A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 5 CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO. Vantagens de se usar inversores 1. Substituição de variadores mecânicos 2. Substituição de variadores eletro-magnéticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 5 CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO. Vantagens de se usar inversores 1. Substituição de variadores mecânicos 2. Substituição de variadores eletro-magnéticos."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 5 CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO

2 Vantagens de se usar inversores 1. Substituição de variadores mecânicos 2. Substituição de variadores eletro-magnéticos 3. Automatização e flexibilização dos processos fabrição 4.Comunicação avançada e aquisição de dados 5. Eliminação de elementos de partida pesada e complicada 6.Instalação mais simples. 7. Aumento da vida útil do maquinário. 8.Evita choques mecânicos( trancos) na partida. 9.Redução do nível de ruído. 10.Excelente regulação de pressão e vazão 11.Economia de energia ( demanda e consumo). 12.Lembramos que 51% da energia elétrica gasta na industria é usada para alimentar os motores.Podemos então ver a importância de se dimensionar corretamente nossos motores e de reduzir ao máximo a potência consumida otimizando os meios de controle e de processo.

3 Vantagens de se usar inversores

4 Como especificar um inversor 1. Potencia e tensão do motor 2. Tipo de máquina ( ventilador, bomba, esteira, elevador, ) 3. Ciclo de trabalho da máquina ( tempo para partir, rodar e parar ) 4. Quantidade de operações por hora ( ou minutos, ou dias ) 5. Tempo de aceleração e desaceleração 6. Inércia da máquina 7. Velocidade mínima e máxima 8. Comando de 2 fios ou 3 fios E outros

5 IHM A HMI é uma interface simples que permite a operação e a programação do inversor. Ela apresenta as seguintes funções: Indicação do estado de operação do inversor, assim como das variáveis principais. Indicação das falhas. Visualização e alteração dos parâmetros ajustáveis. Operação do inversor (teclas ) e variação da referênciada velocidade (teclas ).

6 Todas as funções relacionadas à operação do inversor (Girar/Parar motor, Reversão,JOG,Incrementa/Decrementa, Referência de Velocidade, comutação entre situação LOCAL/REMOTO) podem ser executadas através da HMI. Para a programação standard de fábrica do inversor, todas as teclas da HMI estão habilitadas quando o modo LOCAL estiver selecionado. Estas funções podem ser também executadas por entradas digitais e analógicas. Para isso é necessária a programação dos parâmetros relacionados a estas funções e às entradas correspondentes.

7 INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Tensões elevadas presentes. Conexão obrigatória ao terra de proteção (PE). PERIGO! O circuito de controle do inversor e a HMICFW08- P (conectada diretamente ao inversor) estão em alta tensão e não são aterrados. Sempre desconecte a alimentação geral antes de tocar qualquer componente elétrico associado ao inversor. Espere pelo menos 10 minutos para garantir a total descarga dos capacitores.

8 VERSÃO DESOFTWARE NOTA! Leia completamente o manual antes de instalar ou operar o inversor. A versão de software usada no CFW-08 é importante porque é o software que define as funções e os parâmetros de programação. Este manual refere-se à versão de software conforme indicado na contra-capa. Por exemplo, a versão 3.0X significa de 3.00 a 3.09, onde X representa evoluções no software que não afetam o conteúdo deste manual. A versão de software pode ser lida no parâmetro P023.

9 CFW-08 - REFERÊNCIA RÁPIDA DOS PARÂMETROS Software: V5.2X Aplicação: Modelo: N.o de série: Responsável: Data: / /.

10

11 A placa Eletrônica de Controle contêm os circuitos responsáveis pelo comando, monitoração e proteção dos componentes da potência. Este cartão contêm também circuitos de comando e sinalização que serão utilizados pelo usuário de acordo com a aplicação, como saídas a relés e entradas digitais.

12 ERRO O IHM MOSTRA UM ERRO ( E06 ) DEVIDO A FALTA OU INTERRUPÇÃO INADEQUADA DE TENSÃO EM UMA ENTRADA DIGITA DA PLACA DE CONTROLE.

13 ERRO Curto – circuito- Se um curto acontecer na saída do inversor ( nos terminais do motor ou nos cabos entre inversor – motor) a sobre corrente é detectada internamente no inversor e um comando para bloquear os IGBT´s é dado. O curto é eliminado em micro segundos

14 ERRO Aquecimento do inversor – um sensor é colocado no dissipador traseiro para detectar este aquecimento, e em caso de excesso, desliga o inversor – seu mau funcionamento pode causar o desligamento indevido

15 ERRO Queda de tensão da rede – Esta proteção é necessária para evitar um mau funcionamento dos circuitos de controle e o motor e para evitar a sobrecorrente quando a rede volta a tensão nominal.


Carregar ppt "AULA 5 CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO. Vantagens de se usar inversores 1. Substituição de variadores mecânicos 2. Substituição de variadores eletro-magnéticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google