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Introdução à Programação Um enfoque orientado a construção de modelos em programas baseados em objetos Gustavo Motta Departamento de Informática - UFPB.

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1 Introdução à Programação Um enfoque orientado a construção de modelos em programas baseados em objetos Gustavo Motta Departamento de Informática - UFPB

2 (C) 2006 Gustavo Motta2 Programa Objetivos Objetivos Introduzir os aspectos históricos e tecnológicos dos algoritmos e de sua programação Introduzir os aspectos históricos e tecnológicos dos algoritmos e de sua programação Capacitar o aluno a resolver problemas computáveis utilizando metodologia para concepção de modelos em programas baseados em objetos numa linguagem de programação moderna (JAVA) Capacitar o aluno a resolver problemas computáveis utilizando metodologia para concepção de modelos em programas baseados em objetos numa linguagem de programação moderna (JAVA) Introduzir técnicas de programação, de verificação, de testes, de estilo de programas e de programação defensiva Introduzir técnicas de programação, de verificação, de testes, de estilo de programas e de programação defensiva

3 (C) 2006 Gustavo Motta3 Programa Sumário Sumário 1.Introdução O que é a linguagem? O que é a linguagem? Estudo dos algoritmos Estudo dos algoritmos Desenvolvimento das máquinas algorítmicas Desenvolvimento das máquinas algorítmicas Histórico das linguagens de programação Histórico das linguagens de programação Evolução da ciência da computação Evolução da ciência da computação A construção de modelos para resolução de problemas A construção de modelos para resolução de problemas Aspectos éticos Aspectos éticos

4 (C) 2006 Gustavo Motta4 Programa Sumário Sumário 2.Modelos orientados a objetos Conceito do modelo orientado a objetos Conceito do modelo orientado a objetos Objetos Objetos Operações Operações Interfaces Interfaces Estado Estado Interações Interações Referência Referência Classes Classes Herança Herança Abstração Abstração Encapsulação Encapsulação Ocultação da informação Ocultação da informação Comportamento Comportamento Conceitos-chave

5 (C) 2006 Gustavo Motta5 Programa Sumário Sumário 3.Algoritmos em modelos orientados a objetos O conceito de algoritmo O conceito de algoritmo Algoritmos e a estrutura de modelos orientados a objetos Algoritmos e a estrutura de modelos orientados a objetos Representação de algoritmos Representação de algoritmos Linguagem Linguagem Sintaxe Sintaxe Semântica Semântica Processo de interpretação/compilação Processo de interpretação/compilação Metodologia para resolução de problemas com a concepção de modelos orientados a objetos Metodologia para resolução de problemas com a concepção de modelos orientados a objetos Descrição do processo Descrição do processo Exemplos Exemplos

6 (C) 2006 Gustavo Motta6 Programa Sumário Sumário 4.Classes, objetos, referências, operações e interações Plataforma de desenvolvimento Java 2 SE Plataforma de desenvolvimento Java 2 SE Estrutura básica de classes Estrutura básica de classes Declaração de operações Declaração de operações Modificadores de acesso Modificadores de acesso Declaração de referências e instanciação de objetos Declaração de referências e instanciação de objetos Interagindo com objetos Interagindo com objetos Pacotes de classes Pacotes de classes Aulas práticas no laboratório Aulas práticas no laboratório

7 (C) 2006 Gustavo Motta7 Programa Sumário Sumário 5.Tipos de valores primitivos, variáveis e expressões Definição de tipo Definição de tipo Declaração de valores Declaração de valores Tipos de valores primitivos em JAVA e seus operadores Tipos de valores primitivos em JAVA e seus operadores Variáveis Variáveis Conceito e definição Conceito e definição Declaração, inicialização e comando de atribuição Declaração, inicialização e comando de atribuição Escopo e modificadores de acesso Escopo e modificadores de acesso Tempo de vida (variáveis locais e globais) Tempo de vida (variáveis locais e globais) Referências Referências Operações parametrizadas Operações parametrizadas

8 (C) 2006 Gustavo Motta8 Programa Sumário Sumário 5.Tipos de valores primitivos, variáveis e expressões Expressões Expressões Definição Definição Avaliação e precedência de operadores Avaliação e precedência de operadores Modalidades Modalidades Aritméticas Aritméticas Condicionais Condicionais Lógicas (booleanas) Lógicas (booleanas) Aulas práticas no laboratório Aulas práticas no laboratório

9 (C) 2006 Gustavo Motta9 Programa Sumário Sumário 6.Comandos condicionais Conceito e definição de comando condicional Conceito e definição de comando condicional Comandos condicionais em JAVA Comandos condicionais em JAVA if-else if-else switch switch Técnicas de verificação e teste Técnicas de verificação e teste Estilo de programação Estilo de programação Aulas práticas no laboratório Aulas práticas no laboratório

10 (C) 2006 Gustavo Motta10 Programa Sumário Sumário 7.Comandos iterativos e recursão Conceito e definição de comando iterativo Conceito e definição de comando iterativo Comandos iterativos em JAVA Comandos iterativos em JAVA Iteração indefinida Iteração indefinida while while do-while do-while Iteração definida Iteração definida for for Recursão Recursão Definição do conceito Definição do conceito Equivalência entre recursão e iteração Equivalência entre recursão e iteração Exemplos Exemplos Técnicas de verificação, de teste e de otimização Técnicas de verificação, de teste e de otimização Estilo de programação Estilo de programação Aulas práticas no laboratório Aulas práticas no laboratório

11 (C) 2006 Gustavo Motta11 Programa Sumário Sumário 8.Arrays Definição Definição Declaração e alocação de arrays unidimensionais Declaração e alocação de arrays unidimensionais Acesso a elementos Acesso a elementos Algoritmos de ordenação e pesquisa Algoritmos de ordenação e pesquisa Noções de complexidade de algoritmos Noções de complexidade de algoritmos Exemplos Exemplos Declaração e alocação de arrays multidimensionais Declaração e alocação de arrays multidimensionais Acesso a elementos Acesso a elementos Exemplos Exemplos Técnicas de verificação, de teste e de otimização Técnicas de verificação, de teste e de otimização Estilo de programação Estilo de programação Aulas práticas no laboratório Aulas práticas no laboratório

12 (C) 2006 Gustavo Motta12 Programa Sumário Sumário 9.Manipulação de strings Introdução Introdução A classe String A classe String Operações de manipulação Operações de manipulação A classe StringBuffer A classe StringBuffer A classe StringTokenizer A classe StringTokenizer Técnicas de verificação e de teste Técnicas de verificação e de teste Estilo de programação Estilo de programação Aulas práticas no laboratório Aulas práticas no laboratório

13 (C) 2006 Gustavo Motta13 Programa Sumário Sumário 10. Tipos abstratos de dados Definição Definição Ocultação da informação e abstração Ocultação da informação e abstração Independência de implementação Independência de implementação Classes abstratas e interfaces em JAVA Classes abstratas e interfaces em JAVA Exemplos clássicos Exemplos clássicos Pilha e fila Pilha e fila Aulas práticas no laboratório Aulas práticas no laboratório

14 (C) 2006 Gustavo Motta14 Programa Avaliação Avaliação 1.Prova ao término do item 3 do conteúdo programático 2.Prova ao término do item 6 do conteúdo programático – prática e teórica 3.Prova ao término do item 10 do conteúdo programático – prática e teórica 4.Listas de exercícios

15 (C) 2006 Gustavo Motta15 Programa Observações Observações

16 (C) 2006 Gustavo Motta16 Programa Recursos bibliográficos Recursos bibliográficos Camarão, C.; Figueiredo, L. Programação de Computadores em JAVA. Campus/SBC. LTC, 2003 Camarão, C.; Figueiredo, L. Programação de Computadores em JAVA. Campus/SBC. LTC, 2003 Santos, R. Introdução à programação orientada a objetos usando JAVA. Campus/SBC, 2003 Santos, R. Introdução à programação orientada a objetos usando JAVA. Campus/SBC, 2003 Brookshear, J. G. Ciência da computação: uma visão abrangente. 5 a edição. Bookman, 2001 Brookshear, J. G. Ciência da computação: uma visão abrangente. 5 a edição. Bookman, 2001 Cursos e livros on-line na Sun Microsystems Cursos e livros on-line na Sun Microsystems Fonseca Filho, C. História da computação: teoria e tecnologia. LTr, 1999 Fonseca Filho, C. História da computação: teoria e tecnologia. LTr, 1999 Berlinsk, D. O advento do algoritmo: a idéia que governa o mundo. Globo, 2002 Berlinsk, D. O advento do algoritmo: a idéia que governa o mundo. Globo, 2002 Material suplementar fornecido pelo professor. Material suplementar fornecido pelo professor.


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