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Prof. Werley T. Reinaldo 26/05/2011 1.  Sistemas Operacionais:  Visão geral  As diferentes imagens do SO:  Visão Usuários;  Visão Projeto.  Multiprogramação;

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1 Prof. Werley T. Reinaldo 26/05/2011 1

2  Sistemas Operacionais:  Visão geral  As diferentes imagens do SO:  Visão Usuários;  Visão Projeto.  Multiprogramação;  Introdução a Processos. 2

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5  Execução simultânea (paralela) de vários programas, sendo que diversos programas são mantidos na memória;  Torna mais eficiente o aproveitamento dos recursos do computador, evitando que o computador fique parado em uma operação de E/S. 5

6 Maquinas multiprocessadas Maquinas monoprocessadas  Paralelismo real: mais de um processo é executado realmente ao mesmo tempo, em processadores distintos.  Pseudoparalelismo (paralelismo aparente): na verdade os processos concorrem pela CPU, como demonstra a figura a seguir. 6

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9  São programas em execução (forma pela qual o SO enxerga um programa e possibilita sua execução);  Programa: Entidade estática e permanente (sequência de instruções);  Processo: Entidade dinâmica e efêmera.  Altera seu estado a medida que avança sua execução;  Composto por programa, dados e contexto (valores). 9

10  Durante o tempo de vida (execução) o processo muda de estado várias vezes;  Em um determinado momento existem, no sistema, vários processos que podem estar em situações diferentes. 10

11  Por exemplo, um processo P1 está utilizando a CPU (executando),  Enquanto os processos P2 está imprimindo um conteúdo (operação de E/S sendo realizada);  Os processos P3 e P4 estão esperando na fila do controlador da impressora (fila de E/S);  Os processos P5 e P6 estão esperando o processador liberar. (aptos) 11

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13  Criação – Novo processo;  Apto – Está pronto esperando para utilizar a CPU, em uma “fila de aptos”;  Executando – Utilizando a CPU;  Bloqueado – Esperando pela ocorrência de algum evento (normalmente em E/S);  Destruição – Fim do processo 13

14  Process Control Block (PCB);  Algumas informações presentes no PCB:  Identificação do processo (PID) e do criador do mesmo (PPID);  Prioridade;  Localização e tamanho da memória principal;  Identificação de arquivos abertos;  Informações de contabilidade (Ex. tempo de CPU);  Estado do processo (apto, executando, bloqueado...).  Contexto de execução;  Apontadores para encadeamento com outros descritores. 14

15  FORK  Única chamada de sistema que possibilita a criação de um processo em UNIX.  Ao ser executada, esta chamada cria um novo processo (filho) a partir do processo chamador (pai), sendo que os processos pai (criador) e filho compartilham o mesmo código. No momento da criação o processo filho é uma cópia exata do segmento correspondente ao processo antigo (pai). 15

16 O filho passa a executar a partir do contexto que o pai estava executando quando o mesmo foi criado, ou seja, os dois processos continuarão a executar a partir do momento em que o fork() foi chamado. Assim, os dois ficam esperando o retorno do fork() e continuam a executar a partir daí. O valor de retorno do fork é: para o processo filho – 0 (zero); para o processo pai -o identificador (PID) do processo filho criado; e -1 em caso de erro. O sistema suporta a criação de um número limitado de processos. 16

17  No momento da cópia os filhos herdam as variáveis do pai, com os valores atuais.  Porém, após a criação, pais e filhos trabalham em áreas de memória distintas, exceto se utilizar o mecanismo de memória compartilhada.  A cópia do segmento de dados do filho pode diferir do segmento do pai em alguns atributos específicos (como por exemplo, o pid, o tempo de execução, etc.). 17

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