A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida, Reprodução e Evolução dos Grupos Vegetais. Prof. Magrão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida, Reprodução e Evolução dos Grupos Vegetais. Prof. Magrão"— Transcrição da apresentação:

1 Vida, Reprodução e Evolução dos Grupos Vegetais. Prof. Magrão
Botânica Vida, Reprodução e Evolução dos Grupos Vegetais. Prof. Magrão

2 BIODIVERSIDADE

3 Introdução A vida teve origem no mar. Organismos autotróficos se diversificaram em ambientes marinhos . Por evolução e adaptação ocorreu a invasão do meio terrestre. Este novo meio proporcionou oportunidades mas também dificuldades.

4 A conquista do meio terrestre
A colonização do meio terrestre deve ter ocorrido há cerca de 450 milhões de anos, a partir de ancestrais aquáticos, provavelmente algas clorofíceas multicelulares relativamente complexas. .

5 A conquista do meio terrestre
Esta evolução teve início com o surgimento de dois grandes grupos, um ancestral das atuais briófitas e outro ancestral das plantas vasculares. O primeiro não apresentaria tecidos condutores, ao contrário do segundo.        

6 A conquista do meio terrestre
Posteriormente surgem as plantas vasculares com sementes e depois as plantas vasculares com semente e flor.

7 Evolução Botânica

8 REPRODUÇÃO DAS PLANTAS
1- Reprodução assexuada ou agâmica: onde unidades reprodutivas, provenientes de partes do organismo originam diretamente um outro indivíduo. Ex.: esporos, tubérculos, estolhos, brotamentos em caules e folhas, etc.

9 REPRODUÇÃO DAS PLANTAS
2- Reprodução sexuada ou gâmica: Em todas as plantas terrestres, além de muitas algas e fungos, ocorre um ciclo vital com alternância de gerações haplóide e diplóide (ciclo haplodiplôntico) REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

10 REPRODUÇÃO DAS PLANTAS
A  grande inovação feita pelos vegetais foi a formação de um EMBRIÃO no interior do corpo(não ocorria nas algas): principal fator que contribuiu para o sucesso da dispersão das plantas pelos mais diversos ambientes, além do mutualismo com fungos para a exploração dos nutrientes existentes no solo.O tipo de ciclo de vida que as plantas realizam é mais importante para caracterizá-las do que a sua capacidade de fazer fotossíntese, já que certas espécies não-fotossintetizantes até perderam a clorofila durante o processo evolutivo, passando a viver como parasitos ou em mutualismo(como certas orquídeas e fungos). REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

11 Problemas Desidratação Soluções  Epiderme e Súber Problemas Sustentação Soluções Caule e Raiz: Problemas  Nutrição Soluções Vasos condutores Problemas Reprodução Soluções Esporângios e Flores Problemas Respiração Soluções  Estômatos

12 FILOGÊNESE BOTÂNICA BRIÓFITAS PTERIDÓFITAS GIMNOSPERMAS ANGIOSPERMAS

13 BRIÓFITAS Vegetais de ambientes terrestre úmidos com morfologia bastante simples, conhecidos popularmente como "musgos" ou "hepáticas".

14 BRIÓFITAS São totalmente dependentes da água, ao menos para o deslocamento do anterozóide flagelado até a oosfera. São avasculares, o que limita seu tamanho(+/- 1cm), difundindo seus nutrientes de célula à célula.

15 BRIÓFITAS ALTERNÃNCIA DE GERAÇÕES EM MUSGO

16 ALTERNÃNCIA DE GERAÇÕES EM MUSGO

17 PTERIDÓFITAS -CRIPTÓGAMAS VASCULARES(TRAQUEÓFITAS)
-VASOS CONDUTORES POSSIBILITAM GRANDE TAMANHO, DEVIDO AO TRANSPORTE RÁPIDO E EFICIENTE DE NUTRIENTES . EX. SAMAMBAIA.

18 PTERIDÓFITAS

19 PTERIDÓFITAS

20 PTERIDÓFITAS CICLO ALTERNANTE EM SAMAMBAIA

21 PTERIDÓFITAS

22 PTERIDÓFITAS

23 ALTERNÂNCIA DE GERAÇÕES

24 GIMNOSPERMAS araucária sequóia
As gimnospermas são as primeiras plantas que apresentam semente durante o processo de evolução biológica dos vegetais. A origem do nome está relacionada com a presença destas sementes que estão desprotegidas de frutos, isto é, sementes nuas. araucária sequóia

25 GIMNOSPERMAS As gimnospermas marcam evolutivamente o aparecimento das sementes como conseqüência da heterosporia, que é a produção de dois tipos de esporos, um masculino - micrósporo, e outro feminino - megásporo. Os elementos reprodutivos estão reunidos em estróbilos, que correspondem às flores das gimnospermas. Pinha(estróbilo) Pinhão(semente)

26 GIMNOSPERMAS São plantas traqueófitas, pelo fato de possuírem vasos condutores do tipo xilema e floema, que apareceram, pela primeira vez, durante a evolução das pteridófitas. A partir das gimnospermas ocorre a independência da água para a reprodução, deixando de ser por oogamia, passando a ser por sifonogamia, com o desenvolvimento de um tubo polínico, que carrega o gameta masculino até a oosfera.

27 Diversidade de estróbilos, pinhas ou cones

28 Ciclo do Pinheiro

29

30 ANGIOSPERMAS A conquista definitiva do ambiente terrestre na evolução dos vegetais ocorre com as angiospermas, pois apresentam maior grau de complexidade, maior diversidade de formas e grande distribuição geográfica. Estes vegetais apresentam suas sementes protegidas dentro de frutos, que também funcionam como um mecanismo de dispersão para os vegetais.

31 Alternância de gerações com metagênese pouco nítida
ANGIOSPERMAS Alternância de gerações com metagênese pouco nítida

32 Flor de Angiosperma típica

33 Flor de Angiosperma típica

34 Grão de Pólen (corte transversal)

35 Alternância de gerações
ANGIOSPERMAS Alternância de gerações

36 Alternância de gerações
ANGIOSPERMAS Alternância de gerações

37 sementes típicas de mono e dicotiledôneas
ANGIOSPERMAS sementes típicas de mono e dicotiledôneas

38 grama carvalho

39 LINKS ANGIOSPERMAS http://www.unisanta.br/botanica/imagens.asp


Carregar ppt "Vida, Reprodução e Evolução dos Grupos Vegetais. Prof. Magrão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google