A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos de Pesquisa: Sequencial e Binária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos de Pesquisa: Sequencial e Binária"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos de Pesquisa: Sequencial e Binária

2 Roteiro Contextualização Pesquisa Sequencial Pesquisa Binária

3 Roteiro Contextualização Pesquisa Sequencial Pesquisa Binária

4 Contextualização Apresentaremos e discutiremos diferentes estratégias para efetuarmos a pesquisa (busca) de um elemento específico em um conjunto de dados. Esta operação é muito importante, pois é encontrada com muita frequência em diversas aplicações. Apresentaremos os métodos de pesquisa sequencial e binária sobre a estrutura de dados vetor.

5 Roteiro Contextualização Pesquisa Sequencial Pesquisa Binária

6 Pesquisa sobre Vetores
Pesquisa Seqüencial (PS) Forma mais simples de realizar pesquisas. Metodologia: Percorre o vetor, elemento por elemento, verificando se o elemento desejado está presente no vetor. Pergunta: Como verificar se o elemento 90 está presente no vetor acima? Pergunta: Quantas comparações são necessárias para achar o elemento 90?

7 Características Extremamente simples o algoritmo;
Pode ser muito ineficiente quando o conjunto de dados é muito grande.

8 Desempenho Computacional
Pior Caso: é quando é necessário realizar n comparações (onde n é o número de elementos); Qual o cenário de pior caso possível ? Melhor Caso: é quando é necessário realizar somente uma comparação; Qual o cenário de melhor caso possível ? Caso Médio: é quando é necessário realizar cerca de n/2 comparações. Qual o cenário de caso médio possível ?

9 Análise de Complexidade da PS
Pode-se desconsiderar os casos extremos (melhor e pior caso). Portanto, qual a complexidade do algoritmo de busca sequencial sobre vetores ?

10 Perguntas Seria possível melhorarmos a eficiência do método apresentado? Como !?

11 Roteiro Contextualização Pesquisa Sequencial Pesquisa Binária

12 Pesquisa sobre Vetores
Pesquisa Binária (PB) Forma mais eficiente de realizar pesquisas em relação ao método de PS. Metodologia: Consiste em comparar alguns itens do vetor com o dado (chave alvo) que deseja-se encontrar. Premissa: os dados contidos no vetor já estão ordenados segundo um critério.

13 Pesquisa sobre Vetores
Metodologia (Cont...): Passos do processo: 1) Checar onde está o ponto médio do vetor. 2) Comparar o elemento do ponto médio (EPM) com a chave alvo (CA). 3) Caso não encontre o dado no passo 2, continuar a pesquisa da seguinte forma: Caso CA<EPM realizar a pesquisa no sub-vetor a esquerda do EPM, partindo do passo 1. Caso CA>PM realizar a pesquisa no sub-vetor a direita do EPM, partindo do passo 1. Caso CA=EPM, então a pesquisa para com sucesso, pois achou o dado desejado!

14 Exemplo de Pesquisa Binária
Exemplo Inicial: Após ordenação: !!!??? Pergunta: Como verificar se o elemento 90 está presente no vetor acima? Pergunta: Quantas comparações são necessárias para achar o elemento 90? Pergunta: Como verificar se o elemento 71 está presente no vetor acima? Pergunta: Quantas comparações são necessárias para achar o elemento 71?

15 Exemplo

16 Exemplo

17 Ilustração de pesquisa usando PB
1 (n-3)/ (n-3)/4 (n-3)/ (n-3)/4 (n-7)/ (n-7)/8 .....

18 Complexidade da Pesquisa Binária
Pior Caso: quando o dado desejado encontra-se na folha da árvore ou não existe. Portanto: O(log2n) Melhor Caso: quando o dado desejado encontra-se na raiz da árvore. Portanto: O(1) Caso Médio: quando o dado desejado encontra-se próximo do “meio” da árvore. Portanto: O(log2n)

19 Complexidade da Pesquisa Binária
Nível da partição Segmentos Comparações n – 1 n – 3 = (((n - 1) / 2) - 1) * 2 n – 7 = (((n - 3) / 4) - 1) * 4 n – 15 = (((n - 7) / 8) - 1) * 8 … … … Total: (n - 1) + (n - 3) + (n - 7) + (n - 15) + …log2n vezes

20 Pesquisa Seqüencial versus Binária

21 Exercícios 1) Faça um programa em C que realize a pesquisa sequencial em uma lista de números inteiros. Peça para o programa ler os números até que o valor -999 seja digitado. Em seguida o programa deve pedir para o usuário digitar o número a ser procurado na lista e efetuar a busca sequencial, informando se o mesmo foi ou não encontrado e se foi, em qual posição da lista este se encontra. 2) Refaça o programa anterior para usar o algoritmo de busca binária. 3) Escreva uma versão recursiva do algoritmo de busca binária.


Carregar ppt "Métodos de Pesquisa: Sequencial e Binária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google