168

169 169

170 170

171 171

172 172

173 173

174 174

175 175

176 176

177 177

178 178

179 179

180 180

181 181

182 182

183 183

184 184

185 185 Programa da disciplina Fenômenos de Transporte FEFAAP

186 Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 186

187 187

188 188

189 189

190 190

191 191

192 192

193 193

194 194

195 195

196 196

197 197

198 198

199 199

200 200


Carregar ppt "Planejamento na formação do professor - miniprojeto 9 1 Planejamento na formação do professor Pode ser caracterizado pela metamorfose da borboleta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google