A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olá criançada! Está tudo bem? Vou me apresentar: eu sou o maquinista do comboio dos números. Estou aqui para vos contar uma pequena história… Querem ouvir?Muito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olá criançada! Está tudo bem? Vou me apresentar: eu sou o maquinista do comboio dos números. Estou aqui para vos contar uma pequena história… Querem ouvir?Muito."— Transcrição da apresentação:

1

2 Olá criançada! Está tudo bem? Vou me apresentar: eu sou o maquinista do comboio dos números. Estou aqui para vos contar uma pequena história… Querem ouvir?Muito bem!!!

3 Há uns tempos atrás, os números andavam bastantes baralhados. Ninguém se entendia…as unidades para um lado, as dezenas para o outro As centenas queriam ocupar o lugar das unidades… Bem, uma grande confusão, como podem imaginar!! 9 Até houve um dia que o 794 andava tão baralhado… Que já nem sabia quanto valia!

4 Até que um dia, resolvi ir falar com eles.. Expliquei-lhes que tinha um comboio e que os poderia ajudar. E então foi assim… Eu tinha uma carruagem com 3 janelas. Essa carruagem, chamava-se Carruagem das Unidades Ela ficou mais conhecida como Classe das Unidades Assim, cada ordem poderia ficar com uma janela só para si.

5 Agora já podiam ler números de uma forma mais fácil. Vamos experimentar?593 Leitura por classes: quinhentas e noventa e três unidades Leitura por ordens: cinco centenas, nove dezenas e três unidades 9 Na leitura por classes, lemos todo o número que está dentro da carruagem. Na leitura por ordens, lemos um algarismo de cada vez, dizendo a sua ordem.

6 Leitura por classes: oitocentas e quarenta e cinco unidades Leitura por ordens: oito centenas, quatro dezenas e cinco unidades 4 845

7 Os números andavam todos felizes, quando de repente, o 999 se lembrou: - Como é que vamos fazer com os números que vêm a seguir a mim? - O mil (1000) tem 4 algarismos!!! 9 - Não há problema! – respondi eu. Eu tinha mais uma carruagem. Era a carruagem dos milhares…mais conhecida por Classe dos Milhares.

8 Assim, o 1000 e o números seguintes, já cabiam no meu comboio. 0 Leitura por classes: um milhar e zero unidades. Leitura por ordens: uma unidade de milhar, zero centenas, zero dezenas e zero unidades.

9 Vamos experimentar o número Leitura por classes: três milhares e seiscentas e setenta e uma unidades Leitura por ordens: três unidades de milhar, seis centenas, sete dezenas e uma unidade.

10 Agora o número Leitura por classes: dois milhares e quinhentas e dezanove unidades Leitura por ordens: duas unidades de milhar, cinco centenas, uma dezena e nove unidades.

11 Muito bem! Parece que gostaram da minha história. Depois combinamos para contar-vos outra! Divirtam-se no comboio dos números! E boas viagens numéricas


Carregar ppt "Olá criançada! Está tudo bem? Vou me apresentar: eu sou o maquinista do comboio dos números. Estou aqui para vos contar uma pequena história… Querem ouvir?Muito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google