A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Microcontroladores Sistemas Digitais Microprocessados (SDM)AULA2 Profa. Ana T. Y. Watanabe

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Microcontroladores Sistemas Digitais Microprocessados (SDM)AULA2 Profa. Ana T. Y. Watanabe"— Transcrição da apresentação:

1 Microcontroladores Sistemas Digitais Microprocessados (SDM)AULA2 Profa. Ana T. Y. Watanabe

2 Microcontroladores O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Provérbios 1:7 NHOR é odesprezam a sabedoria e a

3 Tópicos MC9S08QG8 – Características Importantes CPU - Registradores da CPU Mapas de Memória Linguagem de programação - Assembly Exemplos de Instruções

4 MC9S08QG8 Características Importantes: Microcontrolador de 8 bits Baixo custo ( +- 5 reais ) Motorola->Freescale Derivado da família HC08.

5 MC9S08QG bytes de FLASH 512 bytes de RAM 12 pinos de E/S (Portas A e B) + 1 pino de entrada(PTA5) + 1 pino (PTA4) de saída para a versão de 16 pinos 4 pinos de E/S (Porta A) + 1 pino de entrada(PTA5) + 1 pino de saída(PTA4) para a versão 8 pinos Timer de 16 bits 8 canais de AD de 8/10 bits

6 MC9S08QG8 Interrupção externa por mudança de estado no pino da porta A (PTA5); Dispositivos são acessados como posições de memória; Pull-up interno programável em todos os pinos de Entradas Digitais; Operação entre 1.8v e 3.6v (3.3V); Possui oscilador interno (dispensa um cristal externo)

7 MC9S08QG8 Watchdog interno; Arquitetura CISC com 90 instruções; Instruções complexas como multiplicações (8x8bits) e divisão (16/8bits)

8 MC9S08QG8

9

10

11 CPU – componentes:

12 CPU - ALU A A ALU é usada para realizar operações lógicas e aritméticas definidas no conjunto de instruções do HCS08.

13 CPU – Controle da CPU A O circuito de controle da CPU implementa o sequenciamento de elementos lógicos necessários à ALU realizar as operações requisitadas. O elemento principal do Controle da CPU é o decodificador de Instruções.

14 Regras de Números em ASM Número decimal: # Número hexadecimal: #$ Número binário: #% Endereço: $

15 CPU - Registradores (grupos de flip-flops capazes de armazenamento de dados)

16 CPU - Registradores da CPU

17

18

19

20

21

22 Mapas de Memória

23 RAM FLASH

24 Linguagem de programação -

25 Linguagem de programação - Assembly As linguagens mais populares para programação de microcontroladores são: Assembly: É a linguagem nativa que tem uma abordagem direta ao seu núcleo. Muito importante conhecer mesmo com o melhor compilador em outras linguagens, pois possibilita desenvolver códigos com melhor eficiência, ou seja, mais rápido, melhor utilização dos recursos e menor consumo de memória. C: Por excelência, é a linguagem da engenharia por causa de sua estrutura, portabilidade e reutilização de recursos de processamento. Os compiladores dessa linguagem estão cada vez mais otimizadas.

26 Linguagem de programação - Assembly

27

28 Exercício: 1) Escreva um programa em mnemônicos que carrega #34 no acumulador e, a seguir, escreve na posição $0080 da memória.


Carregar ppt "Microcontroladores Sistemas Digitais Microprocessados (SDM)AULA2 Profa. Ana T. Y. Watanabe"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google