A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sites noticiosos portugueses Evolução 2006-2008 Fernando Zamith e Catarina Osório Universidade do Porto, 12.12.2008 1ObCiber. 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sites noticiosos portugueses Evolução 2006-2008 Fernando Zamith e Catarina Osório Universidade do Porto, 12.12.2008 1ObCiber. 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Sites noticiosos portugueses Evolução Fernando Zamith e Catarina Osório Universidade do Porto, ObCiber. 2008

2 Potencialidades da Internet Hipertextualidade Multimedialidade Interactividade Instantaneidade Ubiquidade Memória Personalização Hipermedialidade Contextualização

3 ObCiber Levels of expressive possibilities of the four media Daily Newspapper Radio TV (not interactive) News Website HypertextualityLowNone High MultimedialityLowNoneHigh InteractivityLowMedium High ImmediacyNoneHigh UbiquityLowHigh MemoryLow High PersonalizationNone High Fontes: Salaverría (2005: 119) e Zamith (2008: 22)

4 TABELA DE SCHULTZ Table 1: Index of Feedback Options (points per option offered by online newspapers) General address(es) to contact newsroom 1 pt List of at least some editors?/writers? (limited) or: List of editors?/writers? addresses (general pattern) 1 pt 2 pts links to at least some articles? authors (limited) or: links to articles? authors (general pattern) 1 pt 2 pts links to politicians/officials 1 pt Discussion forum(s) or: Discussion forum(s) obviously hosted/journalists participate 2 pts 3 pts Chat room(s) provided or: Chat room(s) obviously hosted/journalists participate 1 pt 3 pts Quick poll/user survey or: ?Sophisticated? poll/survey (open questions/linked to forum/background info) 1 pt 3 pts Letters to the editor displayed online 1 pt MAXIMUM (MINIMUM) 15 pts 0 pts 4ObCiber. 2008

5 Pontuação atribuída a cada potencialidade POTENCIALIDADE PONTUAÇÃO/ PERCENTAGEM Interactividade25 Hipertextualidade20 Multimedialidade12 Instantaneidade12 Ubiquidade4 Memória12 Personalização12 Criatividade3 TOTAL (Máximo)100 5ObCiber. 2008

6 Observação transversal POTENCIALIDADE PONTUAÇÃO MÁXIMA TabelaTransversalTotal Interactividade 25- Hipertextualidade Multimedialidade Instantaneidade Ubiquidade 4-4 Memória Personalização Criatividade 3-3 Hipermedialidade -10 Contextualização -24 TOTAL (Máximo) ObCiber. 2008

7 INTERACTIVIDADE25 P. A. /formulário de contacto genérico1 /formulário de contacto de alguns jornalistas1 /formulário de contacto de todos os jornalistas2 de alguns autores dos artigos1 de todos os autores dos artigos2 de fontes originais1 Fórum de discussão sem participação de jornalistas2 Fórum de discussão com participação de jornalistas3 Sala de comunicação instantânea (chat) sem participação de jornalistas1Inst. Sala de comunicação instantânea (chat) com participação de jornalistas3Inst. Inquérito isolado1 Inquérito associado a outro elemento3Cont. Publicação online de cartas ao director1 7ObCiber. 2008

8 INTERACTIVIDADE (cont.)25 P. A. Publicação de outros conteúdos dos visitantes1 Publicação retardada de comentários aos artigos1 Publicação instantânea de comentários aos artigos2Inst. Votação nos artigos1 Votação nos artigos com reflexo na sua visibilidade2 Blog ou wiki aberto à participação dos visitantes2 Conteúdo jornalístico multimédia interactivo2Mult. 8ObCiber. 2008

9 HIPERTEXTUALIDADE20 P. A. Hiperligação genérica relacionada1Cont Hiperligação extra-textual a artigo relacionado simultâneo1Cont. Hiperligação intra-textual a artigo relacionado simultâneo2Cont. Hiperligação extra-textual a artigo relacionado em arquivo1Co/Me Hiperligação intra-textual a artigo relacionado em arquivo2Co/Me Hiperligação extra-textual a fonte documental original2Cont. Hiperligação intra-textual a fonte documental original3Cont. Hiperligação extra-textual a cronologia do assunto tratado1Cont. Hiperligação intra-textual a cronologia do assunto tratado2Cont. Hiperligação extra-textual a áudio relacionado2Mu/Co Hiperligação intra-textual a áudio relacionado3Mu/Co Hiperligação extra-textual a vídeo relacionado2Mu/Co Hiperligação intra-textual a vídeo relacionado3Mu/Co Hiperligação extra-textual a infografia relacionada1Mu/Co Hiperligação intra-textual a infografia relacionada2Mu/Co Hiperligação extra-textual a galeria de imagens ou diaporama relacionados1Mu/Co Hiperligação intra-textual a galeria de imagens ou diaporama relacionados2Mu/Co 9ObCiber. 2008

10 MULTIMEDIALIDADE12 Fotografia ou desenho1 Diaporama2 Infografia estática1 Infografia dinâmica3 Áudio3 Vídeo sem som3 Vídeo sonoro4 10ObCiber. 2008

11 INSTANTANEIDADE12 P. A. Conteúdo em actualização permanente2 Actualização de artigo explicitada1 Data e hora dos artigos1Cont. Artigo novo 4 horas depois1 Artigo principal novo 4 horas depois2 Artigo novo 8 horas depois1 Artigo principal novo 8 horas depois2 Artigo novo 12 horas depois1 Artigo principal novo 12 horas depois2 Artigo novo 16 horas depois1 Artigo principal novo 16 horas depois2 11ObCiber. 2008

12 UBIQUIDADE4 P. A. Conteúdo parcial em 2 ou mais línguas2Pers. Conteúdo global em 2 ou mais línguas3Pers. Relógios em diferentes fusos horários1 12ObCiber. 2008

13 MEMÓRIA12 P. A. Arquivo parcial simples1 Arquivo parcial organizado por datas e categorias2 Arquivo global simples3 Arquivo global organizado por datas e categorias4 Caixa de pesquisa interna simples2 Caixa de pesquisa interna por 2 critérios3 Caixa de pesquisa interna por 3 ou mais critérios4 Etiquetas (tags) temáticas associadas a cada artigo4Hip. 13ObCiber. 2008

14 PERSONALIZAÇÃO12 P. A. Envio de noticiário geral para 1 Envio de noticiário seleccionado para 2 Envio de noticiário para um dispositivo móvel1 Envio de noticiário para dois ou mais dispositivos móveis2 Envio instantâneo de noticiário geral para computador1Inst. Envio instantâneo de noticiário seleccionado para computador2Inst. RSS geral1 RSS temático2 Configuração simples do 1º ecrã do ciberjornal2 Configuração profunda do 1º ecrã do ciberjornal4 14ObCiber. 2008

15 CRIATIVIDADE3 Outro tipo de aproveitamento de potencialidades da Internet1 Dois outros tipos de aproveitamento de potencialidades da Internet2 Três ou mais outros tipos de aproveitamento de potencialidades da Internet3 15ObCiber. 2008

16 Universo de análise Tema Data GeralEconomiaDesportoTotal Nov Nov Nov 2008* ObCiber Sites noticiosos portugueses de âmbito nacional * Foram analisados também 2 sites académicos

17 Resultados Tema Data GeralEconomiaDesportoAcadém. (amostra) Média Nov ,3%-- Nov ,2%-- Nov ,1%26,2%27%40%27,6% ObCiber Percentagem de aproveitamento das potencialidades da Internet

18 Resultados Âmbito/Tema Data Nacional/Geral Novembro ,3% Novembro ,2% Novembro ,5% ObCiber Universo inicial: 22 sites

19 Potencialidades Percentagem de aproveitamento Interactividade 17,513,215,6 Hipertextualidade 10,73,910,6 Multimedialidade 26,529,644,4 Instantaneidade 51,543,555,9 Ubiquidade 6,83,74,6 Memória 37,531,540,1 Personalização 19,714,826,5 Criatividade 10,113,629,6 Média 23,321,227,1

20 Potencialidades Percentagem de aproveitamento Interactividade 17,513,215,6 Hipertextualidade 10,73,910,6 Multimedialidade 26,529,644,4 Instantaneidade 51,543,555,9 Ubiquidade 6,83,74,6 Memória 37,531,540,1 Personalização 19,714,826,5 Criatividade 10,113,629,6 Média 23,321,227,1 Hipermedialidade 8,64,813,7 Contextualização 12,15,611,6

21

22 ObCiber Potencialidades associadas Percentagem de aproveitamento Hipertextualidade007,4 Multimedialidade8,75,213,3 Instantaneidade7,897,9 Memória18,214,825,9 Personalização6,14,9

23 ObCiber TOP 10 – Nacional - Geral 2006 – 2007 – Site º Público º15º1ºJornal de Notícias º 3ºTSF º 4ºPortugalDiário º4º Expresso º3º6ºRádio Renascença º6º7ºRTP º SIC º12º9ºSol º9ºTV Net-2534

24 ObCiber Site º11º Correio da Manhã º9º12ºDiário Digital º9º12ºVisão º14ºRádio Clube º17º15ºLusa º14º16ºTVI º19º17ºDestak º18º17ºThe Portugal News º16º19ºFábrica de Conteúdos º20º Jornal Digital º20º21ºSemanário º21ºGlobal Notícias º22º23ºDiário de Notícias º 24ºMetro º Sexta º Meia Hora-33 19º25º27º24 Horas1032

25 ObCiber Economia ºJornal de Negócios41 2ºDiário Económico31 3ºAgência Financeira29 4ºOje22 4ºExame22 6ºVida Económica12

26 ObCiber Desporto ºRecord35 2ºMaisFutebol31 3ºO Jogo25 3ºInfodesporto25 3ºRelvado25 3ºFutebol ºA Bola23

27 ObCiber Académicos (amostra) ºJornalismoPortoNet46

28 Potencialidades Percentagem de aproveitamento EconomiaDesportoAcadémicos Interactividade 23,321,728 Hipertextualidade 4,29,345 Multimedialidade 26,438,195,8 Instantaneidade 76,466,712,5 Ubiquidade 03,60 Memória 31,523,858,3 Personalização 27,834,512,5 Criatividade 5,69,583,3 Média 26,22740

29 ObCiber TOP 10 – Global ºPúblicoGeral54 1ºJornal de NotíciasGeral54 3ºTSFGeral48 4ºPortugalDiárioGeral46 4ºExpressoGeral46 4ºJornalismoPortoNetAcadémico46 7ºRádio RenascençaGeral44 8ºJornal de NegóciosEconomia41 9ºRTPGeral40 9ºSICGeral40

30 ObCiber Top 3 - Interactividade pontuação ºPortugalDiário13 2ºJornal de Notícias9 2ºJornal de Negócios9

31 ObCiber Top 3 - Hipertextualidade pontuação ºJornalismoPortoNet16 2ºRádio Renascença8 3ºPortugalDiário6

32 ObCiber Top 3 - Multimedialidade pontuação ºRádio Renascença18 1ºJornalismoPortoNet18 3ºExpresso15

33 ObCiber Top 3 - Instantaneidade pontuação ºJornal de Negócios12 1ºDiário Económico12 1ºPúblico12

34 ObCiber Top 3 - Ubiquidade pontuação ºExpresso2 1ºLusa2 3ºTV Net1 3ºFutebol 3651

35 ObCiber Top 3 - Memória pontuação ºTSF13 1ºJornal de Notícias13 3ºJornalismoPortoNet11

36 ObCiber Top 3 - Personalização pontuação ºPúblico10 2ºRecord8 3ºCorreio da Manhã7

37 ObCiber Top 3 - Criatividade pontuação ºPúblico5 1ºRTP5 3ºExpresso4

38 Meio de origem IntHipMulI ns UbiM em PerCri Média TV e rádio , ,3 36 Rádio 1422,562,587,541,720,816,7 34 TV 822,554,291,72516,7 29 Internet 248,818,864,65029,28,3 27,5 Agência noticiosa 88,366,77566,725 Revista 28208,333,341,78,3 22 Semanário 1512,529,2 6,333, ,3 Diário 203,69,529,835,717,94,8 16,7 Média 17,510,726,551,56,837,519,710,1 23,3 Meios de origem 2006

39 ObCiber Takk!


Carregar ppt "Sites noticiosos portugueses Evolução 2006-2008 Fernando Zamith e Catarina Osório Universidade do Porto, 12.12.2008 1ObCiber. 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google