A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aves Mamíferos Invertebrados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aves Mamíferos Invertebrados"— Transcrição da apresentação:

1 Aves Mamíferos Invertebrados
LOCOMOÇÃO NO AR Aves Mamíferos Invertebrados

2 - corpo revestido por penas;
Aves As aves estão adaptadas ao meio onde se deslocam devido às suas características que as tornam leves e aerodinâmicas. - corpo revestido por penas; - membros anteriores transformados em asas. - músculos peitorais fortes - forma aerodinâmica; - ossos ocos ou pneumáticos - esterno com quilha - sacos aéreos com ar quente - reprodução por ovos

3 Adaptações das aves ao voo

4 As penas permitem o voo

5 Músculos Peitorais Os músculos peitorais representam 20% do peso da ave.

6 Esqueleto das aves A asa corresponde ao membro anterior modificado.
O esterno, que se encontra prolongado em forma de quilha, permite a inserção dos músculos motores nas asas.

7 Ossos ocos Um osso oco de uma ave, visto em corte, para mostrar as finas escoras que o fortalecem

8 Sacos aéreos ligados aos pulmões
No interior do corpo de uma ave há sacos aéreos, semelhantes a bolhas. Tornam a ave mais leve e, em caso de necessidade, ajudam os pulmões a oxigenar o sangue

9 Os Insectos A maioria dos insectos tem dois pares de asas, formados por duas camadas de quitina e percorrido por nervuras, que tornam a asa mais resistente.

10 Acção muscular das asas da borboleta
Nos insectos o movimento das asas, que articulam com o tórax, deve-se às contracções de fortes músculos ligados ao interior do exosqueleto.

11 Mamíferos Os morcegos desenvolveram uma membrana de pele que liga os braços, os dedos alongados, as patas e a cauda – membrana alar. Os fortes músculos peitorais, inseridas no esterno, que tem quilha, e nos braços, permitem que o morcego movimente a membrana alar. A cauda funciona como leme. Os ossos são leves e compacto.

12 Compara a Asa com a Membrana Alar

13 Compara os dois ossos Osso da Ave Osso de Mamífero

14 Mamífero planador O esquilo-voador têm uma membrana unindo o corpo às extremidades dos quatro membros. A cauda funciona como leme. Quando salta estende as extremidades e a membrana desdobra-se permitindo percorrer 30 a 40 m.

15 Peixe-voador As barbatanas peitorais muito desenvolvidas permite- -lhe pequenos voos.

16 Deves Saber: a forma aerodinâmica facilita o voo das aves; o esterno das aves é saliente e em forma de quilha com fortes músculos peitorais: os ossos das aves são ocos e leves – ossos pneumáticos – e estão ligados aos sacos aéreos; os morcegos possuem uma membrana alar e um esqueleto leve. as asas da maioria dos insectos articulam com o tórax e movimentam-se devido a fortes músculos ligados ao interior do exosqueleto.


Carregar ppt "Aves Mamíferos Invertebrados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google