A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eletrónica de potência – dispositivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eletrónica de potência – dispositivos"— Transcrição da apresentação:

1 6019 . Eletrónica de potência – dispositivos
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores O TRIAC Eletrónica de potência – dispositivos Autor Nome do Aluno

2 Laboratório Atenção: Na realização deste laboratório, o formando tem de obedecer a todas as regras de segurança e instruções fornecidas pelo formador. Por se tratar de um laboratório, onde existe risco de morte por eletrocussão (choque elétrico).

3 Laboratório Instruções do formador:
A utilização ou manuseio incorreto do circuito proposto neste laboratório, pode causar o risco de morte ou ferimentos graves. Assim, não ligue o circuito à rede elétrica nacional (230V/50Hz), sem que o mesmo tenha sido devidamente verificado pelo formador.

4 Laboratório Instruções do formador:
Quando o circuito estiver ligado à rede elétrica nacional (230V/50Hz), o seu manuseio e a concretização das medições solicitadas, só podem ser realizadas na presença do formador. Antes de realizar qualquer mediação no circuito, tem de desligar o interruptor geral do mesmo, de modo a fixar as pontas de prova do multímetro de uma forma segura e só depois poderá voltar a ligar o interruptor geral do circuito.

5 Laboratório Objetivos: Verificar o comportamento óhmico do TRIAC;
Verificar o funcionamento do TRIAC em AC e DC; Consultar e interpretar o datasheet de um determinado componente; Utilizar correta e adequadamente o equipamento de instrumentação e medidas.

6 Laboratório Elabore a lista do material fornecido pelo formador: ?

7 Laboratório Identifique os terminais do TRIAC: ?

8 Laboratório Coloque o multímetro na escala de semicondutores e anote dentro do círculo correspondente os valores medidos: ? + -

9 Laboratório Recorrendo ao Datasheet do TRIAC TIC226D, preencha os valores solicitados: VDRM (Repetitive peak off-state voltage) = ? IT(RMS) (Full-cycle RMS) = ? ITSM (Peak on-state surge current full-sine-wave) = ? IGM (Peak gate current) = ?

10 Laboratório Recorrendo ao Datasheet do TRIAC TIC226D, preencha os valores solicitados: IH (Holding current) +12V = ? IH (Holding current) -12V = ? IL (Latching current) +12V = ? IL (Latching current) -12V = ?

11 Laboratório Recorrendo ao Datasheet do TRIAC TIC226D, preencha os valores solicitados: IGT (Gate trigger current) 1º Quadrante = ? (Typ) IGT (Gate trigger current) 2º Quadrante = ? (Typ) IGT (Gate trigger current) 3º Quadrante = ? (Typ) IGT (Gate trigger current) 4º Quadrante = ? (Typ)

12 Laboratório Recorrendo ao Datasheet do TRIAC TIC226D, preencha os valores solicitados: VGT (Gate trigger voltage) 1º Quadrante = ? (Typ) VGT (Gate trigger voltage) 2º Quadrante = ? (Typ) VGT (Gate trigger voltage) 3º Quadrante = ? (Typ) VGT (Gate trigger voltage) 4º Quadrante = ? (Typ)

13 Laboratório Implemente numa breadboard o seguinte circuito:

14 Laboratório Tendo em consideração o circuito anterior, complete o quadro com os resultados observados, indicando o estado da lâmpada (apagada ou acesa): Nota: O interruptor (S) deve estar aberto no momento inicial da experiência. Interruptor (S) Lâmpada (L) Aberto Fechado ?

15 Laboratório Com a lâmpada apagada, faça as seguintes medições. ?

16 Laboratório Com a lâmpada acesa, faça as seguintes medições. ?

17 Laboratório Implemente numa breadboard o seguinte circuito:

18 Laboratório Tendo em consideração o circuito anterior, complete o quadro com os resultados observados, indicando o estado da lâmpada (apagada ou acesa): Nota: O interruptor (S) deve estar aberto no momento inicial da experiência. Interruptor (S) Lâmpada (L) Aberto Fechado ?

19 Laboratório Para o circuito anterior e com recurso ao osciloscópio, apresente o sinal observado aos terminais do TRIAC TIC226D com a lâmpada apagada. Para não danificar o osciloscópio, crie um divisor de tensão com as resistências fornecidas, de modo a atenuar a amplitude do sinal (½ do sinal original).

20 Laboratório Tendo em consideração a forma de onda anteriormente apresentada e o facto de o sinal ter sido atenuado em metade, preencha os valores solicitados: Vpp = ? T = ? f = ?

21 Laboratório Para o circuito anterior e com recurso ao osciloscópio, apresente o sinal observado aos terminais do TRIAC TIC226D com a lâmpada acesa. Para não danificar o osciloscópio, crie um divisor de tensão com as resistências fornecidas, de modo a atenuar a amplitude do sinal (½ do sinal original).

22 Laboratório Tendo em consideração a forma de onda anteriormente apresentada e o facto de o sinal ter sido atenuado em metade, preencha os valores solicitados: Vpp = ? T = ? f = ?

23 Laboratório Com recurso ao osciloscópio e com a lâmpada apagada, apresente o sinal observado aos seus terminais.

24 Laboratório Tendo em consideração a forma de onda anteriormente apresentada, preencha os valores solicitados: Vpp = ? T = ? f = ?

25 Laboratório Com recurso ao osciloscópio e com a lâmpada acesa, apresente o sinal observado aos seus terminais.

26 Laboratório Tendo em consideração a forma de onda anteriormente apresentada, preencha os valores solicitados: Vpp = ? T = ? f = ?

27 Laboratório Com recurso a um X, selecione a resposta correta:
O comportamento do TRIAC é igual em AC e DC? ( ) Verdadeiro; ( ) Falso.

28 Laboratório Com recurso a um X, selecione a resposta correta:
Em DC, o TRIAC permanece à condução mesmo desligando o terminal gate? ( ) Verdadeiro; ( ) Falso.

29 Laboratório Com recurso a um X, selecione a resposta correta:
Em AC, o TRIAC retifica e necessita continuamente de tensão direta na gate, de modo a manter-se em condução. ( ) Verdadeiro; ( ) Falso.


Carregar ppt "Eletrónica de potência – dispositivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google