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Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.

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2 Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.

3 Metodologia TÉCNICA UNIVERSO DATA DE CAMPO
Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional. As entrevistas foram realizadas mediante a aplicação de questionário estruturado, com aproximadamente 30 minutos de duração. TÉCNICA População paulista, 12 anos ou mais, pertencente a todas as classes econômicas*. * IBGE (Censo 2000/ Estimativa 2009): habitantes UNIVERSO O estudo foi realizado no Estado de São Paulo. ABRANGÊNCIA O campo foi realizado entre os dias 24 de agosto e 20 de setembro de 2010. DATA DE CAMPO

4 Amostra 15 Mesorregiões do Estado de São Paulo
Foram realizadas 2.414* entrevistas finais, distribuídas em 82 cidades de forma a representar as mesorregiões do Estado de São Paulo (15 no total). (*) Margem de erro máxima de 2 pontos percentuais. Para leitura do total da amostra os dados foram ponderados, considerando as proporções das cidades, de forma a representar o universo estudado. 15 Mesorregiões do Estado de São Paulo 8 3 1 10 9 11 4 12 6 5 2 7 13 14 15rm 15 int. Natureza do Município 61% Interior 39% Região Metropolitana (Capital + Outras cidades) Porte do Município 18% Pequeno (até hab.) 40% Médio ( até hab.) 42% Grande ( hab. ou mais)

5 Considerações As escalas de avaliação utilizadas nesse estudo foram de 11 pontos, em que zero significa a menor nota e 10 a maior nota. + - 6 4 8 9 2 Ponto Médio 10 7 5 3 1

6 Hábitos culturais. A importância da educação.
Quarta mesa: Hábitos culturais. A importância da educação.

7 Atividades que costuma realizar
(Estimulada e múltipla) (Em %) Fund. Médio Superior 95% 98% 97% 78% 93% 91% Regra geral, atividades de caráter cultural têm maior prática entre os de nível superior. 52% 75% 91% 43% 68% 79% + “Artístico” 43% 62% 75% 25% 44% 69% 28% 43% 59% 28% 40% 61% 21% 35% 49% Base: Base: Total da amostra (vide metodologia) P.9 Você costuma ____ , mesmo que de vez em quando?

8 Atividades que costuma realizar
(Estimulada e múltipla) (Em %) Fund. Médio Superior  FESTAS POPULARES e desfiles de CARNAVAL ou micaretas são atividades que atraem os diferentes estratos de formação educacional, de forma equivalente. 64% 66% 68% 35% 49% 62% 26% 41% 58% + “Festividade” 37% 39% 28% 24% 37% 55% 28% 34% 31% 27% 31% 31% Base: Base: Total da amostra (vide metodologia) P.9 Você costuma ____ , mesmo que de vez em quando?

9 Ranking de preferência
Atividades preferidas (Estimulada e múltipla) Ranking de preferência 1º + 2º + 3º Lugares, em % Fund. Médio Superior 66% 60% 50% 41% 46% 37% De modo geral, é maior a preferência por várias das atividades pesquisadas, entre os de nível superior, com destaque para cinema e leitura. 18% 31% 40% 18% 23% 36% + “Artístico” 10% 17% 17% 6% 8% 20% 5% 6% 11% 3% 3% 5% 3% 3% 4% Base: Base: Total da amostra (vide metodologia) P.10b Das atividades culturais e de lazer que você realiza, qual você prefere em primeiro lugar? em segundo lugar? E em terceiro lugar?

10 Ranking de preferência
Atividades preferidas (Estimulada e múltipla) Ranking de preferência 1º + 2º + 3º Lugares, em % Fund. Médio Superior 27% 14% 13% 14% 9% 5% Festas populares e rodeios têm maior predileção entre os de menor escolaridade. 6% 12% 13% + “Festividade” 6% 7% 5% 5% 5% 6% 5% 5% 2% 4% 2% 2% Base: 24% preferem ir a shoppings para lazer ou diversão e 6% têm predileção por assistir ou participar de atividades culturais em parques públicos. Base: Total da amostra (vide metodologia) P.10b Das atividades culturais e de lazer que você realiza, qual você prefere em primeiro lugar? em segundo lugar? E em terceiro lugar?

11 + Atividades preferidas FUNDAMENTAL MÉDIO SUPERIOR LIVROS OUVIR MÚSICA
CINEMA LIVROS SHOWS TURISMO ECOLÓGICO TEATRO BIBLIOTECA + OUVIR MÚSICA FESTAS POPULARES, RELIGIOSAS RODEIOS OU FESTA DO PEÃO OUVIR MÚSICA SHOWS TURISMO ECOLÓGICO P.10b Das atividades culturais e de lazer que você realiza, qual você prefere em primeiro lugar? em segundo lugar? E em terceiro lugar?

12 40% Não costumam ir ao cinema
Razões para não frequentar CINEMAS (Espontânea e múltipla) Fund. Médio Superior (Em %) 34% 23% 18% 24% 21% 14% 15% 20% 15% 40% Não costumam ir ao cinema 10% 7% 12% 8% 7% 12% DESINTERESSE é a principal razão, especialmente entre os de ensino fundamental.  Questões relacionadas à localização e falta de tempo, ficam em um segundo patamar. 6% 10% 7% 6% 8% 1% 3% 8% 12% 5% 4% 8% 4% 2% 4% Citações até 3% no total da amostra Base: Entrevistados que não vão ao cinema – 954 / Ensino Fundamental – 546/ Ensino Médio – 333 / Ensino Superior - 75 entrevistas P.32a Quais as principais razões para você não costumar ir ao cinema?

13 40% não costumam ir ao cinema
Razões para não frequentar CINEMAS (Espontânea e múltipla) 40% não costumam ir ao cinema A localização e a falta de opções de filmes, são razões mais citadas entre os moradores do interior. O desinteresse e a falta de hábito são barreiras entre os mais velhos.  Outros destaques: + - (29%) Não me interesso, não gosto, não me sinto bem fazendo. Mais velhos (22%) Não tem perto de casa/ do trabalho, é difícil de chegar. Classes C/D Interior Pequeno porte (17%) Não tenho tempo de ir (trabalho, estudo). Interior Pequeno porte 16 a 55 anos (9%) Não tenho hábito, costume de fazer. Mais velhos (8%) é caro. Interior Grande porte (7%) faltam opções. Interior Grande porte Citações até 7% no total da amostra Base: Entrevistados que não vão ao cinema P.32a Quais as principais razões para você não costumar ir ao cinema?

14  A falta de interesse é maior entre os de ensino fundamental e médio.
Razões para não frequentar TEATROS (Espontânea e múltipla) Fund. Médio Superior (Em %) 37% 30% 12% 24% 25% 11% 16% 22% 14% 13% 15% 9% 17% 6% 7% 10% 2% 3% 1% 60% Não costumam ir ao teatro DESINTERESSE em primeiro lugar e a localização em segundo, são as principais justificativas de não ir ao teatro.  A falta de interesse é maior entre os de ensino fundamental e médio. Citações até 2% no total da amostra Base: Entrevistados que não vão ao teatro / Ensino Fundamental – 732/ Ensino Médio – 597 / Ensino Superior 114 entrevistas P.32b Quais as principais razões para você não costumar ir ao teatro?

15 60% não costumam ir ao teatro
Razões para não frequentar TEATROS (Espontânea e múltipla) O preço é barreira, especialmente nas cidades de grande porte. 60% não costumam ir ao teatro  Outros destaques: + - (32%) Não me interesso, não gosto, não me sinto bem fazendo. Homens 12 a 25 anos 56 anos ou mais Classes A/B Pequeno porte (24%) Não tem perto de casa/ do trabalho, é difícil de chegar. Interior Pequeno porte Classes A/B (14%) Não tenho tempo de ir (trabalho, estudo). 16 a 55 anos Grande porte (14%) Não tenho hábito, costume de fazer. 41 anos ou mais Pequeno porte (10%) é caro. Mulheres Região Metropolitana Grande porte Citações até 10% no total da amostra Base: Entrevistados que não vão ao teatro P.32b Quais as principais razões para você não costumar ir ao teatro?

16  O desinteresse mais uma vez se destaca entre os menos escolarizados.
Razões para não frequentar MUSEUS (Espontânea e múltipla) Fund. Médio Superior (Em %) 28% 31% 32% 34% 26% 16% 15% 13% 14% 8% 10% 5% 4% 3% 2% - 1% 61% Não costumam ir a museus Novamente a localização e o desinteresse constituem as principais razões de afastamento de atividades de caráter cultural, inclusive Museu.  O desinteresse mais uma vez se destaca entre os menos escolarizados. Citações até 2% no total da amostra Base: Entrevistados que não vão ao museu / Ensino Fundamental – 698/ Ensino Médio – 636 / Ensino Superior 146 entrevistas P.32c Quais as principais razões para você não costumar ir ao museu?

17 61% não costumam ir a museus
Razões para não frequentar MUSEUS (Espontânea e múltipla) 61% não costumam ir a museus  Outros destaques: Falta de espaços e de opções foram justificativas mais mencionadas pelos residentes no interior. O desinteresse destaca-se entre os menos favorecidos economicamente. + - (30%) Não tem perto de casa/ do trabalho, é difícil de chegar. Interior Cidade pequeno porte Homens 12 a 15 anos (34%) 56 anos ou mais (35%) Classes D/E (29%) Não me interesso, não gosto, não me sinto bem fazendo. (14%) Não tenho tempo de ir (trabalho, estudo). Cidade pequeno porte (14%) Não tenho hábito, costume de fazer. Interior Cidade grande porte (9%) faltam opções. Cidade grande porte Interior Citações até 9% no total da amostra Base: Entrevistados que não vão ao museu P.32c Quais as principais razões para você não costumar ir ao museu?

18 68% gostam de realizar ou participar de atividades culturais
Gosto por realizar ou participar de atividades culturais (Estimulada e única – escala de zero a 10) Fund. Médio Superior 68% gostam de realizar ou participar de atividades culturais 36% Notas 10 e 9 33% 37% 43% + 32% 26% 34% 36% Notas 8 e 7 20% 23% 20% 15% Notas 6 e 5 Confirmando os resultados, quanto maior o nível econômico, maior é o GOSTO por atividades culturais.  Os mais velhos e os pertencentes às classes DE têm menor envolvimento com o tema. 6% 9% 5% 2% Notas 4 e 3 - 5% 8% 4% 3% Notas 2 , 1 e 0 7,3 Média 6,8 7,5 8,0 Base: (956) (1063) (395) Citações até 3% no total da amostra P.17 Com base nesta escala do cartão, em que Zero significa que você não gosta nada e dez significa que você gosta muito, o quanto você gosta de modo geral, de realizar ou participar de atividades culturais?

19 68% gostam de participar de atividades culturais .
Pessoas que influenciaram o entrevistado a realizar atividades culturais 69% dos pais afirmam incentivar os filhos a realizar atividades culturais. + Superior (85%) Classes A/B (76%) Tem filhos de 0 a 18 anos (74%) 68% gostam de participar de atividades culturais . Notas 7, 8, 9 e 10 (escala de zero a dez) Base: Entrevistados que têm filhos entrevistas Base: Total da amostra (vide metodologia) Os PAIS destacam-se como os principais influenciadores no gosto pela cultura, especialmente entre os ADOLESCENTES de 12 a 15 anos (57%). (Espontânea e múltipla, em %) Base: Entrevistados que gostam de realizar atividades culturais (notas 7, 8, 9 e 10 ) – entrevistas Citações até 3% no total da amostra P.17 Com base nesta escala do cartão, em que Zero significa que você não gosta nada e dez significa que você gosta muito, o quanto você gosta de modo geral, de realizar ou participar de atividades culturais? P.17a Quem ou quais pessoas, você diria que tiveram maior influência no gosto que você tem por realizar ou participar de atividades culturais? Mais alguém?

20 + + Atividades culturais deveriam ser obrigatórias nas escolas. 8,8
Escola vs. Atividades culturais (Estimulada e única, por atributo - escala de zero a 10) Confirmando a importância atribuída à Cultura, 87% dos paulistas concordam que atividades culturais deveriam ser obrigatórias nas escolas e que este é um critério importante na escolha de uma escola para os filhos. Média Atividades culturais deveriam ser obrigatórias nas escolas. 73% 4% 1% 6% 14% 8,8 Não sabe: 1% (notas zero, 1 e 2) (notas 3 e 4) (notas 5 e 6) (notas 7 e 8) (notas 9 e 10) 87% + Tem filhos de 0 a 18 nos (91%) Grande porte (93%) A oferta de atividades culturais é um critério importante na escolha da escola. Média 5% 2% 8% 18% 65% 8,5 (notas zero, 1 e 2) (notas 3 e 4) (notas 5 e 6) (notas 7 e 8) (notas 9 e 10) Não sabe: 2% + Tem filhos de 0 a 18 anos (87%) Grande porte (85%) 83% Base: Total da amostra (vide metodologia) P.40 Vou ler novamente algumas frases e gostaria que você me dissesse de acordo com este cartão o quanto concorda ou discorda de cada uma delas, em que zero significa que você discorda totalmente e dez que você concorda totalmente. Você pode dar qualquer nota entre zero e dez, dependendo do quanto você discorda ou concorda com cada frase.Então, quanto a ______ que nota você dá?

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