Ensino Fundamental, 8º Ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O Chamado de Deus”..
Advertisements

Escola da pontuação.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Ligue o som e clique pra avançar.
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Prof. Francisco Platão Savioli
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Carta de um bebê para sua mãe
Tente ler sem chorar!!!.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Sinais de pontuação.
A Boneca e a Rosa.
A Boneca e a Rosa Branca.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Rotina....
Pontuação : e.
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Carta de um bebê para sua mãe
Só piadas.
A BONECA.
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
APREDENDO A ORAR.
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
Ligue as colunas do computador e concentre-se
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Rotina....
Paintings by Willem Haenraets
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Orações Subordinadas ATENÇÃO 01 02
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
Retextualização conto de machado de Assis ( pai contra mãe)
A BONECA 002 Colacio.j.
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
O que mantem um casal Uma Lição de Vida.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
E.M.E.F. ALCEU AMOROSO LIMA
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
O RE - SENTIMENTO.
Sinais de Pontuação.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
Encontros Marcados.
“A pessoa que sou faz toda a diferença
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Os dois amigos.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A tigela de madeira.
A insaciável Um homem chega em casa, e com um grito, ele diz à sua esposa, Ana! Prepare-se para fazer amor cinco vezes! - Uau! Meu amor! Você está tão.
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Rotina....
Sinais de pontuação.
DOiS MINUTOS DE SARCASMO
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
Carta de um bebê para sua mamãe...
A Boneca e a Rosa Branca.
Escola da pontuação.
Para os Meus 3 amigos.
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
Receita de um Sonhador.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Uma garotinha esperta, de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo. Tudo que ela sabia era que o menino.
Ensino Fundamental , 7º ano
Transcrição da apresentação:

Ensino Fundamental, 8º Ano LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Fundamental, 8º Ano Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas

Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo http://image.slidesharecdn.com/1slidemodulo3-130929194508-phpapp01/95/1-slide-modulo-3-37-638.jpg?cb=1380484014

Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo http://2.bp.blogspot.com/-CqXMmFmeWpA/UogWBkkGDFI/AAAAAAAAAx4/1DUUr7z8Dsk/s400/amigas+conversando+-.gif

Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Os sinais de pontuação são sinais gráficos empregados na língua escrita para tentar recuperar recursos específicos da língua falada, tais como: entonação, jogo de silêncio, pausas, etc. Travessão ( - ) a) dar início à fala de um personagem Ex.: O filho perguntou: - Pai, quando começarão as aulas? b) indicar mudança do interlocutor nos diálogos Ex.: - Doutor, o que tenho é grave? - Não se preocupe, é uma simples infecção. É só tomar um antibiótico e estará bom

Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo c) unir grupos de palavras que indicam itinerários Ex.: A rodovia Belém - Brasília está em péssimo estado. Dicas: Também pode ser usado em substituição à virgula em expressões ou frases explicativas Ex.: Xuxa – a rainha dos baixinhos – será mãe.

O travessão marcando o diálogo Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo O travessão marcando o diálogo -Que celular você tem? -Um branco, e você? -Um preto com roxo e detalhes prateados. http://erapraserengracado.tumblr.com/post/14128170981/dialogo-entre-um-adolescente-da-decada-de-90-e-um

Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: Ex.: Então o padre respondeu: - Parta agora. b) antes de apostos ou orações apositivas, enumerações ou sequência de palavras que explicam, resumem ideias anteriores. Ex.: Meus amigos são poucos: Fátima, Rodrigo e Gilberto. c) antes de citação Ex.: Como já dizia Vinícius de Morais: “Que o amor não seja eterno posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure.”

Os dois pontos marcando o diálogo Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Os dois pontos marcando o diálogo Estávamos sentados no banquinho em frente de casa e tendo uma animada conversa sobre gênero, após o Adriel ter comentado que estavam passando um homem e uma mulher (meus vizinhos andando condomínio): EU: Adriel, o papai é homem. ADRIEL: Papai é homem! EU: A mamãe é mulher. ADRIEL: A mamãe é mulher. E o Adriel, mamãe? EU: O Adriel é homem, igual o papai. ADRIEL: Não, mamãe. Adriel é homem não. Adriel é Super-Homem!

Ponto de Interrogação ( ? ) Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo  Ponto de Interrogação ( ? ) Em perguntas diretas Ex.: Como você se chama? b) Às vezes, juntamente com o ponto de exclamação Ex.: - Quem ganhou na loteria? - Você. - Eu?!

-Você ainda quer sair comigo? Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Ponto de interrogação marcando o diálogo -Você ainda quer sair comigo? -O que você acha?! http://erapraserengracado.tumblr.com/post/14128170981/dialogo-entre-um-adolescente-da-decada-de-90-e-um

Ponto de Exclamação ( ! ) Após vocativo Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Ponto de Exclamação ( ! ) Após vocativo Ex.: “Parte, Heliel!” (As violetas de Nossa Srª. - Humberto de Campos) b) Após imperativo Ex.: Cale-se! c) Após interjeição Ex.: Ufa! Ai!

-E ai mina ,uma balada pra hoje à noite? Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Ponto de exclamação marcando o diálogo -E ai mina ,uma balada pra hoje à noite? -Demorou ,demorou!!!! http://erapraserengracado.tumblr.com/post/14128170981/dialogo-entre-um-adolescente-da-decada-de-90-e-um

Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo ASPAS ( “ ” ) a) isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares. Exemplos: Maria ganhou um apaixonado “ósculo” do seu admirador. A festa na casa de Lúcio estava “chocante”. Conversando com meu superior, dei a ele um “feedback” do serviço a mim requerido. b) indicar uma citação textual Ex.: “Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala”. (O prazer de viajar - Eça de Queirós)

Aspas marcando o diálogo Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Aspas marcando o diálogo -Que faço pra você voltar pra mim? - É só você fazer “assimmm” que eu volto!! http://erapraserengracado.tumblr.com/post/14128170981/dialogo-entre-um-adolescente-da-decada-de-90-e-um

Ela: Como você estaria hoje sem mim? Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo http://www.mensagenscomamor.com/mensagens/conversas_de_casal.htm#ixzz3gfypdQEv Hoje Ela: Como você estaria hoje sem mim? Ele: Provavelmente, eu não estaria aqui. Ela: Estaria onde? Ele: Te procurando.

Londres, Nova York... Ele: Onde você gostaria de estar agora? Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo http://media.giphy.com/media/pYhFb0kn2GhQQ/giphy.gif Londres, Nova York... Ele: Onde você gostaria de estar agora? Ela: Ah, em Paris, Londres, Nova York, esses lugares. E você? Ele: Queria estar na sua mente, no seu olhar e principalmente no seu coração.

Defina amor Ele: Defina amor. Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo http://media2.giphy.com/media/PFjXmKuwQsS9q/giphy.gif Defina amor Ele: Defina amor. Ela: Amor: Afeição viva por alguém ou por alguma coisa… Ele: Não, espere! Ela: Mas você não quer que eu defina amor? Ele: Sim, mas eu quero que você defina amor com suas palavras. Seu tipo de amor. Ela: Você.

Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo http://i2.wp.com/mundoconectado.net/wp-content/uploads/2014/08/dinheiro-dialogos-whatsapp.jpg?resize=300%2C300

Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo http://www.aflordolacio.com.br/wordpress/2013/03/01/dialogo-entre-adolescentes/

Magoada Ele: De tanto você me machucar, chegou a hora de você chorar. Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo https://31.media.tumblr.com/3cf6d0606f40516c76d0d463a7d0dffb/tumblr_mia2dhUMF21s4l5wko1_500.gif Magoada Ela: Por que toda essa grosseria comigo? Isso me deixa magoada!! Ele: De tanto você me machucar, chegou a hora de você chorar.

Eternidade Ele: Vamos ser nada? Ela: Nada?? Como assim???? Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo http://www.tutorialchip.com/freebies/love-wallpapers-for-desktop/ Eternidade Ele: Vamos ser nada? Ela: Nada?? Como assim???? Ele: Sim, porque o NADA dura pra sempre!!

Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Exercitando Questão 1 (CESGRANRIO – 2011 – Petrobrás – Técnico de Enfermagem do Trabalho) Há ERROquanto ao emprego dos sinais de pontuação em: a) Ao dizer tais palavras, levantou-se, despediu-se dos convidados e retirou-se da sala: era o final da reunião. b) Quem disse que, hoje, enquanto eu dormia, ela saiu sorrateiramente pela porta? c) Na infância, era levada e teimosa; na juventude, tornou-se tímida e arredia; na velhice, estava sempre alheia a tudo. d) Perdida no tempo, vinham-lhe à lembrança a imagem muito branca da mãe, as brincadeiras no quintal, à tarde, com os irmãos e o mundo mágico dos brinquedos. e) Estava sempre dizendo coisas de que mais tarde se arrependeria. Prometia a si própria que da próxima vez, tomaria cuidado com as palavras, o que entretanto, não acontecia.

Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Exercitando Questão 2 (CESGRANRIO – 2011 – TRANSPETRO – Administrador Júnior) No diálogo abaixo, cada fala corresponde a um número. I — Por que ele adquiriu somente um ingresso! II — Comprou dois: um para você outro para mim. III — Mas ele saiu daqui dizendo: “Só comprarei o meu!” IV — Pelo visto você acredita em tudo, o que ele diz. Em relação ao diálogo, a pontuação está correta APENAS em a) I b) III c) I e II d) II e IV e) III e IV

Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Exercitando Questão 3(Fund. Carlos Chagas) Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação.    Assinale a letra correspondente ao período de pontuação correta: a – (   ) Hoje, eu daria o mesmo conselho, menos doutrina e, mais análise.  b - (    ) Hoje eu daria o mesmo conselho: menos doutrina e mais análise. c – (   ) Hoje, eu, daria o mesmo conselho, menos doutrina e mais análise. d – (   ) Hoje eu daria o mesmo conselho menos doutrina e mais análise. e – (   ) Hoje eu, daria o mesmo conselho: menos doutrina, e, mais análise.

Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 2 Valter Campanato/Abr / Creative Commons - Atribuição 3.0 Brasil http://image.slidesharecdn.com/1slidemodulo3-130929194508-phpapp01/95/1-slide-modulo-3-37-638.jpg?cb=1380484014 23/07/2015  3 Marie-Lan Nguyen, 2011 / Creative Commons - Atribuição 2.5 Genérica. http://2.bp.blogspot.com/-CqXMmFmeWpA/UogWBkkGDFI/AAAAAAAAAx4/1DUUr7z8Dsk/s400/amigas+conversando+-.gif 6 Vsolymossy / GNU Free Documentation License. http://erapraserengracado.tumblr.com/post/14128170981/dialogo-entre-um-adolescente-da-decada-de-90-e-um 10 12 14 15 http://www.mensagenscomamor.com/mensagens/conversas_de_casal.htm#ixzz3gfypdQEv 16 http://media.giphy.com/media/pYhFb0kn2GhQQ/giphy.gif 17 Agência Brasil / Creative Commons. l Attribution 3.0 Brazi http://media2.giphy.com/media/PFjXmKuwQsS9q/giphy.gif 18 José Cruz/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. http://i2.wp.com/mundoconectado.net/wp-content/uploads/2014/08/dinheiro-dialogos-whatsapp.jpg?resize=300%2C300 19 http://www.aflordolacio.com.br/wordpress/2013/03/01/dialogo-entre-adolescentes

Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 20 Valter Campanato/Abr / Creative Commons - Atribuição 3.0 Brasil https://31.media.tumblr.com/3cf6d0606f40516c76d0d463a7d0dffb/tumblr_mia2dhUMF21s4l5wko1_500.gif 23/07/2015  21 Marie-Lan Nguyen, 2011 / Creative Commons - Atribuição 2.5 Genérica. http://www.tutorialchip.com/freebies/love-wallpapers-for-desktop/ 23/07/2015