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Sistemas Distribuídos CORBA

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Apresentação em tema: "Sistemas Distribuídos CORBA"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Distribuídos CORBA
Instituto de Informática – UFG Verão 2005 Baseado em: Emmerich, Capítulo 3 e em Tanenbaum, seção 9.1

2 Visão Geral O modelo de objetos de CORBA
A Linguagem de Definição de interfaces Arquitetura

3 OMG – Object Management Group
Organização sem fins lucrativos com sede nos EUA e representações em vários países Fundada em abril de 1989 Mais de 800 membros Dedicada à criação e popularização de padrões industriais de orientação a objetos para integração de aplicações, por exemplo: CORBA, UML, MDA, CWM

4 Objetivos de CORBA Oferecer suporte para requisições de objetos em ambientes distribuídos e heterogêneos de forma transparente para usuários e programadores de aplicações Facilitar a integração de novos componentes com componentes legados Padrão aberto e de livre acesso Baseado em amplo consenso na indústria

5 Arquitetura de Gerenciamento de Objetos da OMG
Application Objects Domain Interfaces CORBA facilities Object Request Broker (ORB) CORBAservices

6 Modelo de Objetos e Definição de Interfaces
Tipos Módulos Atributos Operações Requisições Exceções Sub-tipos

7 A Linguagem de Definição de Interfaces da OMG
Uma linguagem para expressar todos os conceitos do modelo de objetos de CORBA Características da OMG/IDL: Independente de linguagem de programação Sintaxe semelhante à de C++ puramente declarativa (i.e., não define implementação) Mapeamentos para várias linguagens de programação estão disponíveis

8 Exemplo em Uso Organization #name:string Club uses Trainer
-noOfMembers:int -location:Address 1 1..* -name:string works for +transfer(p:Player) +train() 1 1..* has coaches 1..* * Player Team plays in -name:string -Number:int -name:string 1 11..16 +bookGoalies() +book()

9 O Modelo de Objetos de CORBA: Objetos
Cada objeto tem um identificador que é único dentro do contexto de um ORB Múltiplas referências para o mesmo objeto Referências suportam transparência de localização Referências de objetos são persistentes Válidas mesmo que o objeto em questão tenha sido desativado

10 O Modelo de Objetos de CORBA: Tipos
typedef struct _Address { string street; string postcode; string city; } Address; typedef sequence<Address> AddressList; interface Team { ... }; Tipos estruturados Tipos Atômicos Tipo de Objeto

11 O Modelo de Objetos de CORBA: Módulos
module Soccer { typedef struct _Address { string street; string postcode; string city; } Address; }; module People { string flat_number; string country; Módulos Soccer::Address People::Address

12 O Modelo de Objetos de CORBA: Atributos
interface Player; typedef sequence<Player> PlayerList; interface Trainer; typedef sequence<Trainer> TrainerList; interface Team { readonly attribute string name; attribute TrainerList coached_by; attribute Club belongs_to; attribute PlayerList players; ... }; Clientes não podem mudar o valor Atributos mutáveis Tipo do Atributo Nome do Atributo

13 O Modelo de Objetos de CORBA: Operações
Categoria de Parâmetro Lista de Parâmetros interface Team { ... void bookGoalies(in Date d); string print(); }; Tipos de Retorno Tipo do parâmetro Nome da operação (usado em requisições) Nome do Parâmetro

14 O Modelo de Objetos de CORBA: Requisições
Requisições são definidas por objetos clientes Uma requisição consiste de: uma referência ao objeto servidor o nome da operação requisitada argumentos da requisição (parâmetros reais) informação de contexto Requisições são executadas em modo síncrono Requisições podem ser definidas de duas formas: estaticamente dinamicamente

15 O Modelo de Objetos de CORBA: Exceções
Exceções genéricas (ex.: rede fora do ar, ref. de objeto inválida, esgotou a memória) Exceções específicas de determinados tipos Nome da Exceção Dados da Exceção exception PlayerBooked{sequence<Date> free;}; interface Team { ... void bookGoalies(in Date d) raises(PlayerBooked); }; Operações declaram as exceções que podem gerar

16 O Modelo de Objetos de CORBA: Sub-tipos
Super-tipo implícito: Object Herdado por Club interface Organization { readonly attribute string name; }; interface Club : Organization { exception NotInClub{}; readonly attribute short noOfMembers; readonly attribute Address location; attribute TeamList teams; attribute TrainerList trainers; void transfer(in Player p) raises NotInClub; Supertipo

17 CORBA: Arquitetura Client Object Implementation ORB Core
Dynamic Invocation Client Stubs ORB Interface Implementation Skeletons Object Adapter Uma interface padronizada Uma interface para cada tipo de objeto Interface dependente do ORB Uma interface para cada adaptador de obj.


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