A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Celebramos hoje a festa do nascimento de JOÃO BATISTA : É o único santo que a Liturgia comemora também o nascimento (geralmente só o dia da morte...)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Celebramos hoje a festa do nascimento de JOÃO BATISTA : É o único santo que a Liturgia comemora também o nascimento (geralmente só o dia da morte...)"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Celebramos hoje a festa do nascimento de JOÃO BATISTA : É o único santo que a Liturgia comemora também o nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam a compreender a grandeza de sua pessoa e de sua missão.

4 Na 1ª Leitura, Isaías fala de um misterioso "Servo do Senhor" chamado por Deus desde o ventre da mãe "para levar a luz e a salvação a todas as nações." (Is 49,1-6) Nesse servo, os cristãos reconheceram sempre a imagem de Cristo.

5 Mas João Batista também foi escolhido desde o seio de sua mãe e plenificado com a força de Deus, em vista de uma grande missão: preparar o caminho para Cristo, Luz das nações. * Cada um de nós é chamado a cumprir a missão de levar a Luz de Cristo e a Salvação.

6 Na 2ª Leitura, Paulo mostra como Deus preparou seu povo para a vinda do Messias e como João Batista cumpriu fielmente sua missão de precursor. (At 13,22-26) O Evangelho narra o nascimento do Precursor. (Lc 1, ) Mostra que com João iniciou uma nova era: Terminou o tempo das promessas, da expectativa e iniciou o tempo da realização. Deus cumpriu a sua palavra.

7 O texto tem três partes: 1. Fala do NASCIMENTO do Batista: Mãe estéril e Pai mudo: Do silêncio de Zacarias nasce a última palavra profética da antiga aliança, da esterilidade de Isabel nasce o anunciador da vida perfeita oferecida por Deus ao seu povo, Jesus Cristo. O seio de Isabel representa a condição da humanidade: sem vida, sem esperança, sem futuro.

8 Mas Deus intervém do alto para lhe dar vida e lhe mostra como é grande o seu poder e gratuito o seu amor, tornando fecunda uma mulher estéril: - É uma explosão de ALEGRIA, que envolve a todos, os pais, os vizinhos... É sempre assim quando Deus entra na historia do homem.

9 2. O NOME de João : Entre os antigos, o nome era importante: indicava a pessoa, as suas qualidades, o seu destino Resumo da INFÂNCIA de João : - O Deserto, para Israel, relembrava o tempo decisivo da história... - No deserto, João Batista passa sua adolescência e juventude, preparando-se para a Missão: "Veio a palavra do Senhor no deserto a João".

10 Exemplo de João: 1. Profunda HUMILDADE: aceita ser relegado a segundo plano para que Jesus apareça melhor: "Agora convém que ele cresça e que eu diminua..." * Essa atitude questiona: - Anunciadores... que se colocam acima da mensagem... - Grupos... que se colocam acima do conjunto da Igreja... - Pessoas que se ligam ou desligam da Igreja, por causa daquele agente que as cativou ou as decepcionou... e Jesus fica de lado... - Comunidades que zelam nas construções, e não na Evangelização.

11 2. Viveu no DESERTO muito tempo no silêncio, oração, sobriedade antes de se apresentar diante do povo para transmitir seu anúncio. Anunciar Jesus é Missão muito séria, não se improvisa: quem evangeliza tem que se preparar com estudo e oração. É o mínimo que podemos fazer...

12 + A Liturgia dá o tom da grandeza de João Batista... "Proclamamos hoje as maravilhas que operastes em São João Batista, precursor de vosso Filho e Senhor nosso, consagrado como o maior entre os nascidos de mulher. Foi o único dos profetas que mostrou o Cordeiro redentor. Batizou o próprio autor do batismo... e derramando seu sangue, mereceu dar o perfeito testemunho de Cristo". (Prefácio)

13 + A procura de um NOME... Com o Lema: "Migração e Saúde: conquistar direitos é defender a vida", recordamos hoje no Brasil o "Dia do Migrante", que precisa deixar sua terra Natal e sair pelo mundo à procura de trabalho e de casa para morar, à procura de um NOME...

14 Os Migrantes, que estão a caminho, devem sentir uma mão amiga, acolhedora e protetora, "eu era migrante e vocês me acolheram" (Mt 25, 35). "Senhor, concedei-nos a graça de sabermos acolher o migrante, orientá-lo para que tenha uma saúde digna e uma vida em plenitude". Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

15 MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: São João Batista Pe. Geraldo C Silva CD: Santos do Povo Paulina COMEP Acesse o Endereço:


Carregar ppt "Celebramos hoje a festa do nascimento de JOÃO BATISTA : É o único santo que a Liturgia comemora também o nascimento (geralmente só o dia da morte...)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google