A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIAS 1. SONDAGEM NACIONAL 2.205 entrevistas 2. QUESTIONÁRIOS 12 escolas básicas integradas da Grande Lisboa 3. GRUPOS DE FOCO 12 grupos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIAS 1. SONDAGEM NACIONAL 2.205 entrevistas 2. QUESTIONÁRIOS 12 escolas básicas integradas da Grande Lisboa 3. GRUPOS DE FOCO 12 grupos."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 METODOLOGIAS 1. SONDAGEM NACIONAL 2.205 entrevistas 2. QUESTIONÁRIOS 12 escolas básicas integradas da Grande Lisboa 3. GRUPOS DE FOCO 12 grupos

4 Uma visão panorâmica dos Media em Portugal

5 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Até 30 anos31 - 50 anos51 - 64 anos> 64 anos 99,399,8 99,9 99,1 Televisão 79,9 78,7 65,9 55,2 Rádio 61,4 68,4 59,9 32,9 Jornais 52,5 49,3 40,6 17,6 Revistas 58,9 41,8 35,1 16,4 Livros 71,8 41,0 26,1 6,0 Cinema 70,4 42,2 21,0 2,4 Computador Utilização dos média por faixa etária (%)

6 DUAS GERAÇÕES EM CONFRONTO (até aos 30 anos / mais de 64 anos) OS JOVENS: 1. Lêem mais 2. Vão mais ao cinema 3. navegam mais na Internet

7 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos> 12 anos 99,6 97,6 99,8 Televisão 58,1 78,4 81,6 80,8 Rádio 39,2 63,8 69,4 79,6 Jornais 22,7 44,6 59,8 66,9 Revistas 17,3 39,9 59,9 80,1 Livros 11,4 44,2 67,5 70,2 Cinema 4,2 37,0 73,5 86,4 Computador Consumo dos media, por anos de escolaridade (%)

8 CONSUMO DOS MEDIA E ESCOLARIDADE COMPARANDO: MENOS DE 4 E MAIS DE 12 ANOS DE ESCOLARIDADE AS IDAS AO CINEMA MULTIPLICAM-SE POR 6 A LEITURA DE LIVROS MULTIPLICA-SE POR 5 A NAVEGAÇÃO NA INTERNET MULTIPLICA-SE POR 20

9 Qual é o grau de credibilidade da informação que a............ transmite? 0 10 20 30 40 50 60 70 80 65,3 34,7 Televisão (canais generalistas de sinal aberto: RTP1+RTP2+SIC+TVI) 18,5 77,1 Rádio (canais nacionais com noticiários regulares: Antena1+RCP+RR+TSF) 61,9 34,9 Jornais diários nacionais (24 horas+CM+DN+Público+JN+Primeiro de Janeiro) 25,0 71,2 Jornais/Revistas semanários nacionais (Expresso+Sol+Sábado+Visão+Focus) Acredita em parteAcredita Credibilidade - mais de 12 anos de escolaridade (%)

10 OS USOS DOS MEDIA 50% DOS INQUIRIDOS LIGA A TV AO CHEGAR A CASA HÁBITO MAIS FREQUENTE: 1.NAS MULHERES 2.NOS MAIORES DE 50 ANOS 3.NOS QUE TÊM MENOS ESTUDOS

11 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos > 12 anosAté 30 anos 31 - 50 anos 51 - 64 anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero 19,0 16,6 16,3 19,8 18,4 13,7 19,5 22,6 18,3 17,5 Costuma desligar a TV quando acaba o programa que está a ver 12,9 14,0 12,4 7,8 10,7 12,112,2 16,9 12,2 12,7 Costuma desligar a Rádio quando acaba o programa que está a ouvir 55,0 50,2 45,0 48,9 57,0 45,1 47,4 62,7 50,3 49,7 Costuma dirigir-se imediatamente para a secção do Jornal que lhe agrada Com que frequência acontecem consigo as seguintes situações? Uso dos media

12 A TV E A RÁDIO INSCREVEM-SE NO AMBIENTE FAMILIAR

13 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos > 12 anosAté 30 anos 31 - 50 anos 51 - 64 anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero 46,9 60,1 54,0 65,3 54,6 59,1 54,5 47,0 61,7 48,3 Informação televisiva 29,7 38,1 31,8 44,7 36,1 33,3 35,5 36,8 39,6 30,2 Informação radiofónica 35,4 49,5 36,2 48,2 41,541,2 43,8 49,3 41,7 43,6 Conteúdo dos jornais Os governos interferem…

14 A VULNERABILIDADE DA TELEVISÃO À INFLUÊNCIA DO PODER POLÍTICO

15 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos > 12 anosAté 30 anos 31 - 50 anos 51 - 64 anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero 59,1 64,3 62,6 72,5 59,9 65,8 64,1 63,8 66,0 60,5 Justifica-se a existência de canais publicos de Televisão 52,4 54,7 55,6 66,0 50,5 60,9 56,5 54,4 57,7 53,6 Justifica-se a existência de estações publicas de Rádio A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO PÚBLICO

16 POR UM SERVIÇO PÚBLICO DE TV E DE RADIODIFUSÃO

17 Televisão

18 Canais preferidos (%) 22,7 4,1 31,6 37,0 0 5 10 15 20 25 30 35 40 RTP 1RTP 2SICTVI

19 O públicos da RTP1 48,3 25,5 16,7 9,5 12,9 29,1 27,9 30,1 61,7 38,3 0 10 20 30 40 50 60 70 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos > 12 anosAté 30 anos 31 - 50 anos 51 - 64 anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

20 O público da SIC 29,8 34,4 21,8 13,9 34,9 39,9 13,8 11,4 43,3 56,7 0 10 20 30 40 50 60 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos > 12 anosAté 30 anos 31 - 50 anos 51 - 64 anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

21 O público da TVI 42,3 31,5 17,5 8,7 32,833,1 16,8 17,3 37,7 62,3 0 10 20 30 40 50 60 70 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos > 12 anosAté 30 anos 31 - 50 anos 51 - 64 anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

22 O PÚBLICO DA RTP 1 MENOS ESCOLARIZADO MAIS VELHO MAIS MASCULINO

23 O PÚBLICO DA SIC MAIS ESCOLARIZADO MAIS JOVEM MAIS EQUILIBRADO (repartição por géneros)

24 O PÚBLICO DA TVI MAIS FEMININO MAIS INTERGERACIONAL MENOR PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS COM FORMAÇÃO SUPERIOR

25 PREFERÊNCIAS (para além da informação) RTP1 Futebol, Concursos e Telenovelas SIC E TVI Telenovelas, Filmes e Séries (maior importância relativa das telenovelas na TVI)

26 O uso do Cabo 13,5 23,7 31,2 31,6 28,7 45,9 18,7 6,7 67,0 33,0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos > 12 anosAté 30 anos 31 - 50 anos 51 - 64 anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

27 Níveis de insatisfação com a programação em horário nobre 9,7 15,4 20,5 27,7 15,4 19,2 19,4 6,8 19,1 12,9 0 5 10 15 20 25 30 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos > 12 anosAté 30 anos 31 - 50 anos 51 - 64 anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

28 Discute frequentemente programas de TV com familiares, amigos ou colegas 14,5 36,4 30,1 19,0 41,9 41,0 14,1 3,0 51,8 48,2 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos> 12 anosAté 30 anos31 - 50 anos51 - 64 anos> 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

29 Incomoda-me a difusão de programas pornográficos na TV 27,0 22,1 17,5 18,6 16,6 17,2 27,8 37,5 14,5 29,8 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos > 12 anosAté 30 anos 31 - 50 anos 51 - 64 anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

30 COMO MELHORAR A TV? PROPOSTAS A CONTRA-CORRENTE

31 Em sua opinião, o que seria preciso para melhorar a TV? (resposta aberta e espontânea) 05101520253035 3,3 Mais programas para públicos específicos(idosos, crianças, jovens,etc) 3,3 Cumprir os horários 5,3 Menos violência nos programas/filmes/séries 7,1 Reduzir repetições (filmes, séries, etc.) 8,0 Mais produção portuguesa 9,2 Mais programas de qualidade em horário nobre 9,3 Mais e/ou melhor informação e/ou mais isenta 19,3 Reduzir/acabar Telenovelas 28,3 Reduzir a publicidade/menos intervalos/ Intervalos mais curtos 30,8 Melhor programação: programas educativos e culturais, documentários, filmes/séries de qualidade

32 Imprensa

33 NUNCA LÊEM JORNAIS 40% DOS INQUIRIDOS COM MAIS DE 30 ANOS 70% COM MAIS DE 64 ANOS 20% COM FORMAÇÃO SUPERIOR

34 Com que frequência acontecem consigo as seguintes situações? 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos > 12 anosAté 30 anos31 - 50 anos 51 - 64 anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero 16,1 25,4 22,5 21,8 32,5 19,9 14,1 13,7 21,3 22,2 Lêem/vêem apenas a primeira página 21,5 36,2 32,4 25,6 44,1 26,6 19,1 23,9 28,1 31,6 Lêem apenas os títulos Jornais diários de Informação Geral

35 - Nos últimos 30 dias leu ou folheou algum Jornal Diário nacional de informação geral 05101520253035 3,4Diários Regionais4,1Publico6,9 Diário de Noticias 21,6Jornal de Noticias32,0Correio da Manhã

36 Revistas especializadas Nos últimos 30 dias leu ou folheou alguma Revista nacional especializada 05101520253035 5,2Lux/Lux Woman 6,8 TV Mais6,9Ana 11,6 Telenovelas14,6Gente/Nova Gente 15,5Caras 15,5TV 7 Dias 19,6TV Guia 28,8Maria

37 Revistas especializadas 17,8 17,4 26,0 11,4 3,0 14,3 23,4 88,2 82,2 82,6 74,0 88,6 97,0 85,7 76,6 11,8 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 AnaCarasGente / Nova Gente Lux / Lux Woman MariaTelenovelasTV 7 DiasTV GuiaTV Mais MasculinoFeminino

38 Nos últimos 30 dias leu ou folheou um jornal desportivo nacional 21,8 38,0 27,2 13,1 35,3 35,6 20,5 8,5 83,5 16,5 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos > 12 anosAté 30 anos31 - 50 anos 51 - 64 anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

39 Internet

40 Internet 2,2 21,3 34,8 41,8 52,4 39,5 7,2 0,9 54,1 45,9 0 10 20 30 40 50 60 Até 4 anos5 - 9 anos10 - 12 anos > 12 anosAté 30 anos31 - 50 anos 51 - 64 anos > 64 anosMasculinoFeminino Anos de escolaridadeIdadeGénero

41 Internet 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 87,3 Casa 26,5 Trabalho 14,1 Escola/ Universidade 31,1 Outro local

42 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

43 IMIGRANTES ACOMODAÇÃO OU DENÚNCIA?

44 CRIANÇAS E PAIS: OLHARES CRUZADOS SOBRE O USO DA INTERNET

45 O QUARTO DA CRIANÇA UM INVESTIMENTO INVERSAMENTE PROPORCIONAL AO ESTATUTO SOCIAL E ECONÓMICO DA FAMÍLIA

46 UMA BASE DE DADOS À DISPOSIÇÃO DE TODOS


Carregar ppt "METODOLOGIAS 1. SONDAGEM NACIONAL 2.205 entrevistas 2. QUESTIONÁRIOS 12 escolas básicas integradas da Grande Lisboa 3. GRUPOS DE FOCO 12 grupos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google