A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caminhos da mente ou coração?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caminhos da mente ou coração?"— Transcrição da apresentação:

1

2 Caminhos da mente ou coração?
Osho

3 Música - To C&A Paul Mauriat

4 Formatação Dezembro/2008 LhT

5 Osho respondendo uma pergunta.
“A disposição feminina para expor e expressar as emoções mais delicadas é uma espécie de coragem? Você pode dizer mais alguma coisa sobre a coragem e sabedoria do coração, em oposição às qualidades cientifica da mente?”

6 Resposta: O modo de o coração se expressar é belo, mas perigoso. O modo de a mente se expressar é comum, mas seguro. O homem escolheu o caminho mais curto e seguro para viver. A mulher escolheu o caminho mais bonito, mas mais escarpado e perigoso das emoções, dos sentimentos, dos estados de espíritos. E como até hoje o mundo foi regido pelos homens, as mulheres sofrem imensamente. A mulher não está conseguindo se adaptar à sociedade que os homens criaram, porque a sociedade é criada de acordo com a razão e a lógica.

7 A mulher quer um mundo do coração, e na sociedade criada pelo homem não há espaço para o coração. Os homens têm de aprender a ouvir mais o coração, porque a razão tem levado a humanidade inteira rumo a um suicídio global. A razão destruiu a harmonia da natureza, a ecologia. A razão criou máquinas belíssimas, mas destruiu a beleza da humanidade. É necessário um pouco mais de coração em tudo.

8 Na minha maneira de ver, o caminho para o nosso ser mais profundo está mais próximo do coração do que da mente. A mente é um atalho caso você queira ir para fora, e o coração é um caminho bem mais longo. Mas, se está querendo se voltar para dentro, a coisa toda muda de figura – o coração é o atalho para o ser, e a mente é o caminho mais longo. É por isso que sou a favor do amor, porque a partir dele é mais fácil levar você para a meditação, levar você para a eternidade da sua vida, levar você para a divindade; isso fica muito difícil a partir da cabeça. Primeiro é preciso ir para o coração, para só então avançar em direção ao ser.

9 Minha ênfase no amor tem uma razão espiritual básica
Minha ênfase no amor tem uma razão espiritual básica. Partindo do coração a mulher pode imediatamente seguir em frente... e o homem pode avançar rumo ao coração sem nenhuma dificuldade. Ele só foi treinado de maneira errada; é só um condicionamento. Disseram-lhe para ser duro, para ser forte, para ser masculino, e tudo isso é bobagem. Nenhum homem chora nem deixa que a tristeza ou a alegria sejam expressas por maio de lágrimas, porque desde a infância lhe dizem que chorar é coisa de mulher, é coisa de maricas. Os homens nunca choram.

10 Mas para que servem as lágrimas. Elas são necessárias
Mas para que servem as lágrimas? Elas são necessárias! São uma linguagem extremamente importante. Há momentos em que você não consegue dizer nada, mas as suas lágrimas podem expressar o que sente. Você pode estar tão cheio de alegria que as lágrimas afloram em seus olhos. Elas são sempre um símbolo de uma experiência transbordante. Você pode se sentir tão triste que nenhuma palavra é capaz de traduzir essa tristeza; as lágrimas ajudam você. Essa é uma das razões por que as mulheres perdem menos a cabeça do que os homens; porque elas não hesitam em chorar, soluçar e atirar coisas a qualquer momento; podem perder a cabeça temporariamente todos os dias. O homem vai acumulando, acumulando e um dia explode – tudo de uma vez! As mulheres enlouquecem aos pouquinhos – e esse jeito é mais sábio, extravasar todos os dias. Para que acumular?

11 Os homens cometem mais suicídio do que as mulheres
Os homens cometem mais suicídio do que as mulheres. É até meio estranho; as mulheres falam mais em cometer suicido, mas raramente o cometem. Os homens quase nunca falam sobre o assunto, mas cometem mais, quase duas vezes mais. O homem vai reprimindo o que sente, mantendo as aparências, uma mentira. E existe um limite para tudo – chega um ponto em que ele não consegue mais segurar as pontas e desaba.

12 É preciso ensinar os homens a pensarem mais com o coração, porque o caminho para o ser passa pelo coração. Você não pode se desviar do coração. A mulher está em melhor situação; ela pode ir do coração diretamente ao ser. Mas, em vez de reconhecerem essa grande qualidade nas mulheres, os homens as condenam. Talvez exista uma razão; talvez eles reconheçam uma certa superioridade nas mulheres, a superioridade do amor.

13 Nenhuma lógica pode ser superior ao amor, e nenhuma mente pode ser superior ao coração. Mas a mente pode ser assassina; pode ser extremamente violenta, e é isso que a mente tem feito há séculos. Os homens batem nas mulheres, reprimem as mulheres, condenam as mulheres. E em resultado os homens estão deixando de elevar a própria consciência. Eles também poderiam ter aprendido a arte de se elevar; poderiam ter trilhado o mesmo caminho. Por isso sempre digo que a libertação das mulheres é também a libertação dos homens. É até mais libertação para os homens do que para as mulheres.

14 Sim, as mulheres têm mais amor
Sim, as mulheres têm mais amor... mas elas também tinham de ter tomado consciência do outro lado da moeda. A porção masculina da mente tem lógica e a porção feminina é ilógica; não é perigosa, só está equivocada, pode ser corrigida. É por isso que o caminho do coração é belo, mas perigoso. O outro lado do amor é o ódio; o outro lado do amor é o ciúme. Por isso, se uma mulher se deixa levar pelo ódio e pelo ciúme, toda a beleza do amor se perde e ela fica apenas com o veneno nas mãos. Ela envenenará a si mesma e todos que estão à volta.

15 Para ser amorosa, a pessoa tem de ficar mais alerta, porque ela pode resvalar para o ódio, que está muito próximo. Todo pico de amor está muito próximo do vale sombrio do ódio; esse vale circunda todo o pico e pode-se cair nele com muita facilidade. Talvez seja essa a razão por que muitas mulheres decidem não amar. Talvez seja essa a razão por que os homens decidiram viver na cabeça e esquecer tudo a respeito do coração... pois o coração é muito sensível. Ele se fere com muita facilidade, seu humor muda assim como o tempo.

16 A pessoa que quer realmente aprender a arte do amor tem de se lembrar de todas essas coisas, e impedir o amor de resvalar para o ódio, para o ciúme. Do contrário, será impossível chegar ao ser – até mais impossível que chegar ali a partir da cabeça.

17 A mulher tem de deixar de lado o ciúme, tem de deixar de lado o ódio
A mulher tem de deixar de lado o ciúme, tem de deixar de lado o ódio. O homem tem abrir mão da lógica e ser um pouquinho mais amoroso. Pode-se usar a lógica, ela é útil. No trabalho científico, ela é útil, mas não no relacionamentos humanos. O homem tem de tomar cuidado para que a lógica não seja a sua única maneira de ser, para que ela seja apenas um instrumento que ele use e depois coloque de lado. A mulher tem de ficar alerta para não resvalar para o ódio, para o ciúme, para a raiva, porque esses sentimentos destruirão o seu mais precioso tesouro de amor. E ambos têm de mergulhar mais fundo no amor. Quanto mais fundo mergulharem, mais perto chegarão do ser.

18 O ser não está tão distante. Ele é a parte mais
profunda do amor, um amor que é absolutamente puro, incondicional. Um amor que é absolutamente alerta, consciente, imediatamente se transforma numa imensa revolução; ele abre as portas do mais recôndito santuário do ser. E atingir o próprio ser é obter da vida tudo o que ela pode dar – toda a fragrância, toda a beleza, toda a alegria, todas as benções.

19 repletos de realizações, e tranqüilidade na mente.
Feliz Natal! E que o ano de 2009 seja repletos de realizações, Com muita saúde, paz no coração e tranqüilidade na mente.

20


Carregar ppt "Caminhos da mente ou coração?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google