A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lições da Vida de Adão e Eva Primeira Igreja Batista Brasileira em Austin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lições da Vida de Adão e Eva Primeira Igreja Batista Brasileira em Austin."— Transcrição da apresentação:

1 Lições da Vida de Adão e Eva Primeira Igreja Batista Brasileira em Austin

2 As Origens de Adão e Eva Criado a Sua Imagem e Semelhança –Genesis 1:26-28 –Significa que fomos criados à semelhança Moral, Intelectual e Social do Senhor, com todas as características que nos definem como pessoa (intelecto,emoções e vontade) Formados por Deus –Adão: do pó da terra, Genesis 2:7 –Eva: da costela do Homem, Gn 2.22 Feito pouco menor do que anjos –Salmo 8:5-8

3 As Origens de Adão e Eva Deus criou o homem (Adão=hb. Homem, Gn 3.17 – adama=solo, adom=vermelho) livre, i.e.,com plena capacidade de escolha e decisão. Por inferência, tal abilidade foi também concedida aos anjos. Aprendemos aqui algo maravilhoso sobre o caráter de Deus: mesmo com todo o poder, este deseja que suas criaturas o amem espontaneamente. Também com plena autoridade sobre todo o restante da criação. O ato de dar nomes aos animais sugere esta autoridade. Em Gn 1.28, 2. esta autoridade é declarada.

4 A Casa de Adão e Eva Paraíso preparado por Deus –Genesis Paraíso incluiu trabalho –Genesis 2.15 Paraíso incluía regras (limites) –Genesis

5 As Escolhas de Adão e Eva As Boas... – Deu nome aos animais (Gn 2:19-20): obediência – Louvou a Deus por seu Filhos (Gên. 4:1,25) – Ensinou seus filhos sobre adoração (Gen. 4:3-4) As Más... –Gen. 3:1-6: O pecado Original. Por este toda a raça humana foi afetada e a morte e o sofrimento entraram na história (Gn 5.5, ref. Rm 5.12,14; 1 Co 15,22). Por este ato Adão também posiciona a humanidade sob a tutela do pecado (Hb 2.15).

6 Satanás engana Eva Genesis 3.1 Não a serpente que hoje conhecemos ! Satanás é o enganador: –Ele não disse Eve quem ele realmente era; –John 8:44: mentiroso e pai da mentira –Satanás pode aparecer como um anjo de luz (2 Co 11.14)

7 Satanás engana Eva O veneno da Serpente: que estava presente no discurso de Satanás: –Dúvida: lançou questionamentos sobre o caráter de Deus e seus planos para o casal; –Cobiça: incentivou à aquisição de um conhecimento ainda não disponibilizado ao casal com o fim de se tornarem como Deus. –Insurreição/Rebeldia: Levante contra ordens diretas de seu criador.

8 O que aprendemos com Adão e Eva A vida humana tem um valor especial – ditada por suas origens. O Pecado pode separar-nos de Deus e suas bênçãos –Gn 3.24, Is ; Rm 6.23 Podemos ser definidos através de nossas escolhas, boas ou más.

9 Cain e Abel – o Primeiro Homicídio A história destes irmãos se desenrola logo após a expulsão do Éden (Gn 3.23,24). O caminho para a Árvore da Vida estava bloqueado. O pecado havia separado o homem da única fonte de vida! Cain foi o primogênito (Gn 4.1). Eva reconheceu que sua vinda foi uma dádiva de Deus, o Autor da Vida. Cain era agricultor (Gn 4.2), Abel, pastor de ovelhas.

10 Cain e Abel Ambos vieram oferecer sacrifícios a Deus: Genesis 4:3-5 Sabiam da existência Deus! Eles vieram oferecer-lhe sacrifícios (Sl 51.16,17; Tg 2.19)

11 A Oferta de Abel foi aceita por Deus Genesis 4.4 Abel trouxe uma de suas ovelhas como oferta a Deus Por que Abel trouxe esta oferta? –Hb 11.4: Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala

12 A Oferta de Caim foi rejeitada por Deus Genesis 4:5 Caim trouxe do fruto da terra. Deus não aceita tais ofertas? Por que não? –Eles não eram bons? –Deus não gosta de vegetais? (Lv 2) –Caim era um pecador pior do que Abel? –Resposta: Hb 11.4

13 Cain e Abel – o Primeiro Homicídio A primeira personificação do Pecado (Gn 4.7): –Como um animal pronto a atacar (v.7) –Método de Satanás (1 Pe 5.8). Nossa vitória está em resistir as suas provocações (Tg 4.6). Que estava conduzindo a Caim? –1 Jo 3.12 Qual o propósito de Satanás com as pessoas? –Jo 8:44 –Satanás procura esconder a verdadeira natureza do pecado

14 Cain e Abel – o Primeiro Homicídio O Destino de Cain estava em suas próprias mãos: –Ele poderia administrar a situação (v. 7) –Poderia ter vencido a tentação (Tg 1.12: Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam Não existe desculpa para o pecado –Ajuda está sempre disponível (1 Co 10.13: Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar)

15 O Pecado é Progressivo O Primeiro foi a oferta errada –Não agiu pela fé (Rm 10.17) –Abel o fez (Hb 11.4) –Poderia ter parado por aí (Gn 4.5-8) Um pecado levou a outro: –David e Bate-Seba (2 Sm 11) –A maioria das vítimas são os antigos clientes

16 Deus pronunciada julgamento sobre Cain Genesis 4:9: Onde está Abel, teu irmão Por que será que Deus esta pergunta? Genesis 4:10-15: –Deus é o Vingador de todo o pecado (Rm 12.19) –Pecado contra pessoas é pecado contra Deus –Deus punirá aqueles que ferem a outros (Rm 12.20) –Qual é a punição para o pecado? Rm 6:23 Genesis 4:16 –Caim não se arrependeu!

17 Noé (hb. consolo); Filho de Lameque; 10ª geração após Adão. Panorama nos dias de Noé: –Humanidade corrompida pelo pecado: Gn ;11-12:Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente –O Espírito do Senhor ainda tentava persuadir homens ao arrependimento (Gn 6.3) –Deus sente grande pesar pela condição humana (Gn 6.6) e muda de atitude em relação à sua criação (Gn 6.3,6).

18 Noé Embora diande de um cenário tão sombrio, a narrativa bíblica traz um sinal de esperança: Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor (Gn 6.8) Deus lhe revela seus planos (Amós 3.7) e dá ordens específicas e detalhadas sobre o que deveria fazer (Gn ). O Senhor estebelece o tempo até o juízo: 120 anos, i.e., o juízo não seria iminente!

19 Noé Os 120 anos tembém representavam uma oportunidade de arrependimento – Deus deseja que todos sejam salvos! (1 Tm 2.4). Noé procurou persuadir seus contemporâneos do juízo vindouro (2 Pe 2.5) Foi o dilúvio universal? Apenas na extensão onde havia vida animal. (Gn 6.13,17) Cabia a Noé construir a Arca, a Deus, trazer a ele os animais. Possuía Noé experiência na construção de embarcações?

20 Noé Peculiaridades sobre a Arca: –Não possuía quaisquer mecanismo de navegação ou controle; –Não possuía quaisquer instrumentos de segurança. Não possuía saídas de emergência! –Apenas uma porta (Jo 10.7,9; 14.6) –Possuía 3 níveis: nem todos estavam no mesmo nível. Sugere níveis de espiritualidade.

21 Noé O que distinguia Noé de seus contemporâneos? –Fiel (Hb 11.7). Confiou em Deus, mesmo sem jamais ter visto chuva. Entrou na Arca 7 dias antes do dilúvio, sem qualquer evidência na atmosfera; –Obediente: Seguiu todos os mandamentos como lhe ordenara o Senhor –Paciente: 120 anos de intenso trabalho sob constante oposição e desdém; –Líder: Deus trouxe à Noé os animais, mas coube a Noé trazer sua família ao Senhor! –Adorador:Qual sua primeira ação após sair da Arca? Construir um altar para sacrifício! –Íntegro: Gn 6.8,9; Ez 14.14,20

22 Isaque Isaque (hb Yitschak: riso): Filho primogênito do casal Abraão e Sara. Foi o Filho da Promessa pelo qual a bênção de Abraão chegaria à posteridade (Gn 21.12: Porque por Isaque será chamada à tua descendência...) Nasceu de um casal de idosos: Abraão (100) e Sara (90). Foi pai aos 60 anos, estando Abraão ainda vivo (Gn 25.7,26). Tornou-se juntamente com seu Pai, na tipologia mais expressiva de Deus e Seu Filho Jesus Cristo

23 Isaque: um tipo de Cristo Aspectos notáveis: –Seu nascimento foi miraculoso, Gn Jesus foi concebido através da ação miraculosa do Espírito Santo (Mt 1.18) –Foi levado por seu Pai como sacrifício (Gn 22), assim como Jesus foi oferecido pelo Pai como sacrifício pelos pecados (Jo 3.16) –Seu servo (Eliezer) foi levado para preparar uma Noiva: veja aqui a semelhança com o papel do Espírito de preparar uma Noiva (a Igreja) para Cristo. –Um casamento miraculoso. Assim como Deus interviu na escolha de Rebeca, assim fomos também chamados miraculosamente à comunhão do Seu Filho Jesus. ISAQUE DEMONSTRA A MESMA QUALIDADE DE FÉ QUE O TORNA NÃO APENAS FILHO NATURAL DE ABRAÃO, MAS TAMBÉM HERDEIRO DA MESMA FÉ...

24 Isaque Era ele perfeito? –Divisões Familiares: Gn –Cometeu o mesmo erro de seu Pai: Gn Casou-se com Rebeca aos 40 anos (Gn ) –Rebeca era Estéril (Gn 25.21) –Esperou 20 anos para ter filhos (Gn )

25 Isaque Outros fatos notáveis: –Promessa de abundância em meio à escassez: Gn , Deus o fez próspero. –Viveu acima da mediocridade, da oposição e da Inveja: Gn , –Pacifista: Gn –Adorador: Gn –Morre aos 180 anos de idade, presenciando a reconciliação de seus filhos e conhecendo todos os demais patriarcas (Gn )

26 Jacó Jacó (Hb. Yaakov, o que puxa o calcanhar). Filho de Isaque e Rebeca. Viveu 147 anos, sendo os últimos 17 na terra do Egito (Gn 47.28). Dentre os patriarcas, é o personagem cuja vida abrange o maior volume de texto no Livro de Gênesis. Assim o texto Sagrado dá testemunho de sua importância. A profecia sobre os filhos de Rebeca (Gn 25.23) nos mostra que Jacó seria o legítimo herdeiro da bênção Abraâmica, e consequentemente o Messias viria de sua linhagem.

27 Jacó Duas nações: Jaco= Israel, Esaú = Edom Os dois possuem personalidades diferentes (Gn 25.27). Esaú atrai o favoritismo de ______ e Jacó o de _______. Esaú mostra seu descaso por seu direito de primogenitura (Gn , Dt 21.17), revelando assim a importância dos valores espirituais na vida de ambos (ref. Hb 12.16).

28 Somos Jacó ou Esaú? Esau – boa gente, mas muito envolto por cobiças temporais, sem conotação espiritual. Jacó – imperfeito mas com grandes ambições espirituais.Jacó – imperfeito mas com grandes ambições espirituais.

29 NomeErroEfeito Isaque Tentou alterar o plano de Deus Divisão criada em família Rebeca Manipulou circunstâncias Destruiu a comunhão com seu marido e Esaú (Gn 27.45). Presenciou a fuga de Jacó. Jacó Tentou apressar a promessa de Deus Correndo para a vida; perdeu a sua casa Esau Tentou manter o que Deus lhe negara Continuou sem a bênção Abraâmica; guerra com o irmão

30 A Fuga e a Visão de Jacó Observe as duas ocasiões em que Isaque abençõa a Jacó: Gn 27.28,29 (pensava que era Esaú) e Gn 28.3,4: menção da Eretz (Terra): vestígios da bênção abraâmica! A visão da Escada: Gn Deus reitera a promessa (Gn 28.13,15). Jacó chama aquele lugar de Bethel (Hb. Casa de Deus) e faz o voto da entrega do dízimo de tudo o que conquistar (Gn 28.22).

31 Na casa de Labão Jacó então passa a provar um pouco do seu próprio remédio. Labão (irmão de _____) beneficia-se de seu cheap labor por 20 anos (Gn 31.41). Se não por intervenção divina, Jacó teria deixado aquela terra assim como chegou...pobre. 7 anos de trabalho por ________ Os Patriarcas: Léia: Rúben, Simeão, Levi, Judá Bila (serva de Raquel): Dan e Naphtali Zilpa (serva de Léia): Gade e aser Léia: Issacar, Zebulum e Dinah Raquel: José e Benjamin

32 O Retorno a Canaã Sua noite sozinho (Gn 32:24): REFLEXÃO Luta com Deus toda a noite! (Gn 32.24) Deus pergunta, "Qual é seu nome?" (Gn 32.27) Jacob diz, "meu nome é Jacob." – CONFISSÃO. Deus diz, "não mais Jacó, mas Israel porque você lutou com Deus." (Gn 32.28) - ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO. Deus lhe proporciona reconciliação com Esaú (Gn 33)

33 O Fim de sua Jornada Jacó ainda enfrenta situações difíceis e constrangedoras após seu retorno à Canaã: –Episódio com Diná (Gn ) –A Traição de Simeão e Levi (Gn ) –A morte de Raquel (Gn 35.19) –O Episódio com Rúben (Gn 35.22) –A morte de José (Gn 37) –Judá e Tamar (Gn 38) Entretando Deus faz com que nos últimos dias de Jacó este veja o cumprimento das promessas do Senhor na sua vida!

34 O Fim de sua Jornada Jacó desce ao Egito, onde é honrado por Faraó. Abençõa e adota os filhos de José (Gn 48) Morre após profetizar sobre a vida de cada um dos seus filhos (Gn 49), incluindo a bêñção messiânica sobre Judá: o Cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés (Gn )


Carregar ppt "Lições da Vida de Adão e Eva Primeira Igreja Batista Brasileira em Austin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google