Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
Advertisements

1. Panorama Histórico Fim do domínio islâmico na Europa Ocidental – queda de Granada (1492) Fim do avanço islâmico na Europa Oriental – cerco de Viena.
Oriente Médio Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar,
AL QAEDA E TALEBAN.
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
Cabul – Afeganistão Cingapura
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
AULA DE RECUPERAÇÃO ANUAL 2009
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
PODER PARALELO.
Capitulo 1- Povos e Nações
Porque se faz uma guerra?
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
Sionismo.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre

A CIVILIZAÇÃO ÁRABE ALTA IDADE MÉDIA.
Estrutura Complexidade: religioso, econômico, político, energético, local (interno), global (externo). O Choque de Civilizações A construção do Estado.
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
Fonte: Grande Reportagem, 17 de abril de 2004
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO DE CONFLITOS
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
1) Recentemente um grande número de protesto acorreram e ainda ocorrem no território brasileiro. O que deu origem a estes protestos e quais foram as principais.
Oriente Médio: conflitos
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
GUERRAS DO GOLFO 1991 / 2003 PROF. LÉO && LeMA MATERIAIS DIDÁTICOS.
Iêmen – nova guerra no Oriente Médio
Em 2014, o mundo tem um califado islâmico.
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
01. A posição geográfica dos estados da região
ORIENTE MÉDIO.
O Oriente Médio A Questão Palestina.
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Um panorama nacional e internacional
História já ! O tempo presente
A GUERRA FRIA
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
CURDOS/CURDISTÃO - Mapa/Localização - Quem são os curdos?(origens, história, aspectos gerais) - Territórios que ocupam - Motivos/razões.
O ESTADO ISLÂMICO.
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
ESTADO ISLÂMICO.
Complementação do capítulo 8
A Primavera Árabe e sua relação com o Estado Islâmico Prof. Igor Alves
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
Terrorismo  Definição atual: “Terrorismo é o uso da violência por um sub-grupo do Estado para inspirar o medo através de ataques a civis e/ou alvos significativos,
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. O Estado Islâmico Nome Oficial  Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Islamismo  Religião monoteísta, fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentais de Maomé.  A palavra.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Geografia geral >> O Talibã
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
ATUALIDADES ENEM: GUERRA CIVIL NA SÍRIA CIC/2016.
Transcrição da apresentação:

Fundamentalismo religioso mortal

Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico (também conhecido pela sigla EI), foi proclamadocalifa da região dominada pelo referido grupo, que se situa entre o Iraque e a Síria. O EI reivindica o domínio sobre um vasto território entre esses dois países, que já possuem um longo histórico de guerras e conflitos étnicos e religiosos. Um califado – isto é, um regime político-religioso orientado pela Lei Islâmica Sharia e por preceitos corânicos – instituído por um grupo terrorista constitui um grande problema tanto para a região do Oriente Médio quanto para outras regiões do mundo.

A história da formação do Estado Islâmico está atrelada aos projetos que a Al-Qaeda – organização terrorista fundada por Osama Bin Laden e responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 O Estado Islâmico – que já foi chamado de Estado Islâmico no Iraque e na Síria (ISIS, em inglês) – originou-se como um braço da Al-Qaeda que atuava na região do Levante, na fronteira entre os dois países citados, mas logo se tornou independente da organização de Bin Laden e passou a atuar seguindo suas próprias regras. Os membros mais antigos da Al-Qaeda já declararam que o EI possui uma postura amplamente mais radical que a rede responsável pelos ataques do 11 de setembro.

Assim como a Al-Qaeda, o EI também se guia por uma interpretação extremista da Jihad (guerra santa islâmica) e alimenta a possibilidade de ataques terroristas a países ocidentais, já que encara o Ocidente como um reduto de degenerescência moral e decadência religiosa. Para tanto, há, desde o início de 2014, uma intensa migração de jovens – sobretudo europeus – para a região dominada pelo EI com o objetivo de serem treinados para atuar em defesa do califado. O sequestro de jornalistas, embaixadores e outras pessoas que atuam no Oriente Médio é prática corriqueira do EI. Quando o grupo se sente ameaçado, executa com crueldade essas pessoas mantidas como reféns.

O que é um Califado Islâmico? O Califado é um modelo político criado no século 7, após a morte do profeta Maomé. Neste modelo, o califa é o sucessor do profeta, o chefe da nação e tem o poder de aplicar a sharia (a lei islâmica).

Qual o objetivo do EI? O grupo quer construir um estado islâmico sunita sob um regime radical. Em um primeiro momento, o foco é controlar territórios na Síria e no Iraque, mas líderes do EI já assinalaram a possibilidade de avançar para outros países como Jordânia e Arábia Saudita no futuro.

Como é financiado? Ainda antes de se chamar Estado Islâmico do Iraque do Levante, o grupo recebeu apoio financeiro para entrar na guerra civil síria contra Bashar Al-assad. Atualmente, o grupo controla um grande território entre o Iraque e a Síria e se tornou autossuficiente. As principais fontes dos recursos do EI são a cobrança de impostos nas áreas que domina, o roubo de bancos quando toma uma cidade (o grupo roubou US$ 429 milhões do banco central da cidade de Mossul), contrabando de petróleo e a cobrança de resgates por cidadãos de outros países.

Atualmente, o grupo recebe pouco financiamento externo. Segundo Romain Caillet, especialista em movimentos islâmicos, o financiamento externo, incluindo valores recebido de algumas famílias do Golfo, representa apenas 5% dos seus recursos.

Quais territórios o EI controla? O Estado Islâmico está presente em cerca de 25% da Síria (45 mil km²) e em aproximadamento 40% do Iraque (170 mil km²), um total de 215 mil km², o que equivale ao Reino Unido (237 mil km²), de acordo com Fabrice Balanche, geógrafo especialista da Síria. No entanto, como pode ser visto no mapa abaixo, o grupo controla apenas uma pequena parte desses territórios.

Quem são seus principais inimigos? Segundo Visentini, os inimigos do grupo são os estados seculares da região e quem os apoia. Em primeiro lugar, o governo da Síria, que é secular, e do Iraque, que é xiita. Os Estados Unidos se tornaram um alvo do grupo pois combatem o EI com ataques aéreos desde o começo de agostocombatem o EI com ataques aéreos desde o começo de agosto