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SAP Best Practices for Services Industries V1.604 para Brasil Novidades.

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1 SAP Best Practices for Services Industries V1.604 para Brasil Novidades

2 © SAP 2010 / Page 2 Breve visão geral das novidades Agenda: Visão geral Novidades nas áreas de negócio Relatórios Descrições dos dados mestre SAP Smart Forms predefinidos CRM – WebClient UI Pré-configurado Nova ferramenta de instalação: SAP Best Practices Solution Builder

3 © SAP 2010 / Page 3 SAP Best Practices Solution for Services Industries V1.604: Visão geral do conteúdo: O SAP Best Practices for Services Industries inclui vários cenários predefinidos que abrangem todas as principais áreas de negócio para o setor de serviços do Industry Package Gerenciamento de serviços Processamento de relações com o cliente Gerenciamento de projetos Gerenciamento de recursos do projeto Contabilidade Funções analíticas Processos de integração Marketing com CRM Vendas com CRM A solução Best Practices for Services Industries Solution baseia-se no SAP Best Practices Baseline Package V1.604 SAP Best Practices for Services Industries V1.604 SAP Best Practices for CRM V Durante a instalação você pode selecionar para instalar: o pacote completo (todos os cenários) ou um subconjunto do pacote completo (cenários selecionados).

4 © SAP 2010 / Page 4 SAP Best Practices Solution for Services Industries V1.604: Engagement Mgmt Project Management Service Management Spot Consulting with Fixed Price Billing Sales: Period End Closing Operations Sales Order with Fixed Price and T&M Billing (Extended) Sales Order with Fixed Price and T&M Billing Sales Order with Partial and Down Payment Sales Order with External Resources Internal Maintenance Service with Time & Material Billing Service Contract with Periodic Billing Service with Fixed Price Billing External Procurement of Third-party resources External Procurement of Services Sales of Planned Services Depot Repair Maintenance and Warranty Processing Easy Depot Repair Supply Replacement Material Period End Closing Service Orders Complaints and Returns Management (CRM) Interaction Center Service (with ERP Service Notification) (CRM) Project with Fixed Price and T&M Billing Internal Projects Project with Milestone Billing Project with Percentage of Completion Period End Closing Projects Project with Sales Order with Fixed Price and T&M Billing Project with Sales Order with External Resources Project with Sales Order with Partial and Down Payment Time and Expense Mgmt Project Resource Mgmt Project Staffing Time Recording Travel Management Offline Time Recording Time Recording External Resources Marketing with CRM Lean Campaign Management (CRM) Lead Management (CRM) Interaction Center Marketing (CRM) Sales with CRM Account and Contact Management (CRM) Activity Management (CRM) Pipeline Performance Management (CRM) Interaction Center Sales (with ERP Sales Order) (CRM) Opportunity Management for Services Industries (CRM) Accounting General Ledger Accounts Receivable Accounts Payable Cash Management Asset Accounting Cost of Sales Accounting Segment Reporting Overhead Cost Controlling – Actual Period End Closing in Financial Accounting General Cost Center Planning Period End Closing Activities Activate Document Splitting for Services Industries Analytics SAP ERP Reports for Accounting SAP ERP Reports for Logistics SAP ERP Reports for Project System Interactive Reporting for Marketing, Sales and Service Scenarios (CRM)

5 © SAP 2010 / Page 5 Novidades – Geral Informações gerais de conteúdo: A solução Services Industries V1.604 é baseada na solução Services Industries V1.603 Comparada com a solução Services Industries for v1.603, a nova solução utiliza as seguintes funcionalidades adicionais: Editor de solicitações de faturamento Faturamento de adiantamentos Cockpit do cliente Lean-Order UI Funções de usuário otimizadas para o Netweaver Business Client 3.0 Power-Lists do EhP4 A solução foi simplificada: Um tipo de documento único e comum Ordem de Consultoria é usado para todos os cenários de consultoria Cenários redundantes que utilizavam o tipo de documento de vendas Contrato SD foram removidos

6 © SAP 2010 / Page 6 Novidades – Editor de solicitações de faturamento (I)... um ambiente mais confortável e flexível para o processamento de itens faturáveis: No lugar de:

7 © SAP 2010 / Page 7 Novidades – Editor de solicitações de faturamento (II) O Editor de solicitação de faturamento simplifica o processamento dos itens gerados pelo Processador de item dinâmico (DIP) para cenários que envolvem cobrança relacionada aos recursos utilizados. Os itens e os valores faturáveis podem ser ajustados, acrescidos de itens faltantes, bem como a forma final da fatura pode ser definida. Todas as características do processador de item dinâmico estão disponíveis para uso no agrupamento dos itens faturáveis, permitindo ao usuário definir o nível de detalhe necessário Informações detalhadas quando necessário, por exemplo: (1) somatório de alto nível dos itens por objeto CO, ou (2) mais detalhes como por período e por empregados.

8 © SAP 2010 / Page 8 Novidades – Faturamento de adiantamentos Em geral, faturamento por adiantamento refere-se a um pagamento parcial para cobrir os custos em tempo, despesas e materiais utilizados no decorrer de um trabalho de longo prazo. Na Indústria de Serviços, o gerente de projeto de consultoria (1) revê os custos acumulados e decide por um montante para pagamento. Uma fatura (2) é gerada posteriormente com referência à ordem inicial. O pagamento parcial lançado na contabilidade e para o objeto de custo. A próxima vez que a operação de cobrança relacionada aos recursos é executada (DP90/DP91), o pagamento parcial aparecerá na fatura final (3) a ser liquidada contra os componentes do custo real. ConsultingOrder ConsultingOrder Accumulated costs: Working times: Travel Exp.: On-Account Issued On-Account Utilized CO Cost-Object Draft BillOn-AccountPaymentIssued 3000 Draft BillOn-AccountPaymentIssued CostsRevenue Draft BillFinal Invoice: 850 Billable Hours 3100 Travel Exp. 750 On AccountUtliized (3000) Draft BillFinal Invoice: 850 Billable Hours 3100 Travel Exp. 750 On AccountUtliized (3000) 1 2 3

9 © SAP 2010 / Page 9 Novidades – Cockpit do cliente O cockpit do cliente, juntamente com suas consultas integradas, proporciona uma visão global de todos os processos em curso envolvendo um cliente específico, por exemplo, cotações em aberto, pedidos em aberto, faturamentos a fazer. Por dentro do cockpit, o usuário pode navegar para outras aplicações, como para a folha de histórico, ou para o Lean Order para processar as cotações e pedidos de vendas. O cockpit padrão foi aprimorado para Indústrias Serviços: conjunto diferente de pesquisas foram embutidas critérios de seleção para várias consultas otimizadas para os cenários ServInd botão adicional de atividade para navegar até o Editor de solicitações de faturamento

10 © SAP 2010 / Page 10 Novidades – Lean Order: UI configurável para vendas Como parte do pacote de negócio "Internal Sales Representative" para EhP4, uma nova interface de usuário (UI) foi fornecida para o processamento de documentos de vendas. Isso inclui solicitações, cotações e pedidos. Esta interface é baseada na tecnologia Web Dynpro e pode ser configurado sem programação.

11 © SAP 2010 / Page 11 Novidades – Funções de usuário otimizadas SAP_NBPR_SALESPERSON-S SAP_NBPR_BILLING-S SAP_NBPR_SERVEMPLOYEE-S Baseline Roles for NWBC 3.0 SAP_NBPR_CNSLTMGR_SERV-S* ServInd US Roles for NWBC 3.0 transações não relevantes para os cenários da Industria de Serviços foram removidas Cockpit do cliente otimizado Object-Based Navigation (OBN) melhorado Duas funções disponíveis: SAP_NBPR_CNSLTMGR_SERV-S usa transações clássicas do SAPGUI VA* para processo de doc de vendas, SAP_NBPR_CNSLTMGR_OIF_SERV-S usa WD-App Lean Order

12 © SAP 2010 / Page 12 SAP Best Practices Services Industries Relatórios SAP ERP Benefícios dos relatórios utilizados para o Best Practices for Services Industries: O pacote do SAP Best Practices for Services Industries fornece as informações em vários relatórios na área de contabilidade e logística que podem ser utilizados para monitorar e controlar os processos de sua empresa. O pacote do SAP Best Practices for Services Industries inclui um procedimento de processo empresarial que se concentra em relatórios importantes a serem utilizados na área de sistema de projetos. Além disso, em todas as descrições de cenário, você obtém diretamente as informações dos relatórios listados, que são apropriadas para serem usadas para o cenário específico.

13 © SAP 2010 / Page 13 SAP Best Practices Services Industries Relatórios SAP ERP Gerenciamento de projetos Seleção: real/planejada/desvio Custos/Receitas/Despesas/Recibos Relatório de custos planejados e custos reais Custos/Receitas Reais Síntese da estrutura do projeto Síntese da estrutura Síntese de confirmações Processamento de relações com o cliente Relatório de rentabilidade Analisar custos teóricos e reais das ordens do cliente Partidas individuais de custo real para documentos de venda Relatório de rentabilidade teórica/real Analisar custos e receitas para ordem de serviço Partidas individuais de custo real para documentos de venda Relatórios de logística Administração de serviços Notas de serviço Ordens de serviço e manutenção Lista de equipamentos Análise de custos Síntese de programação Lista de ordens de serviço Relatório para partidas individuais reais Relatório para atividades teóricas/reais Gerenciamento de tempo e despesas Exibir horários de trabalho Relatórios de logística

14 © SAP 2010 / Page 14 SAP Best Practices Services Industries Descrições de dados mestre Benefício dos dados mestre utilizados para o Best Practices for Services Industries: O SAP Best Practices for Services Industries fornece valores standard para diferentes escopos de nível de entrada, como serviços e projetos. Esses valores propostos que permitem que você teste os processos empresariais sem ter de criar seus próprios dados mestre. Se quiser testar os processos empresariais com valores personalizados para dados organizacionais ou materiais específicos, precisará criá-los em seu sistema SAP ERP. Para ajudá-lo a criar seus próprios dados mestre, o SAP Best Practices fornece instruções detalhadas passo a passo que informam exatamente o que é necessário saber para instalar os dados mestre para seu objetivo específico. Para uma visão geral das Descrições dos Dados Mestre fornecidos com o pacote do SAP Best Practices for Services Industries consulte os próximos slides.

15 © SAP 2010 / Page 15 SAP Best Practices Baseline Package Descrições de dados mestre BPPÁrea Criar contas e grupos de contaFinanças Atualização de segmentos e centro de lucro Finanças Manutenção de áreas funcionaisFinanças Criar centro de custo e grupos de centros de custo Controlling Atualizar hierarquias de centro de custoControlling Criar classe de custo e grupos de classes de custo Controlling Criar tipos, grupos de atividadeControlling Criar mestre de fornecedoresFornecedor Criar lista de opções de fornecimentoCompras Criar contrato de compraCompras Criar mestre de clientesAtendimento ao cliente Criar condição de preço de vendasAtendimento ao cliente Criar lista de tarefasAtendimento ao cliente Criar plano de manutençãoAtendimento ao cliente Criar produto de serviçoAtendimento ao cliente Criar garantia-modeloAtendimento ao cliente Criar equipamentoAtendimento ao cliente Descrições para criação de dados mestre genéricos BPPÁrea Atualizar capacidadeAdministração de serviços Criar centro de trabalhoAdministração de serviços Criar material de produto semiacabado (HALB)Criação de material Criar material de produto comercializável (HAWA)Criação de material Criar material de serviço (DIEN) (não configurável)Criação de material Atualizar ampliação de centro de materialAmpliações Atualizar ampliação de depósito de materialAmpliações Criar número de série/equipamentoAmpliações Atualizar ampliação de organização de vendas de material Ampliações Criar característicasSistema de projetos Criar modelo para Easy Cost PlanningSistema de projetos Criar plano de estrutura de projeto standard (PEP)Sistema de projetos Criar rede standardSistema de projetos Alocar material à rede standardSistema de projetos Criar nome do setSistema de projetos

16 © SAP 2010 / Page 16 SAP Best Practices Baseline Package Descrições de dados mestre Descrições para criação de dados mestre genéricos BPPÁrea Criar condições de imposto SDVendas e distribuição Criar condições para determinação de preços SD Vendas e distribuição Criar registros da mensagem para faturamento Vendas e distribuição Criar empregadoHuman Capital Management Criar perfil de qualificaçãoHuman Capital Management Criar representante de vendasHuman Capital Management Unidades organizacionaisHuman Capital Management Criar mestre de serviçosCompras Atualizar catálogos – Criar grupos de código e códigos QM Avaliação separadaLogística geral Atualizar ampliações de mestre de materiais Ampliações

17 © SAP 2010 / Page 17 SAP Best Practices for Services Industries SAP Smart Forms predefinidos Benefícios dos SAP Smart Forms utilizados para o Best Practices for Services Industries: SAP Smart Forms é uma ferramenta de formulário de impressão robusta e fácil de usar. Ela permite que você crie e modifique formulários facilmente usando uma ferramenta de design gráfico e proporciona mais cor e funcionalidade. Você pode usar os Smart Forms pré-configurados fornecidos com o SAP Best Practices Baseline Packages nos cenários respectivos. Dependendo de suas necessidades e com algumas pequenas adaptações, esses Smart Forms pré-configurados podem ser feitos para rápida utilização nos seus negócios. Os cenários fornecidos com o SAP Best Practices Baseline Package usam SAP Smart Forms sempre que possível. Para algumas áreas, os Smart Forms standard e pré- configurados não estão disponíveis. Nesses casos, os formulários SAPscript são utilizados (formulários SAPscript standard, formulários SAPscript pré-configurados). Para cada SAP Smart Form pré-configurado um exemplo de impressão (formato PDF) é fornecido nos idiomas inglês e português. Além disso, na lista de utilizações, você pode ver que cenários empresariais usam que Smart Forms. Você também obtém informações técnicas adicionais sobre, por exemplo, os modelos de formulários fornecidos, programas de impressão e sub-rotinas utilizadas.

18 © SAP 2010 / Page 18 CRM – UI WebClient Pré-configurada Os seguintes elementos WebClient UI foram pré- configurados para o escopo dos cenários SAP Best Practices: Barra de navegação Quick Create Link Centro de trabalho Grupo de links para Centros de trabalho Logical Links

19 © SAP 2010 / Page 19 Instalação do Best Practices for Services Industries Descrição das opções de instalação para Solutions of Services Industries: Durante a instalação, você pode selecionar para instalar: o pacote completo (todos os cenários) ou um subconjunto do pacote completo (cenários selecionados). Cada subconjunto se concentra em uma área diferente: serviço e projeto Os subconjuntos contêm exatamente aqueles cenários tipicamente necessários na respectiva área. Esses subconjuntos são também descritos como Escopos de nível de entrada. Escopos de nível de entrada podem ser combinados entre si e ampliados com cenários adicionais do SAP Best Practices Baseline package.

20 © SAP 2010 / Page 20 Nova ferramenta de instalação SAP Best Practices Solution Builder O SAP Best Practices Solution Builder é a ferramenta sucessora do SAP Best Practices Installation Assistant é totalmente compatível tecnicamente com as versões anteriores do SAP Best Practices (no que se refere à realização técnica) fornece funcionalidade adicional para administrar SAP Solutions e facilitar os procedimentos do usuário final enfoca "Soluções" (pacotes do SAP Best Practices) suporta uma separação mais clara de tarefas relacionadas ao usuário final e ao desenvolvimento engloba funcionalidade ampliada para o desenvolvimento e implementação suporta definição gráfica do escopo (consulte detalhes no próximo slide)

21 © SAP 2010 / Page 21 SAP Best Practices Solution Builder Definição gráfica de escopo Definição gráfica de escopo com base em modelos Os modelos standard são fornecidos pelo SAP Best Practices (Escopos de nível de entrada) A solução pode facilmente ser ampliada com modelos adicionais Com base na definição do escopo, uma nova solução (solução do cliente) é definida Os cenários de uma solução são dimensionados dinamicamente e ordenados em uma visão de solução do tipo mapa A cor de um cenário é determinada por sua atribuição em uma área de aplicação As áreas de aplicação são definidas no editor de área de aplicação. Aqui, são definidos cor, texto breve e descritivo e sequência

22 © SAP 2010 / Page 22 Solution Builder Administra soluções diferentes (Solution Editor) Mecanismo gráfico de definição de escopo Composer/personalização de estrutura organizacional Editor + atribuição de área de aplicação Gerencia + monitora a implementação de uma solução (baseada em cenário), acesso a logs Atribuição de building blocks, atualização de informações sobre nível/visão de edição de cenário (por exemplo, parâmetros de determinação de preços) Criação de módulos Inserção de diferentes tipos de tarefa de atividades de implementação Atualização dos dados de instalação Solution Builder Assistente de implementação Building Block Builder Solution Builder: Componentes e funcionalidade básica

23 © SAP 2010 / Page 23 Solution Builder Navigation Alternando entre os componentes Solution Builder Assistente de implementação Building Block Builder

24 © SAP 2010 / Page 24 Solution Builder: Ligações do espectro do usuário Definição e exemplo Usuário final com foco em vendas Usuário de desenvolvimento … quer … não quer … ver os cenários … adaptar a Solução utilizando interfaces fáceis e seguras … implementar uma Solução de maneira simples e rápida … entrar em detalhes técnicos … lidar com a estrutura técnica de uma Solução … precisar entender qualquer tecnologia especial de implementação (por exemplo, eCATTs, BC-Sets) … quer … ver os cenários … verificar a estrutura técnica dos cenários e dos módulos … desenvolver seus próprios módulos … desenvolver cenários próprios … desenvolver Soluções combinando partes, por exemplo, fornecidas pelo SAP Best Practices com desenvolvimento próprio …desenvolver de forma fácil e eficiente … utilizar o Solution Builder como ferramenta de implementação eficiente

25 © SAP 2010 / Page 25 Solution Builder: Ferramenta de navegação específica de grupo-alvo Usuário final com foco em vendas Usuário de desenvolvimento Solution Builder Visão de implementação Visão de edição de cenário Assistente de implementação Building Block Builder Visão da solução Visão do cenário

26 © SAP 2010 / Page 26 © 2010 SAP AG. All rights reserved. No part of this publication may be reproduced or transmitted in any form or for any purpose without the express permission of SAP AG. The information contained herein may be changed without prior notice. Some software products marketed by SAP AG and its distributors contain proprietary software components of other software vendors. Microsoft, Windows, Excel, Outlook, and PowerPoint are registered trademarks of Microsoft Corporation. IBM, DB2, DB2 Universal Database, System i, System i5, System p, System p5, System x, System z, System z10, System z9, z10, z9, iSeries, pSeries, xSeries, zSeries, eServer, z/VM, z/OS, i5/OS, S/390, OS/390, OS/400, AS/400, S/390 Parallel Enterprise Server, PowerVM, Power Architecture, POWER6+, POWER6, POWER5+, POWER5, POWER, OpenPower, PowerPC, BatchPipes, BladeCenter, System Storage, GPFS, HACMP, RETAIN, DB2 Connect, RACF, Redbooks, OS/2, Parallel Sysplex, MVS/ESA, AIX, Intelligent Miner, WebSphere, Netfinity, Tivoli and Informix are trademarks or registered trademarks of IBM Corporation. Linux is the registered trademark of Linus Torvalds in the U.S. and other countries. Adobe, the Adobe logo, Acrobat, PostScript, and Reader are either trademarks or registered trademarks of Adobe Systems Incorporated in the United States and/or other countries. Oracle is a registered trademark of Oracle Corporation. UNIX, X/Open, OSF/1, and Motif are registered trademarks of the Open Group. Citrix, ICA, Program Neighborhood, MetaFrame, WinFrame, VideoFrame, and MultiWin are trademarks or registered trademarks of Citrix Systems, Inc. HTML, XML, XHTML and W3C are trademarks or registered trademarks of W3C®, World Wide Web Consortium, Massachusetts Institute of Technology. Java is a registered trademark of Sun Microsystems, Inc. JavaScript is a registered trademark of Sun Microsystems, Inc., used under license for technology invented and implemented by Netscape. SAP, R/3, SAP NetWeaver, Duet, PartnerEdge, ByDesign, Clear Enterprise, SAP BusinessObjects Explorer, and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP AG in Germany and other countries. Business Objects and the Business Objects logo, BusinessObjects, Crystal Reports, Crystal Decisions, Web Intelligence, Xcelsius, and other Business Objects products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP France in the United States and in other countries. All other product and service names mentioned are the trademarks of their respective companies. Data contained in this document serves informational purposes only. National product specifications may vary. The information in this document is proprietary to SAP. No part of this document may be reproduced, copied, or transmitted in any form or for any purpose without the express prior written permission of SAP AG. This document is a preliminary version and not subject to your license agreement or any other agreement with SAP. This document contains only intended strategies, developments, and functionalities of the SAP® product and is not intended to be binding upon SAP to any particular course of business, product strategy, and/or development. Please note that this document is subject to change and may be changed by SAP at any time without notice. SAP assumes no responsibility for errors or omissions in this document. SAP does not warrant the accuracy or completeness of the information, text, graphics, links, or other items contained within this material. This document is provided without a warranty of any kind, either express or implied, including but not limited to the implied warranties of merchantability, fitness for a particular purpose, or non-infringement. SAP shall have no liability for damages of any kind including without limitation direct, special, indirect, or consequential damages that may result from the use of these materials. This limitation shall not apply in cases of intent or gross negligence. The statutory liability for personal injury and defective products is not affected. SAP has no control over the information that you may access through the use of hot links contained in these materials and does not endorse your use of third-party Web pages nor provide any warranty whatsoever relating to third-party Web pages.


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