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Modificadores de tipos e Arquivos
Curso de aprofundamento na linguagem C
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Visibilidade e acesso Modificadores de tipos Classes de armazenamento
Modo de acesso Tempo de vida Espaço de endereçamento Classes de armazenamento Qualificadores de tipos
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Classes de armazenamento
Automatic (auto) Static Register Typedef Extern
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Automatic Variáveis de escopo local Armazenamento na pilha
Tipo default
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Static Espaço de endereçamento estático Variáveis globais
Pode ser acessado a qualquer momento no programa Variáveis globais Modifica a classe de armazenamento Restrição de visualização
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Static Pode ser aplicado a variáveis locais
Variáveis locais com armazenamento estático transformam-se em variáveis globais com visibilidade local
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Static Pode ser aplicado a funções e variáveis globais
Restringe a visualização ao arquivo fonte (.c)
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Extern Classe de armazenamento externa
Endereços desconhecidos em tempo de compilação Resolvidas em tempo de link Declaração de globais inicializadas externamente Pode ser utilizado em funções
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Register Variáveis com armazenamento em registradores
Armazenamento sugerido Utilizada para otimizar laços Máquinas RISC Desuso por otimização
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typedef Não é considerado um modificador de classe de armazenamento nos compiladores modernos Alias para tipos Declarações menores Aumento de portabilidade entre sistemas
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Qualificadores de tipo
Influem no modo de acesso Restrições de modificação const Restrições de otimização volatile
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const Restringe a modificação de variáveis com este qualificador
Não podem sofrer atualização Regra diferente para ponteiros Inicialização junto com definição Garantia pelo compilador que o conteúdo da variável não vai ser modificado
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const Área de memória read-only
Modificação forçada leva a um comportamento indefinido Pode ser aplicado a structs e unions Pode ser burlado e gerar erros de execução Ver apostila
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volatile Restrição de otimização do compilador
Variáveis que podem ser acessadas e modificadas por processos concorrentes Acesso a IO mapeado em memória
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volatile struct devregs{ /* control & status */ unsigned short csr;
/* data port */ unsigned short data; }; /* bit patterns in the csr */ #define ERROR 0x1 #define READY 0x2 #define RESET 0x4 /* absolute address of the device */ #define DEVADDR ((struct devregs *)0xffff0004) /* number of such devices in system */ #define NDEVS 4 /* * Busy-wait function to read a byte from * device n. * check range of device number. * Wait until READY or ERROR * if no error, read byte, return it * otherwise reset error, return 0xffff */ unsigned int read_dev(unsigned devno){ struct devregs *dvp = DEVADDR + devno; if(devno >= NDEVS) return(0xffff); while((dvp->csr & (READY | ERROR)) == 0) ; /* NULL - wait till done */ if(dvp->csr & ERROR){ dvp->csr = RESET; } return((dvp->data) & 0xff);
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volatile Memória de hardware mapeada em struct struct devregs{
unsigned short volatile csr; unsigned short const volatile data; }; volatile struct devregs{ unsigned short csr; unsigned short const data; } *device; struct devregs{ unsigned short csr; unsigned short const data; }; volatile struct devregs *device;
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E/S baseada em arquivos
Streams <stdio.h> Streams default stdin stdout stderr
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Operações com Arquivos
Abertura/criação Arquivos texto Arquivos binários Leitura e Escrita Byte a byte Blocos Formatada Acesso randômico/seqüencial
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Abertura Modo Retorna NULL se falhar R leitura W escrita
FILE *fopen(char *name, char *mode); Modo R leitura W escrita A Concatenação B binário T texto (default) Retorna NULL se falhar Checagem recomendada
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Leitura e Escrita int fgetc(FILE *stream);
int fputc(char c, FILE *stream); Char *fgets(char *s, int size, FILE *stream); Int ungetc(int c, FILE*stream); Int fputs(const char *s, FILE *stream);
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Leitura e Escrita int fprintf(FILE *stream, const char *format, ...);
int fscanf(FILE *stream, const char *format, ...);
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Leitura e Escrita size_t fread(void *ptr, size_t size, size_t nmemb, FILE *stream); size_t fwrite(const void *ptr, size_t size, size_t nmemb, FILE *stream); int feof(FILE *stream);
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Acesso randômico int fseek(FILE *stream, long offset, int whence);
SEEK_SET SEEK_END SEEK_CUR long ftell(FILE *stream); void rewind(FILE *stream);
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Exercício Escrever um array de estruturas diretamente no arquivo e depois recuperá-lo e imprimir na tela
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