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A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR

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Apresentação em tema: "A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR
Profª Drª Maria José de Jesus Alves Cordeiro

2 INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
CENÁRIO ATUAL TOTAL GERAL CAPITAL INTERIOR BRASIL 2.281 825 1.456 PÚBLICAS 249 83 166 FEDERAL 106 55 51 ESTADUAL 82 28 54 MUNICIPAL 61 -- PRIVADAS 2.032 742 1.290 PARTICULAR 1.594 590 1.004 COMUM., CONF.e FILANT. 438 152 286

3 REGIÃO NORTE NORTE 140 89 51 PÚBLICAS 18 16 02 13 12 01 04 ---
TOTAL GERAL CAPITAL INTERIOR NORTE 140 89 51 PÚBLICAS 18 16 02 FEDERAL 13 12 01 ESTADUAL 04 --- MUNICIPAL -- PRIVADAS 122 73 49 PARTICULAR 103 61 42 COMUM., CONF.e FILANT. 19 07

4 REGIÃO CENTRO-OESTE 249 119 130 PÚBLICAS 19 08 11 10 07 03 04 01 05 --
TOTAL GERAL CAPITAL INTERIOR CENTRO-OESTE 249 119 130 PÚBLICAS 19 08 11 FEDERAL 10 07 03 ESTADUAL 04 01 MUNICIPAL 05 -- PRIVADAS 230 111 PARTICULAR 203 95 108 COM., CONF. E FILANT. 27 16

5 VAGAS OFERECIDAS, INGRESSOS E CONCLUINTES 2007
CANDIDATOS INSCRITOS TOTAL DE INGRESSOS DIFERENÇA ENTRE OFERTA E INGRESSO INGRESSO CONCLU. 2007 DIFER. 2004-I 2007-C BRASIL 47,5% 46,6% PÚBLICAS 30.769 9,34% 45,9% FEDERAL 3.400 2,2% 89.257 71.589 44,5% ESTADUAL 4.011 3,5% 80.014 72.189 47,4% MUNICIPAL 60.489 78.727 37.131 23.358 38,6% 44.930 24.260 20.670 46% PRIVADAS 52,6% 55,4% PARTICULAR 54% 51,7% COMUM., CONF.,FILAN. 48,6% 59,9% Fonte: Tabela 4.2 e 6.1 – PNAD 2007; Censo do Ensino Superior de INEP

6 VAGAS OFERECIDAS, INGRESSOS E CONCLUINTES 2007
CANDIDATOS INSCRITOS TOTAL DE INGRESSOS DIFERENÇA ENTRE OFERTA E INGRESSO INGRESSO CONCLU. 2007 DIFER. 2004-I 2007-C REGIÃO NORTE 90.535 53.601 37,2% 87.508 44.265 43.243 49,4% PÚBLICAS 28.649 27.126 1.523 5,3% 31.203 22.253 8.950 28,7% FEDERAL 18.257 17.824 433 2,4% 17.500 12.585 4.915 28,1% ESTADUAL 8.332 84.336 8.087 245 2,9% 12.229 9.016 3.213 26,3% MUNICIPAL 2.060 4.647 1.415 645 3,1% 1.474 562 912 4,2% PRIVADAS 63.409 52.078 45,1% 56.305 22.012 34.293 60,9% PARTICULAR 54.803 46.461 45,9% 47.797 18.367 29.430 61,6% COMUM., CONF.,FILA. 14.223 19.875 8.606 5.617 39,5% 8.508 3.645 4.863 54,4% Fonte: Tabela 4.2 e 6.1 – PNAD 2007; Censo do Ensino Superior de 2004 INEP

7 VAGAS OFERECIDAS, INGRESSOS E CONCLUINTES 2007
CANDIDATOS INSCRITOS TOTAL DE INGRESSOS DIFERENÇA OFERTA x INGRESSO INGRESSO CONCLU. 2007 DIFER. 2004-I 2007-C REGIÃO CENTRO-OESTE 53,2% 68.457 78.418 PÚBLICAS 33.178 30.261 2.917 8,8% 32.407 20.909 11.498 35,5% FEDERAL 17.213 17.002 211 1,3% 18.660 11.172 7.488 40,1% ESTADUAL 10.810 59.662 10.652 158 1,5% 12.120 7.877 4.243 35% MUNICIPAL 5.155 4.515 2.607 2.548 49,4% 1.627 1.860 +233 114% PRIVADAS 59,2% 47.548 66.920 57,8% PARTICULAR 80.996 59,9% 83.667 33.299 50.368 60,2% COMUM., CONF.,FILAN. 45.593 55.269 20.086 25.507 56% 30.801 14.249 16.552 53,7% Fonte: Tabela 4.2 e Tabela 6.1 – PNAD 2007 ; Censo do Ensino Superior – 2004 – INEP

8 EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE CONCLUINTES 2003 A 2007
ANO BRASIL NORTE CENTRO-OESTE 2003 13,3 % 30,7 % 24,5 % 2004 18,6 % 105,5% 26,3% 2005 14,6 % -25,2% 18,2 % 2006 2,6 % 7,2 % -0,8 % 2007 2,7% 15,6 % -4,0 %

9 2007 BRASIL 10,0 % 7,3 R. NORTE 10,9 % 6,8 R. CENTRO-OESTE 8,1 % 7,5
DADOS SOBRE JUVENTUDE, EDUCAÇÃO, RAÇA E COR 2007 ANALFABETISMO Nº MÉDIO DE ANOS DE ESTUDO BRASIL 10,0 % 7,3 R. NORTE 10,9 % 6,8 R. CENTRO-OESTE 8,1 % 7,5 RAÇA OU COR BRANCA 6,1% 8,2 NEGRA 14,1% 6,4 FONTE . Comunicado da Presidência nº 12, o quarto da série - PNAD – 2007, que versa sobre educação, juventude e raça/cor. Obs. Raça Negra é composta de pretos e pardos.

10 EVASÃO NA UEMS VAGAS GERAIS e COTA PARA NEGROS

11 Quadro 1 – Demonstrativo do Número de Alunos Matriculados (Novos e Veteranos) na UEMS de 2003 a 2007 [1] Ano Total Geral de Alunos Vagas Gerais Veteranos Novos Negros 2003 5.792 - 2004 6.278 4.678 1.297 236 2005 6.729 4.762 1.372 491 183 308 2006 7.290 5.110 1.869 600 386 214 2007 7.273 4.891 1.457 744 533 211 4 anos 5.995 969 [1] Tabela de elaboração própria com dados coletados na Divisão de Assuntos Acadêmicos da Pró-Reitoria de Ensino da UEMS.

12 TABELA 7 – Ingresso e Permanência na Área de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde
1º ano com Cotas Matrícula Fev/2004 Evasão 4 anos Dezembro 2007 % Vagas Gerais 428 117 311 27,3% Negros 60 29 31 48,3% TABELA 8 – Ingresso e Permanência na Área de Ciências Humanas e Sociais 1º Ano com Cotas Matrícula Fev/2004 Evasão 4 anos Dezembro 2007 % Evasão Vagas Gerais 955 176 779 18,4% Negros 130 53 77 40,7% TABELA 9 – Ingresso e Permanência na Área de Ciências Exatas e Tecnológicas 1º Ano com Cotas Matrícula Fev/2004 Evasão 4 anos Dezembro 2007 % Evasão Vagas Gerais 513 304 209 59,3% Negros 56 41 15 73,2%

13 TABELA 14 – Comparação entre Total de Ingressantes/2003 e Egressos/2007
VESTIBULAR DEZEMBRO /2003 INGRESSO FEV/2004 APROVADOS / EGRESSOS DEZEMBRO/2007 Cota Vagas Aprov. % Matric. Total de no 4º ano De (-) para o 5º ano Egressos com Diploma de Gerais 1.148 7.287 81,1% 1.337 novos 540 40,4% 157 383 28,6% 569 de Vestiulares anteriores 124 21,8% 28 96 16,8% Negros 328 290 86,3% 236 71 28,8% 22 49 20,7% Indígenas 164 116 62,3% 67 09 13,4% 01 08 11,9% % de diferença entre egressos oriundos do vestibular 2003: Brancos e Negros = 7,9% Brancos e Indígenas = 16,7% Negros e Indígenas = 8,8%

14 UNIDADE: Dourados CURSO: Ciências da Computação TURNO: Integral ANO VAGAS GERAIS NEGROS INDÍGENAS 1º 2004 85 alunos Nº alunos: 74 Nº de disciplinas: Nº alunos: 09 Nº alunos: 02 AP AD REP EVA TE 09 45 08 10 02 04 01 - 2º 2005 65 alunos Nº alunos: 60 Nº alunos: 04 Nº alunos: 01 36 05 06 3º 2006 53 alunos Nº alunos: 49 Nº alunos: 03 17 18 01* 4º 2007 41 alunos Nº alunos: 38 Nº alunos: 0 13 15 03

15 UNIDADE: Dourados CURSO: Ciência da Computação TURNO: Integral ANO VAGAS GERAIS NEGROS INDÍGENAS 1º 2007 144 alunos Nº alunos: 127 Nº de disciplinas: Nº alunos: 09 Nº alunos: 08 AP AD REP EVA TE 08 63 18 38 - 04 05 03 01 2º 2008 97 alunos Nº alunos: 87 Nº alunos: 07 Nº alunos: 03 48 29 10 02 --

16 MOTIVOS DE EVASÃO Falta de motivação Problemas de saúde
Distância da família Ambiente acadêmico e mal atendimento Formação básica deficiente Dificuldades financeiras Transporte e alimentação Relação professor-aluno

17 Condições de moradia Falta de programas de apoio institucional (bolsas) Falta de espaços de convivência Ausência de programas sociais e esportivos Desconexão entre a educação básica e o ensino superior Cursos caros falta de flexibilidade nas negociações financeiras

18 PERGUNTAMOS: A evasão tem sido analisada com profundidade, com dados confiáveis, históricos e análises estatísticas, permitindo entender as causas e pontos a serem atacados no seu combate? Os dados do processo seletivo tem sido aproveitados nessas análises?

19 A sua instituição preocupa-se em atender os alunos com grande número de faltas e baixo aproveitamento? E a reprovação? Ainda é considerada natural ou como um insucesso institucional? E a evasão? È vista pelos professores como algo preocupante ou como menos trabalho nas atividades?

20 PROPOSTAS Programa de atualização pedagógica para os professores, principalmente dos primeiros anos; Flexibilização dos currículos; Atividades para os acadêmicos como seminários, oficinas, palestras e visitas de profissionais da área;

21 Melhoria do ambiente acadêmico (estrutura física e atendimento pessoal);
Mobilidade entre os cursos; Criação de programas de nivelamento; Valorização dos bons professores e suas práticas; Recepção dos alunos pelos docentes e veteranos;

22 Acompanhamento pela coordenação de curso do desempenho acadêmico dos alunos como prevenção à evasão e repetência; Programas de monitoria/tutoria, bolsas permanência e aconselhamento e orientação aos acadêmicos; Modificação do processo seletivo Tornar o ambiente universitário agradável.

23 OBRIGADA!


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