Exercícios Análise Sintática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi
Tipos de sujeito.
Diferencas entre Adjunto adnominal e Predicativo do objeto
Português Professora: Pollyanna Mattos Professora Pollyanna Mattos 1.
AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome
Frase, oração e período Frase é toda unidade linguística (com ou sem verbo) por meio da qual o falante transmite suas ideias. Oração é a frase ou parte.
LÍNGUA PORTUGUESA Professora Thailise Maressa.
As sugestões foram recolhidas rapidamente.
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Revisão Identificação e classificação do SUJEITO
PREDICAÇÃO VERBAL.
3º TRIMESTRE.
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
Olá Amigos e Amigas... > Esta mensagem e para todas as pessoas que Deus colocou em meu caminho; meus amigos... dos qual quero e aprecio muito Por favor.
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
Jardim de Infância de Igrejinha Agrupamento de Escolas de Arraiolos
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Predicação Verbal e Complementos Verbais
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
PREDICAÇÃO VERBAL.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Exercícios revisão.
O Príncipe Feliz.
João andava de bicicleta.
NADA ACONTECE POR ACASO!
Língua Portuguesa Adjetivo.
{Períodos, Frase, Oração
Transitividade Verbal
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
CRIANÇAS SÁBIAS.
Profª Adriana Paula Chaves
Revisão de recuperação Gabarito
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
NADA ACONTECE POR ACASO!
Termos essenciais da oração
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
ESTUDO DO SUJEITO PROFª REGINA CÉLIA.
Atendimento Pedagógico 8º ano E. F. II (Aula #1)
Os dois amigos.
REVISÃO – Português 3º SIMULADO
O macaquinho Um homem, tempos atrás, encontrou-se com um amigo. Este se queixara muito da vida, pois tinha acabado de ser abandonado pela mulher e estava.
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
A menina dos olhos castanhos
NADA ACONTECE POR ACASO!
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
REVISÃO: 1ª AULA Período Simples.
Termos Essenciais da Oração
Frases, Orações e Períodos
A N Á L I S E S I N T Á T I C A TIPOS DE VERBO.
PAUTA: 9 / 2 / 15 Frase, oração e período / Exercícios
Ligue o som... Deixe a raiva secar... Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Frases, Orações e Períodos
Orações subordinadas adjetivas
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito.
Exercícios: Análise Sintática 2
Transcrição da apresentação:

Exercícios Análise Sintática 1- Transcreva as frases; em seguida, sublinhe com um traço os núcleos dos sujeitos e com dois traços os predicados: As araras de cores vistosas posavam para os turistas. No inverno, as noites são mais longas. Ao longo da praia sucediam-se hotéis, restaurantes e pousadas. As geadas e as secas deixavam os lavradores preocupados. À noite, Anselmo voltou para casa exausto. A voz do orador era bonita, mas suas palavras soavam ocas.

Exercícios Análise Sintática 2- Separe o sujeito do predicado e ponha S sobre o primeiro e P sobre o segundo: Àquela hora ainda não tinham sido acesas as luzes da cidade. Ouviu-se por toda a sala um oh! de declaração. Difundia-se nos ares o coro da primeira reza. O homem saiu eufórico de casa. A novela e o filme são bons. O rio corria para o mar. O livro “Orgulho e Preconceito” é divino. Você me apunhalou pelas costas.

Exercícios Análise Sintática 3- Classifique o sujeito das seguintes orações quando houver: “Queres tu abandonar teu esposo?” As doenças e as guerras tiram milhares de vidas. Você só busca as praias paradisíacas. No colégio ensinaram-me o bom caminho. Chovia torrencialmente em minha cidade. O aqualouco atirou-se do trampolim. Fomos ao zoológico ontem. Não se progride sem esforços. São três horas da tarde.

Exercícios Análise Sintática 4- Escreva as orações antepondo (colocando à frente) o predicado ao sujeito: A generosidade cabe aos vitoriosos. Pratos saborosos já fumegavam sobre a grande mesa. O movimento de pedestres, pouco a pouco, vai diminuindo nas ruas. As plantações, vastas e belas, ali estavam como prova do seu esforço. A rapidez e a agilidade dos esgrimistas eram impressionantes. O ouro negro vai jorrar das entranhas da terra.

Exercícios Análise Sintática 5- Reescreva as orações abaixo, numerando-as de acordo com a seguinte classificação: Oração sem sujeito Oração com sujeito indeterminado Oração com sujeito oculto ou desinencial ( ) Júlio, no clube falaram mal de você. ( ) Embaixo da árvore havia pedras espalhadas. ( ) Apertamo-nos as mãos amigavelmente. ( ) Não faz muito tempo, houve ali um motim. ( ) Ali, soltam um touro na rua.

Exercícios Análise Sintática 6- Classifique o sujeito das frases abaixo: Ontem fez 40 graus à sombra. Opera-se muito nesta cidade. Choveram comentários maldosos a seu respeito. Havia alegria e rumor ao pé da fogueira. Necessita-se de dinheiro e saúde. Campos e bosques animam a paisagem. Andorinhas vieram me ver. Você e seu pai são muito parecidos. Planejei todo o meu trabalho.

Exercícios Análise Sintática 7- Faça a correlação, tendo em vista o tipo de predicado, e sublinhe o predicado: Predicado verbal Predicado nominal Predicado verbo-nominal ( ) O homem parecia assustado. ( ) O freguês saiu da loja insatisfeito ( ) O mágico estava cansado. ( ) nossos homens voltaram da guerra. ( ) nossos homens lutaram bravamente.

Exercícios Análise Sintática f) ( ) O homem saiu de casa. g) ( ) Sou o herói do dia. h) ( ) Tiraram a criança do salão. ( ) Os rapazes receberam alegres as medalhas. j) ( ) Os guindastes estragaram. k) ( ) Dei os parabéns a ele. l) ( ) O bolo estava delicioso. m) ( ) A moça chegou em casa exausta. n) ( ) Você tem muito valor. o) ( ) Você é um traidor!

Exercícios Análise Sintática 8- Escreva nos parênteses: (S) Para predicativo do sujeito (O) Para predicativo do objeto Joana e Paula viram satisfeitos o filme. O réu foi considerado inocente. Consideraram o réu inocente. Ficamos insatisfeitos com a brincadeira. O verão será rigoroso. Encontramos o colega insatisfeito. O meu poema é bom.

Exercícios Análise Sintática 9- Reescreva as orações transformando os predicados verbais em verbo-nominais. Siga o modelo: Os jogadores viajaram Os jogadores viajaram confiantes. O sol surgiu no horizonte. Os professores entram na sala. Os alunos assistiram ao jogo. Encontraram a filha de Adélia. O homem saiu da loja.

Exercícios Análise Sintática 10- Identifique a(s) alternativa (s) que apresenta (m) oração sem sujeito: Em sua gestão, houve muitos conflitos entre índios e garimpeiros. Choviam elogios de todos os lados. Existem muitas pessoas feridas ainda sem socorro. Nadavam lado a lado o americano e o árabe. Naquela região do país, neva durante o inverno. São sete horas da noite. Saímos de casa muito cedo.

Exercícios Análise Sintática 11- Classifique os predicados das orações abaixo: O menino sentia-se feliz. Amanhã terá um novo show. A chuva forte provocou alagamentos. O avião decolou. A apresentadora saiu insatisfeita. Voltaram da guerra devastados. Saíram do teste vitoriosos. Encontraram a garota triste.

Exercícios Análise Sintática 12- Classifique os verbos das orações quanto à transitividade: Machado de Assis retrata belos personagens. O menino parou de chorar. O garoto foi salvo pelo cachorro. O homem desmaiou. Permaneceram na sala. As fábricas poluem o ar. Ligamos para nossos pais. Assistimos ao espetáculo.

Exercícios Análise Sintática A chuva parou. j) Adquirimos vários produtos. k) A garota estava radiante. l) Venderam muitas lojas. m) Precisamos de saúde. n) Demos o recado para o diretor. o) Descansamos em casa. p) Comprei um brinquedo para meu filho. q) Estou tensa com está situação.

Exercícios Análise Sintática 13- No período “Toda a humanidade estaria concentrada na praça”: Qual é o sujeito da frase? Como o sujeito é classificado? Qual é o predicado? Como ele é classificado? Qual é o verbo? Qual é a transitividade desse verbo? Qual é o núcleo do sujeito?

Exercícios Análise Sintática 14- Ligue as duas colunas fazendo a correspondência correta da predicação dos verbos: O animal obedece a seus instintos Intransitivo Os metais são úteis Transitivo Direto As crianças gritavam Transitivo Indireto Chamei um técnico Bitransitivo Devemos o prêmio ao vencedor De ligação

Exercícios Análise Sintática 15- Reescreva as orações, antepondo (a) ou (b), conforme ocorrer verbo intransitivo (a) ou transitivo direto (b): ( ) Abri a caixa com cuidado. ( ) O egoísmo cerra o coração. ( ) O paraquedas não abriu. ( ) O eco repercutiu ao longe. ( ) A moça dançava no salão. ( ) Comprei um lindo presente.

Exercícios Análise Sintática 16- Circule apenas a oração cujo verbo é transitivo indireto: Passavam mulheres e crianças em direção ao rio. Dentro da gaiola, macaquinhos salientes provocaram risos. Poucos resistem à pressão da publicidade comercial. O homem dormia tranquilamente. Dei o recado que pediu. Estou muito alegre hoje. Não sabia que você viria.

Exercícios Análise Sintática 17- Numere as orações abaixo de acordo com a tabela, atendendo à predicação dos verbos: Intransitivo Transitivo Direto Transitivo Indireto Transitivo Direto e Indireto ou Bitransitivo De Ligação ( ) As orquídeas gostam de ambientes úmidos e quentes. ( ) Crianças morenas de olhos sonhadores brincavam nas calçadas.

Exercícios Análise Sintática c) ( ) O desfile das escolas de samba foi um espetáculo deslumbrante. d) ( ) A televisão deve às crianças programações mais ricas e educativas. e) ( ) No centro da praça um fabuloso baobá atraiu a atenção. 18- No período “Ivone andava depressa, parecia preocupada e não respondeu às minhas perguntas”, como são classificados os verbos destacados?

Exercícios Análise Sintática 19- Marque as opções em que não há erro quanto à classificação do verbo: Ela participou de uma série de festinhas (T.I) Neide apresentou-me a seus pais (T.D.I) A costureira pagou a conta? (T.I) Pagou a conta à costureira? (T.D.I) As feras rugiam em suas jaulas. (T.I) Estrondavam trovões a cada instante. (I) Estou bem tranquila. (T.D)

Exercícios Análise Sintática 20- Faça a análise sintática das orações abaixo. Siga o modelo: O homem comprou roupas novas. O homem: sujeito simples Comprou roupas novas: predicado verbo-nominal Comprou: verbo transitivo direto A vizinha e seu amigo saíram. A mulher é inteligente. Comprei presentes para meu amigo. Liguei para o meu namorado.