A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE PLANTAS MONOCOTILEDÔNEAS E DICOTILEDÔNEAS Quanto a sua morfologia externas, as plantas monocotiledôneas e as dicotiledôneas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE PLANTAS MONOCOTILEDÔNEAS E DICOTILEDÔNEAS Quanto a sua morfologia externas, as plantas monocotiledôneas e as dicotiledôneas."— Transcrição da apresentação:

1 PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE PLANTAS MONOCOTILEDÔNEAS E DICOTILEDÔNEAS Quanto a sua morfologia externas, as plantas monocotiledôneas e as dicotiledôneas apresentam algumas características que nos ajudam a identificá-las.

2 A RAIZ Monocotiledônea: raiz em feixe, fasciculada. Dicotiledônea: raiz pivotante, com uma raiz principal.

3 O CAULE As monocotiledôneas possuem caules como: rizoma, bulbo e herbáceos, sem crescimento em espessuras. As dicotiledôneas têm caules lenhosos, com crescimento em espessura.

4 A FOLHA As monocotiledôneas possuem a bainha mais desenvolvida, e as nervuras das folhas são paralelas. As dicotiledôneas,possuem a bainha pouco desenvolvida, e as nervuras das folhas são ramificações da nervura principal.

5 A FLOR Nas plantas monocotiledôneas, as sépalas e as pétalas são organizadas em base de três, são trímeras. Nas plantas dicotiledôneas, as sépalas e as pétalas são organizadas em base de cinco, são pentâmeras.Podem ser raramente organizadas em base de 2 ou 4.

6 A SEMENTE As monocotiledôneas, possuem um cotilédone. As dicotiledôneas, possuem dois cotilédones.

7 NOMENCLATURA Existe uma nova nomenclatura para especificar as mono e dicotiledôneas. Monocotiledônea – liliópsida (que vem do lírio que é uma planta monocotiledônea). Dicotiledônea – magnoliópsida ( quem vem de magnólia que é uma planta dicotiledônea). Essas nomenclaturas são pouco utilizadas nos livros didáticos.

8 REFERÊNCIA CÉSAR E SEZAR. Biologia – volume único. São Paulo, Saraiva: Fotos: Peraçoli, Lucilene T.,


Carregar ppt "PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE PLANTAS MONOCOTILEDÔNEAS E DICOTILEDÔNEAS Quanto a sua morfologia externas, as plantas monocotiledôneas e as dicotiledôneas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google