O QUE PEDRO DISSE SOBRE O GRANDE CONFLITO 11 “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GRAÇA DA ADORAÇÃO 3 A GRAÇA DA ADORAÇÃO 3. PERCEBEMOS QUANDO... Admiramos… Contemplamos… Observamos… Estamos sob a ação da obra ADORAÇÃO Nos relacionamos.
Advertisements

Servos a serviço do reino Servos que transformam o caos I Pedro 2
Pr. Eduardo Rueda Neto Capelão do Colégio Adventista de Boa Vista em Curitiba/PR, pertencente à Associação Central Paranaense.
“Que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os.
“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação”. 1Ts 5:8.
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2:27,
“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, aprovação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o senhor prometeu.
“Vós sois Meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando”. Jo 15:14.
Consagração da Vida Ministerial
Antes, hoje e a Missão.
A PRIMEIRA VINDA DE JESUS
CRUCIFICADO E RESSURRETO
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
O CHAMADO PARA O DISCIPULADO
QUEM É JESUS CRISTO? 03 “Mas vós, perguntou Ele, quem dizeis que Eu sou? Então, falou Pedro e disse: És o Cristo de Deus” (Lc 9:20).
JESUS EM JERUSALÉM 12 “Quando [Jesus] ia chegando, vendo a cidade, chorou”. Luc 19:41.
SEGUINDO JESUS NA VIDA DIÁRIA
A MISSÃO DE JESUS 08. A MISSÃO DE JESUS 08 “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. Lc. 19:10.
O REINO DE DEUS 11. O REINO DE DEUS 11 “Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus”. (Lc 13:29)
JESUS, O ESPÍRITO SANTO E A ORAÇÃO
JESUS, O MESTRE POR EXCELÊNCIA
A VIRADA TEXTO BÁSICO: II Coríntios 5.17:
PALAVRAS DE VERDADE 09. PALAVRAS DE VERDADE 09.
A missionária inesperada
AS BÊNÇÃOS DOS JUSTOS 05. AS BÊNÇÃOS DOS JUSTOS 05.
O QUE VOCÊ VAI RECEBER NÃO É O QUE ESTÁ VENDO 06.
“O juiz é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo”. Tiago 2:13.
Filipe como missionário
Missões transculturais
Ester e Mordecai 06 “Não pense que pelo fato de estar no palácio da rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora,
Paulo: missão e mensagem
Pedro e os gentios 09. Pedro e os gentios 09 “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão.
O mundo inteiro precisa ouvir?”
Exilados que se tornaram missionários 05 “Foi –lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas O servissem;
“De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”. Jr. 31:3.
“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”
Choque Pr. Elton Tavares.
A crise (interna e externa)
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL”
06 marcas fundamentais da vida de um cristão
A destruição de Jerusalém
REPREENSÃO E REPRESÁLIA
A crise continua 07. A crise continua 07 “O que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo.
JEREMIAS. O Jugo de Jeremias 09 “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me” (Lc. 9:23).
De volta ao Egito 12. De volta ao Egito 12 “Que o Senhor seja uma testemunha verdadeira e fiel contra nós, caso não façamos tudo o que o Senhor, o.
Atos Simbólicos 06. Atos Simbólicos 06 “Não tem o oleiro direito sobre a massa, para o mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?”.
A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12. A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12.
Lições de Jeremias 13. Lições de Jeremias 13 “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá.
A aliança 11. A aliança 11 “Eis aí vem dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá" (Jr 31:31).
Crise no Céu 01. Crise no Céu 01 “Ao nosso Deus, que Se assenta no trono e ao Cordeiro, pertence a salvação.” Ap 7:10.
Mais tristezas para o profeta
Crise no Éden 02 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe feriras o calcanhar.”
A rebelião global e os patriarcas 03 “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto.
Conflito e crise: os juízes 04 “Orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos.
O Conflito continua 05 “E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos.
VITÓRIA NO DESERTO 06. VITÓRIA NO DESERTO 06 “ O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” Lucas 19:10.
Companheiros de armas 08. Companheiros de armas 08.
Lição 11 para 12 de março de Por sua luta pessoal no Grande Conflito, Pedro foi capacitado para escrever-nos sobre a maneira que devemos enfrentar.
O grande conflito e a igreja primitiva 09 “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram.
PAULO E A REBELIÃO 10 “Quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá.
O Evangelho de Mateus. Jesus em Jerusalém 10 “Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a.
O Evangelho de Mateus. O Sermão do Monte 03 “Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da Sua doutrina; porque.
O Evangelho de Mateus. Filho de Davi 01 “Ele salvará o Seu povo do pecado deles”. Mateus 1:21.
O Evangelho de Mateus. Início do ministério de Cristo 02.
O Evangelho de Mateus. Senhor de judeus e gentios 07.
Descanso em Cristo 06. Descanso em Cristo 06 “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mt 11:28).
O Evangelho de Mateus. FÉ E CURA 04 “Qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer ‘levanta-te e anda?”. Mt 9:5.
O Evangelho de Mateus. Companheiros de armas 08 “Disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando Ele, pelo caminho, nos falava, quando.
O Evangelho de Mateus. Os Últimos Dias de Jesus 12.
A restauração de todas as coisas 01 TEXTO CHAVE “Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn. 1:27).
Transcrição da apresentação:

O QUE PEDRO DISSE SOBRE O GRANDE CONFLITO 11

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).

1.Conhecer o tema do Grande Conflito nos escritos de Pedro visualizando que a luta contra o mal é bem real e que todos estão envolvidos nesta batalha. 2.Cultivar a fé nas promessas de Deus para vencer o ceticismo, a perseguição e as tentações. 3.Viver de acordo com a vontade de Deus.

Viver segundo a vontade de Deus requer que renunciemos ao mundo e seus prazeres. Não é tão fácil ter essa atitude num mundo que busca o prazer, especialmente considerando nossa natureza pecaminosa e as influências que nos cercam. Contudo, se compreendermos nossa identidade em Cristo, podemos confiar em Suas promessas para viver segundo Sua vontade.

 Uma adequada compreensão de nossa identidade como cristãos é a base da experiência de viver segundo a vontade de Deus.  Pedro exaltou a Cristo como o grande Sofredor que não apenas nos deixou um exemplo, mas que nos capacita, por meio de Seu sacrifício expiatório, a ter uma vida piedosa neste mundo hostil.  Os incessantes esforços de Satanás para frustrar nosso progresso se tornam a oportunidade de Deus para confirmar nossa vocação e eleição, ou seja, em essência, demonstrar ao Universo expectante que somos um povo especial, um sacerdócio real. Em I Pedro 2:9,10 vemos como o Grande Conflito acontece na vida dos filhos de Deus e de que maneira podemos reagir a ele: DAS TREVAS PARA A LUZ

 Primeiro, ter a consciência do chamado para sair das trevas do pecado para a maravilhosa luz da verdade (I Pe 2:10)  Segundo, os cristãos não podem em sã consciência, se deleitar nas praticas pecaminosas dos ímpios. Ao contrário, eles são chamados a viver de maneira santa (“Sede santos, porque Eu sou santo”, 1Pe 1:16)  Finalmente como cristãos, devemos viver segundo a vontade de Deus, e não segundo os desejos humanos (1Pe 4:8, 9), pois Cristo sofreu em nosso favor (4:1), renunciando às Suas próprias necessidades humanas para que pudéssemos ser libertos da tirania da carne e do pecado. Como proceder quando pressionado a fazer o que é errado somente para não ser diferente dos demais? PRESSÃO DE GRUPO

 Não estava preparado para o que sucederia ao cair nas mãos dos sacerdotes em Jerusalém.  Agiu precipitadamente ao cortar a orelha de Malco.  Negou o Senhor três vezes traindo aquele a quem havia prometido fidelidade. O descaso de Pedro para com as advertências de Jesus lhe trouxeram algumas consequências drásticas, vejamos: PALAVRA PROFÉTICA CONFIRMADA

 A descrença na certeza da segunda vinda de Jesus e do juízo final (2Pe 3:7, 10)  Com relação a moralidade e o estilo de vida do cristão  Ênfase nos argumentos racionais e científicos em detrimento do “Assim diz o Senhor” A zombaria dos homens com relação as coisas de Deus pode ser vista nos seguintes temas: ESCARNECEDORES

Apressamos a volta de Jesus quando:  Quando vivemos uma vida sem mancha e sem mácula ( resultado da comunhão com Cristo e não fruto de obras) 2 Pedro 3:14  Quando o que está porvir já afeta o meu presente hoje.  Através do testemunho de uma natureza amorosa conquistamos novos discípulos para Cristo. As profecias clássicas de tempo nos dizem claramente que há um limite para o período em que Deus permitirá que o mal continue e para o período de Sua espera. Nas profecias, Deus apresenta Sua estratégia para acabar com o pecado e o sofrimento, e para restaurar a Terra à sua perfeição original. APRESSANDO O DIA

Hoje em dia, “os homens de fama” nos dizem algo semelhante, vejamos: 1.As leis da natureza são fixas e imutáveis, e todas as coisas continuam como antes. 2.A vida ocorreu por meio de processos naturais que podem ser explicados, pelo menos em princípio, por meio da operação de leis naturais que um dia a ciência nos explicará plenamente, e tudo sem qualquer necessidade de uma divindade. Como Adventistas do Sétimo Dia não estamos imunes as pressões que a sociedade impõe sobre nós, para tanto, precisamos estar bem conscientes de quem somos e como nos posicionamos no meio do grande conflito entre Deus e Satanás.

COORDENAÇÃO: Escola Sabatina USB/2016 usb.adventistas.org TEXTO: Pr. Aquino Gonçalves Bastos Filho Departamental do Ministério Pessoal e Escola Sabatina Associação Central Paranaense PROJETO GRÁFICO: Marcos Castro Designer gráfico

O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação. O texto completo em Word encontra-se disponível para download neste site