A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia Bluetooth por Celso Soccol, Igor Poltosi, Régis Araújo, Ricardo Piccoli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia Bluetooth por Celso Soccol, Igor Poltosi, Régis Araújo, Ricardo Piccoli."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia Bluetooth por Celso Soccol, Igor Poltosi, Régis Araújo, Ricardo Piccoli

2 Histórico interesse pela Ericsson em conectar telefones celulares com outros dispositivos (i.e. PDAs) sem a necessidade de cabos. Consórcio formado pela Ericsson e mais 4 companhias (IBM, Intel, Nokia e Toshiba) para definir um padrão de comunicação sem fio.

3 Histórico A idéia era definir um padrão de comunicação sem fio de baixo custo, e que tivesse um baixo consumo de energia nos dispositivos. O projeto foi chamado de Bluetooth. O escopo da idéia logo expandiu-se para englobar a área de redes sem fio (WLANs).

4 Histórico Concorrência com o padrão IEEE para redes sem fio. Sinais de de dispositivos bluetooth interferiam com os dispositivos , acirrando ainda mais a concorrência – O consórcio do Bluetooth (SIG) criaram uma especificação de 1500 páginas, definindo o padrão.

5 Histórico IEEE especifica seu próprio padrão bluetooth (802.15), baseando-se no Blue Book do SIG Bluetooth. Uma das motivações era que a especificação original do padrão era para um sistema completo. O comitê IEEE padronizou apenas as camadas físicas e de enlace. Especificação original ainda existe, porém, estima-se que os dois padrões irão convergir para uma única especificação.

6 M E E EE E Piconet M E EE E E Arquitetura Bluetooth E Parked NodeEscravo (active node) Mestre Scatternet Bridge Node

7 Profiles Bluetooth Aplicações específicas definidas na especificação para o uso da tecnologia Bluetooth Aplicações desde telefonia até troca de arquivos e conexões de dispositivos com redes locais fixas. Influenciou o layout da pilha de protocolos.

8 Profiles Bluetooth NomeDescrição IntercomWalkie-talkie digital HeadsetConecta headset à sua base Object pushPermite troca de objetos simples File transferPermite transferência de arquivos SynchronizationSincronização de PDA com PC NomeDescrição Generic AccessGerenciamento de enlace Service DiscoveryProtocolo para descoberta de serviços Serial PortEmulação de porta serial Generic Object Exchange Relações cliente- servidor entre mestre e escravo para troca de dados LAN accessConexão em uma rede fixa Dial-up networkingPermite discagem através de um telefone móvel Cordless telephonyConecta um telefone sem fio à sua base

9 Pilha de Protocolos

10 Bluetooth Radio Objetivo: transmitir bits entre o mestre e o escravo. Banda de rádio dividida em 79 canais. Modulação de sinal utilizada: FSK (frequency shift keying) Taxa de transmissão: 1 bit por Hz, ou 1 Mbps. Alcance: 10 metros operando a 2.4 Ghz

11 Baseband Transforma os bits que chegam pelo meio físico em frames. Estabelece o enlace lógico entre os nós. Usa multiplexação de tempo para alocar comunicação para os nós. O tempo é dividido em fatias de 625μs, sendo que as fatias pares são alocadas ao mestre. Tipos de links(canal lógico): ACL, SCO.

12 L2CAP 3 funções principais: Transforma pacotes de até 64KB das camadas superiores em frames para transmissão. Gerencia multiplexação e demultiplexação de múltiplas fontes de pacotes. Gerencia a qualidade do serviço (QoS), tanto quando os links estão estabelecidos quanto em uma operação normal. É responsável por configurar o tamanho máximo aceitável do pacote, já que nem todos os dispositivos conseguem lidar com pacotes de 64KB.

13 Frame Bluetooth Explicar o frame bluetooth aqui.

14 Ambiente de execução

15 Prática Ver folders taluno e tgabarito, dentro do folder pratica.

16 Bibliografia TANENBAUM, Andrew S. "Computer Networks", 4a ed., Prentice Hall SILVA, Ana C. B., et. al. Minicurso Bluetooth, CPSE – PUCRS, oth_Technology.htm

17 Dúvidas? Ricardo Piccoli Régis Araújo Celso Soccol Igor Poltosi


Carregar ppt "Tecnologia Bluetooth por Celso Soccol, Igor Poltosi, Régis Araújo, Ricardo Piccoli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google