A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelagem e simulação de sistemas Suzana Dantas. O que vem a ser simulação de sistemas? Chamada de Simulação Computacional de Sistemas ou simplesmente,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelagem e simulação de sistemas Suzana Dantas. O que vem a ser simulação de sistemas? Chamada de Simulação Computacional de Sistemas ou simplesmente,"— Transcrição da apresentação:

1 Modelagem e simulação de sistemas Suzana Dantas

2 O que vem a ser simulação de sistemas? Chamada de Simulação Computacional de Sistemas ou simplesmente, SIMULAÇÃO Utilização de técnicas matemáticas, empregadas em computadores digitais; Permite imitar o funcionamento de praticamente qualquer tipo de operação ou processo do mundo real.

3 Um pouco de história.... GPSS (1974) – 1ª linguagem de computador voltada à simulação de sistemas. Shannon (1975) – um modelo computacional é um programa de computador cujas variáveis apresentam o mesmo comportamento dinâmico e estocástico do sistema real que representa. Pedgen (1990) – Simulação é o processo de projetar um modelo computacional de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo com o propósito de entender seu comportamento e/ou avaliar estratégias para sua operação

4 Resumindo... Simulação é: Construção do modelo Métodos experimentais: –Descrição do comportamento do sistema; –Construção e teorias e hipóteses considerando as observações efetuadas; –Utilização do modelo para previsão do comportamento futuro Por que simular? Responder a perguntas do tipo: o que aconteceria se?

5 Modelos de otimização x Modelos de simulação: os modelos de simulação são executados. Os modelos de otimização são resolvidos! A maioria dos modelos são do tipo entrada- saída; Razões mais comuns para utilizar a simulação: –O sistema real não existe; –Experimentar com o sistema real é dispendioso; –Experimentar com o sistema real não é apropriado;

6 Definições: Sistema: –conjunto de objetos, como pessoas ou máquinas, por exemplo, que atual e interagem com a intenção de alcançar um objetivo ou propósito lógico; Modelo: –abstração lógica/matemática do sistema real que captura a essência do problema. –Inclui a descrição das variáveis entrada (param. de definição do sistema), variáveis de saída (param. de medição de desempenho) e a relação entre a entrada /saída Experimentos: –geram várias instâncias das variáveis de entrada e saída, e a partir deles estima-se a avaliação de desempenho; Avaliação de desempenho: –propriedades do sistema que são relevantes para o problema.

7 Modelos A modelagem pressupõe –um processo de criação e descrição; –um determinado grau de abstração simplificações sobre a organização e o funcionamento no mundo real. –Exemplos: modelos matemáticos, descritivos, estatísticos, entrada-saída, etc... Classificação dos modelos de simulação: –Modelos voltados à previsão –Modelos voltados à investigação –Modelos voltados à comparação Modelos específicos (curta utilização) Modelos genéricos (longa utilização)

8 Vantagens da simulação Um vez criado reutilizado para diversas propostas; A metodologia de análise utilizada na simulação permite a avaliação do sistema proposto; Mais fácil de aplicar que os sistemas analíticos; Menos simplificações que os sistemas analíticos; Avaliações do sistema real sem que esse seja perturbado; Identificação de gargalos; Verificar como o sistema opera; Verificar novas situações... O que aconteceria se?

9 Desvantagens A construção do modelo requer treinamento especial; Aprendizado. –Dois modelos construídos por dois indivíduos terão similaridades, mas não serão iguais; Os resultados da simulação são, muitas vezes, de difícil interpretação; A modelagem e a experimentação associadas a modelos de simulação consomem recursos, principalmente tempo.

10 Erros mais comuns na abordagem via simulação Pouco conhecimento ou pouca afinidade com a ferramenta utilizada; Objetivos com pouca clareza ou definição; Construção de modelos muito detalhados; Realização de conclusões com base em uma única replicação.


Carregar ppt "Modelagem e simulação de sistemas Suzana Dantas. O que vem a ser simulação de sistemas? Chamada de Simulação Computacional de Sistemas ou simplesmente,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google