A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)"— Transcrição da apresentação:

1 1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)

2 2 Características para Comunicação Inter-Processos via RPC Permite que um processo ou uma thread chame um procedimento ou função em outro processo, que pode estar em um espaço de endereçamento separado na mesma máquina ou pode estar executando em um computador remoto conectado por uma rede.

3 3 Vantagens da utilização de RPC. Gerencia o canal de comunicação, de forma que os programas aplicativos podem ser escritos de modo que a localização de um procedimento, quer local ou remoto, seja transparente.

4 4 Interface de Serviço. No modelo de RPC o servidor disponibiliza uma interface de serviço que é composta por um conjunto de procedimentos (funções) que podem ser utilizadas por todos os clientes de tal serviço.. A interface de serviço é projetada através da IDL.

5 5 IDL – Interface Definition Language. Linguagem que permite descrever funções (para o caso de aplicações estruturadas), e seus argumentos, sejam de entrada ou de saída, que podem ser chamadas por processos ou threads em espaços de endereçamento diferentes.. Exemplos de IDL para RPC são a IDL da SUN XDR, cujo estudo de caso está em Coulouris 2001, pg. 185, e na pg. 198 da 4 a edição (2005) e a MIDL ou Microsoft IDL.

6 6 Exemplo de Interface usando MIDL [uuid (6B29FC40-CA B31D-00DD010662DA), version(1.0) ] interface hello { void HelloProc([in, string] unsigned char * pszString); }

7 7 Procedimentos para construção da Aplicação RPC. Criar a interface. Compilar a Interface. O compilador de interface gerará os stubs que traduzem chamadas locais em chamadas remotas. Stubs são funções que fazem as chamadas as biblioteca que gerenciam o RPC. Isso gera transparência de chamada, ou seja, sua aplicação chama funções como se fossem locais.. Desenvolver os arquivos fonte que implementam os procedimentos da interface (servidor), e os que implementam as chamadas à interface (cliente).. Compilar os arquivos fonte juntamente com os stubs com um compilador.. Linkar os arquivos objeto com as bibliotecas para RPC


Carregar ppt "1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google