A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COERÊNCIA e COESÃO TEXTUAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COERÊNCIA e COESÃO TEXTUAL"— Transcrição da apresentação:

1 COERÊNCIA e COESÃO TEXTUAL

2 TEXTO Origem: Latim “ TEXTUM”= “TECIDO”
Fios X Ideias ( Intencionalidade comunicativa)

3 Coerência Responsável pelo sentido do texto.
Envolve aspectos lógicos, semânticos e cognitivos.( Compatível com o conhecimento de mundo do emissor e do recebedor )

4 INUTILIDADES Ninguém coça as costas da cadeira. Ninguém chupa a manga da camisa. O piano jamais abana a cauda. Tem asa, porém, não voa, a xícara.

5 De que serve o pé da mesa se não anda
De que serve o pé da mesa se não anda? E a boca da calça se não fala nunca? Nem sempre o botão está na sua casa. O dente de alho não morde coisa alguma

6 Ah. Se trotassem os cavalos do motor. Ah
Ah! Se trotassem os cavalos do motor... Ah! Se fosse do circo o macaco do carro... Então a menina dos olhos comeria Até bolo esportivo e bala de revólver. PAES, José Paulo. É isso ali Rio de Janeiro, Salamandra, 1984

7 Trecho 1 A: Oi! B: Cadê o pacote? Oi! Tudo bem? A: Ocupado?
B: Como assim, sumiu? Claro que não, querida! A: Vou esperar aqui. B: Vocês são todos incompetentes! É só um minutinho, minha pequena.

8 Trecho 2 A: Olha o telefone. B: Estou no banho. A: Está bem.

9 Trecho 1 A: Oi! (A filha entra no escritório do pai e o cumprimenta) B: Cadê o pacote? (O pai falando ao telefone) Oi! Tudo bem?(O pai respondendo à filha) A: Ocupado?(A filha perguntando ao pai) B: Como assim, sumiu? (O pai falando ao telefone) Claro que não, querida! (O pai respondendo à filha) A: Vou esperar aqui. (A filha falando com o pai) B: Vocês são todos incompetentes! (O pai falando o telefone) É só um minutinho, minha pequena. (O pai falando com a filha)

10 Observe o diálogo abaixo:
A: Está chovendo muito! B: Então vou sair de casa. a) À primeira vista, a fala de B é incoerente com o que tinha dito A. Por quê? b) Podemos imaginar, no entanto, uma situação, um contexto, no qual esse diálogo ganhe coerência. Crie esse contexto para que o diálogo acima seja coerente.


Carregar ppt "COERÊNCIA e COESÃO TEXTUAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google