A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

802.1D Spaning Tree Protocol. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 Broadcast Spanning Tree Primeiro constrói-se uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "802.1D Spaning Tree Protocol. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 Broadcast Spanning Tree Primeiro constrói-se uma."— Transcrição da apresentação:

1 802.1D Spaning Tree Protocol

2 Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 Broadcast Spanning Tree Primeiro constrói-se uma árvore de cobertura Depois usa-se a mesma para fazer a difusão dos frames

3 Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 3 Como construir uma árvore de cobertura ? Uma solução consiste em escolher arbitrariamente um nó raiz da árvore Cada mensagem usada pelo protocolo tem um campo com o custo com que a mesma levou a ser encaminhada a partir do nó raiz. O nó raiz começa a transmitir mensagens para todos os ramos com custo 0 Cada nó que recebe uma das mensagens calcula o custo com que a mesma lhe chegou e elege como ramo da árvore aquele pela qual a mensagem emitida pelo nó raiz lhe chegou com menor custo (em caso de empate escolhe a porta com menor identificador) Cada nó repete o processo até este estabilizar.

4 Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 4 Como construir uma árvore de cobertura ? O nó E foi seleccionado como raiz da árvore As etiquetas representam os custos dos canais O Método permite seleccionar a árvore indicada à direita.

5 Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 5 Bases do protocolo STP Cada porta de cada switch recebe um identificador baseado numa prioridade e num endereço MAC Cada switch recebe um identificador baseado numa prioridade e num endereço MAC, geralmente o mais pequeno identificador de porta do switch Cada porta tem um custo, o custo do link que a liga a outro dispositivo O switch com o menor identificador torna-se a raiz da árvore e o seu identificador é o identificador da raiz Cada switch selecciona a sua root port, isto é, a porta cujo custo agregado até à raiz é menor Para cada segmento partilhado é determinada o designated switch e a designated port. O designated swith é o que assegura o menor custo até à raiz e a designated port é a que liga o designated switch ao segmento partilhado. Se há mais do que um switch ou uma porta elegíveis, escolhe-se o com menor identificador. Só as root ports e as designated ports podem participar no encaminhamento. Em caso de alteração da rede o processo repete-se.

6 Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 6 Frames STP Protocol Identifier (2 bytes) Version (1 byte) Message Type (1 byte) Flags (1 byte) — Topology Change Bit, ACK Bit Root ID (8 bytes) — 2 byte priority (0x8000 por defeito) + 6 bytes (Mac Address) Root Path Cost (4 bytes) Bridge ID (8 bytes) — Emissor da mensagem Port ID (2 bytes) — 1 byte com a prioridade + 1 byte com um número de ordem Message Age (2 bytes) — Idade da mesnagem desde que originalmente foi enviada pela raiz em 1/256 de segundo Maximum Age (2 bytes) — Se não forem recebidos pacotes da raiz durante este período, a rede é reconfigurada Hello Time (2 bytes) — Intervalo entre cada emissão de pacotes (por defeito 2 segundos) Forward Delay (2 bytes) — Tempo que medeia entre um switch comutar o estado de uma porta de bloqueada para activa (por exemplo 15 segundos) 211184822222

7 Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 7 Custos dos links 10 Mps — 100 100 Mbps — 20 1 Gbps — 2 10 Gbps — ?


Carregar ppt "802.1D Spaning Tree Protocol. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 Broadcast Spanning Tree Primeiro constrói-se uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google