A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Hardware

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Hardware"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Hardware
19 de abril de 2017 Olegário Neto

2 Hardware x Software Rárduere x Sófitiuere
???

3 (Sistema de Processamento de Dados)
Sistema de Computação (Sistema de Processamento de Dados) HARDWARE: parte física do sistema de computação (Sistema Central e Periféricos) SOFTWARE: parte lógica do sistema de computação (Software Básico, utilitário e Aplicativo) PEOPLEWARE: pessoas que trabalham com o computador (digitadores, programadores, analistas, usuários do computador)

4 Hardware ▪ Computador ou equipamento eletrônico de processamento de dados ▪ É uma máquina (conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer os resultados da manipulação de informações para um ou mais objetivos. = hardware + software ▪ Hardware ▪ Conjunto formado pelos circuitos eletrônicos e partes eletromecânicas do computador. É a parte física e corresponde a primeira fase do projeto de um computador. ▪ Software ▪ São os programas (conjunto ordenado de instruções), de qualquer tipo e qualquer linguagem, que são introduzidos no computador para fazê-lo trabalhar e produzir resultados.

5 Hardware ▪ Hardware de microcomputador: ▪ Sistema Central (gabinete)
▪ Periféricos (dispositivos) - Hardware localizado fora do microcomputador que viabiliza a comunicação com o mesmo. - Tipos: Dispositivos de entrada de dados Dispositivos de saída de dados Dispositivos de entrada e saída de dados

6 Hardware ▪ Principais componentes do sistema central COMPUTADOR
PROCESSADOR PLACA DE REDE MEMÓRIA PLACA DE VÍDEO PLACA MÃE DISCO RÍGIDO

7 Hardware ▪ Processador (cpu):
▪ É a parte mais importante do computador (cérebro). É acoplado à placa mãe e se conecta, direta ou indiretamente, a todo componente da mesma. Algumas funções importantes: - Interpreta e executa as instruções fornecidas pelos programas. - Cálculos de operações aritméticas e comparações lógicas. - Processamento de todos os tipos de dados. - Controle e gerenciamento dos demais componentes de hardware. Constituído por milhões de transistores: Intel – 1,2 milhões de transistores (7,6 cm x 7,6 cm x 0,3 cm) cpu + coprocessador matemático + 8K cache Velocidade do processador => clock (MHz / GHz)

8 Hardware ▪ Memória: ▪ É o componente responsável pelo armazenamento temporário de programas (instruções) e dados. Conhecido também como memória principal. Tipos: - RAM (Random Acess Memory) Memória volátil onde são carregados programas e dados, que são lidos do HD. Permite leitura e gravação. Seu conteúdo precisa ser salvo antes do desligamento. Muito mais veloz do que as memórias secundárias (HD, CD-ROM). - ROM (Read Only Memory) Memória não volátil que armazena as rotinas de inicialização do computador (Ex: BIOS). Permite apenas leitura e é gravada pelo fabricante. Unidade de capacidade: MB ou GB.

9 Hardware ▪ Placa mãe (motherboard, system board ou planar):
▪ É uma placa de circuito impresso responsável pela interconexão de todos os componentes (processador, memória, placa de vídeo, hd, etc). Através dela o processador se comunica com os demais componentes e periféricos. Algumas características importantes: - Contém a ROM com o programa de controle BIOS (Basic Input Output System) responsável pelo teste inicial do sistema, rotinas de inicialização, carga do so, armazenamento de configurações de hw, data e hora. - Quantidade de slots de expansão existentes (Agp, Pci) e portas USB. - Velocidade de comunicação com periféricos.

10 Hardware ▪ Disco rígido (HD):
▪ É um disco rígido de superficie magnética instalado no gabinete. Corresponde a um sistema de armazenamento não volátil de alta capacidade onde são gravados programas e dados. Os dados gravados no HD podem ser recuperados para a memória principal, alterados e gravados novamente, inúmeras vezes. Importante: velocidade do hd (rpm) e tipo (IDE, SATA, SCSI). Unidade de capacidade: GB.

11 Hardware ▪ Placa de Vídeo:
▪ É o componente responsável pelo processamento das imagens que serão exibidas no monitor. Determina a resolução e a quantidade de cores da imagem. Tipos: - Onboard (integrada na placa mãe) – economia de gastos, porém com pior desempenho. - Offboard – maior preço e maior performance. Importante: quantidade de memória de vídeo (resolução e cores).

12 Hardware ▪ Placa de Rede:
▪ Sua função é estabelecer a comunicação do seu computador com outros computadores formando uma rede. Também é utilizada para acesso a internet de banda larga (modem ADSL). Cabo de rede Rj45

13 Hardware ▪ Periféricos (dispositivos)
▪ Dispositivos de entrada de dados: São usados para transmitir informação ao computador. Codificam a informação em dados que possam ser processados pelo computador. Ex: teclado, mouse, joystick, scanner, microfone. ▪ Dispositivos de saída de dados: São usados pelo computador para se comunicar conosco. Decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário. Ex: monitor, caixa de som, impressora. ▪ Dispositivos de entrada e saída de dados: Funcionam tanto para entrada como para saída de dados. Ex: drive de disquete, CD, DVD, modem, pen drive. ▪ De armazenamento: armazenam informações do computador e para o mesmo. Ex: pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc.

14 DISPOSITIVOS APONTADORES

15 IMPRESSORA MULTIFUNCIONAL
SCANNER

16 PLACA DE REDE PLOTTER

17 PEN DRIVE JOYSTICK

18 Software

19 Software ▪ Sistema de Computação = hardware + software ▪ Software
▪ São os programas (conjunto ordenado de instruções), de qualquer tipo e qualquer linguagem, que são introduzidos no computador para fazê-lo trabalhar e produzir resultados. ▪ Tipos de software ▪ Software básico (programas do sistema) ▪ Aplicativos (programas de aplicação)

20 Software ▪ Software básico (programas do sistema)
▪ Gerenciam a operação do computador e proporcionam um ambiente de utilização da máquina ao usuário. ▪ Ex: compiladores, linguagens de programação, sistemas operacionais. ▪ Aplicativos (programas de aplicação) ▪ Programas de usuário (abordagem sistêmica). ▪ Ex: editor de texto, planilha eletrônica, navegador para Internet, software comercial (folha de pagamento, controle de estoque).

21 Sistemas operacionais

22 Sistemas operacionais
▪ Sistema Operacional ▪ Programa formado por vários módulos que trabalham de modo cooperativo para administrar os recursos de hardware da máquina e auxiliar na execução dos programas do usuário, oferecendo a este uma interface mais amigável com o hardware. ▪ Funciona como um intermediário entre o usuário e o hardware, tornando o uso do computador mais conveniente e também possibilita o compartilhamento dos recursos do sistema. ▪ É o principal software básico que controla todos os recursos do computador (cpu, memória, hd, placa de rede e vídeo, etc). ▪ Alguns exemplos: Windows, Unix, Hp-ux, Aix, Linux (Debian, Ubuntu, Fedora, etc), OS2, MS-DOS, MAC OS.

23 Sistemas operacionais
▪ Estruturado em módulos (módulo => funções específicas) Interpretador de comandos Escalação e alocação de recursos Sistema de arquivos Sistema de E/S Gerenciador de memória Núcleo => drivers HARDWARE

24 Sistemas operacionais
Usuário Aplicativo S.O Sw Básico Hardware

25 Software livre

26 Software livre ▪ O que é Software livre ?
▪ Segundo a FSF, corresponde a qualquer software que possua, simultaneamente, as quatro liberdades abaixo: Primeira: a liberdade de ser executado para qualquer fim. Não importa onde e nem como. O importante é que seu usuário poderá utilizá-lo onde, como e quando desejar. Segunda: a liberdade para qualquer pessoa estudar como o programa funciona, poder adaptá-lo para as suas necessidades. Para que isso seja possível é preciso ter acesso ao código fonte. Terceira: a liberdade de poder distribuir as cópias do software de modo que possa ajudar ao seu próximo. Isso não impede o/a usuário/a de empacotar um software livre de forma personalizada e vendê-lo. Não é uma questão de preço, mas de liberdade para usar, estudar, conhecer, aperfeiçoar, e distribuir/redistribuir como desejar. Quarta: a liberdade de modificar o programa e liberar estas modificações de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

27 Software livre ▪ Ubuntu ( ▪ Significado da palavra: “Sou o que sou pelo que nós somos”. ▪ Surgiu para introduzir o Linux aos usuários através de um sistema amigável e simples de usar, sendo posteriormente preparado para servidores. ▪ Apenas um CD contém tudo que é necessário para o usuário. Os programas adicionais estão disponíveis em repositórios na internet. ▪ É uma distribuição que tem compromisso com a gratuidade. ▪ Possui uma Comunidade dinâmica (fórum, listas de discussão e planeta). ▪ Uma nova versão é lançada para desktops e servidores a cada seis meses.

28 Software livre ▪ Tabelas de softwares equivalentes

29 Obrigado


Carregar ppt "Fundamentos de Hardware"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google