A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características Básicas de CI’s Digitais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características Básicas de CI’s Digitais"— Transcrição da apresentação:

1 Características Básicas de CI’s Digitais
Prof. Bruno Costa

2 CI’s Digitais Coleção de resistores, diodos e transistores;
Fabricados em uma única peça de material semicondutor; Também chamado de chip; Encapsulado em uma embalagem protetora de plástico ou cerâmica; Pinos para ligação do CI com outros dispositivos.

3 CI’s Digitais

4 CI’s Digitais Podem ser classificados com o tipo de componente eletrônico que utilizam: Bipolares: Transistor de Junção Bipolar. Ex.: Família TTL; Unipolares: Mosfets. Ex.: Família CMOS; Principais diferenças entre as famílias são as características elétricas: Dissipação de potência, tempo de propagação e velocidade de comutação.

5 Alimentação e Terra Necessário que se façam as conexões adequadas aos pinos; As mais importantes são as de alimentação e terra (VCC e GND); Caso contrário, o circuito não responderá da maneira esperada.

6 Níveis Lógicos de Entrada

7 Entradas não-conectadas
O que acontece quando as entradas de um CI não estão conectadas a nenhum nível lógico? Entrada em flutuação; Resposta diferente para TTL e CMOS; Na família TTL, funcionam como nível 1; Na família CMOS, pode danificar o CI devido a ruidos.

8 Diagramas de Circuitos Lógicos
Mostra todas as conexões, a numeração dos pinos, o número do CI, os nomes dos sinais e as tensões de alimentação dos circuitos.

9 Pesquisa de Falhas Algoritmo:
Detecção da falha: Observe a operação do circuito e compare-a com a operação esperada; Isolamento da falha: Realize testes e faça medições que o ajudem a isolar a falha; Correção da falha: Troque o componente defeituoso, conserte a ligação defeituosa, remova o curto-circuito, e assim por diante.

10 Principais Portas Lógicas em CI’s
7404 – Inversor (6) – 2/AND (4)

11 Principais Portas Lógicas em CI’s
7432 – 2/OR (4) – 2/NOR (4)

12 Principais Portas Lógicas em CI’s
7411 – 3/AND (3) – BCD to 7Seg


Carregar ppt "Características Básicas de CI’s Digitais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google