A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Música como Gênero de Discurso: Apostas para a Sala de Aula

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Música como Gênero de Discurso: Apostas para a Sala de Aula"— Transcrição da apresentação:

1 A Música como Gênero de Discurso: Apostas para a Sala de Aula
Flávia Silene Santos CORREIA (Bolsista PIBID/CAPES) Pedro Paulo de Deus Lima (Bolsista PIBID/CAPES) Lilian Ferraz da Silva (Bolsista PIBID/CAPES) Janira Marinho SANTOS (IC Voluntária) Orientação – Profª. Drª. Ester SOUZA Dias de luta, dias de Glória. Charlie Brown Jr.  Canto minha vida com orgulho Na minha vida tudo acontece Mas quanto mais a gente rala, mais a gente cresce Hoje estou feliz porque eu sonhei com você E amanhã posso chorar por não poder te ver Mas o seu sorriso vale mais que um diamante Se você vier comigo, aí nós vamos adiante Com a cabeça erguida e mantendo a fé em Deus O seu dia mais feliz vai ser o mesmo que o meu A vida me ensinou a nunca desistir Nem ganhar, nem perder mas procurar evoluir Podem me tirar tudo que tenho Só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz pra quem eu amo E eu sou feliz e canto e o universo é uma canção e eu vou que vou História, nossas histórias  Dias de luta, dias de glória 4x  Oh minha gata, morada dos meus sonhos Todo dia, se pudesse eu ia estar com você Já te via muito antes nos meus sonhos Eu procurei a vida inteira por alguém como você Por isso eu canto a minha vida com orgulho Com melodia, alegria e barulho Eu sou feliz e rodo pelo mundo Sou correria mas também sou vagabundo Mas hoje dou valor de verdade pra minha saúde,  pra minha liberdade Que bom te encontrar nessa cidade Esse brilho intenso me lembra você História, nossas histórias Dias de luta, dias de glória 4x  Hoje estou feliz, acordei com o pé direito E vou fazer de novo, vou fazer muito bem feito Sintonia, telepatia, comunicação pelo cortex bum bye bye Introdução Defendemos a utilização do gênero de discurso música na sala de aula, tendo em vista a tematização de questões curriculares relacionadas a aspectos intra e interculturais, bem como intertextuais em aulas de língua materna. Observações em salas de aula, campos de pesquisa, têm sinalizado que o uso desse gênero, muitas vezes, se restringe a um pretexto para se trabalhar questões linguísticas que deixam de lado aspectos discursivo-contextuais e mesmo interacionais necessários e preconizados por uma abordagem sociointeracionista da língua(gem). Discussão A música por ser um gênero discursivo atualiza posições sociais que se articulam a diversos discursos. Interessa-nos aqui demonstrar a necessidade de uma ação escolar comprometida com a realização cotidiana da linguagem que favoreça a aprendizagem significativa. (COELHO;SOUZA, 2012c) Referências COELHO, Fernanda de Castro Batista; SOUZA, Ester Maria Figueiredo. Dialogia e uso de materiais didáticos na sala de Aula: o gênero discursivo como objeto de Ensino (2012c). In: Anais SEDis Seminários de Estudos do Discurso, novembro 2012, UFBA, a sair. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p , jan./abri RIOLFI, Claudia. (et al). Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Thomson Learnin. Critérios Metodológicos Conhecer e discutir, a partir de uma abordagem etnográfica, o modo como sujeitos professor e alunos percebem o gênero música, os ambientes em que costumam ouvi-la, bem como se esse gênero é utilizado no dia a dia da sala de aula; Analisar a letra da música Dias de luta dias de glória de Charlie Brow Jr. e comparar com outras músicas da mesma temática que vierem à memória dos alunos quando no momento da discussão;  Interpretar a letra da música selecionada com o intuito de refletir sobre estruturas poéticas, por meio da valorização das necessidades do ser humano, por meio da proposição de situações problema do dia a dia do grupo.


Carregar ppt "A Música como Gênero de Discurso: Apostas para a Sala de Aula"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google