ONDE TUDO COMEÇOU !. A FORMAÇÃO DO UNIVERSO A expansão do Universo As galáxias estão se afastando de nós com velocidades que aumentam com a distância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
Advertisements

A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE
Cosmologia Laerte Sodré Jr. IAG/USP 14/09/2004.
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
Aventuras no Baú Mágico Geografia Continentes e Oceanos.
1. A TEORIA DAS PLACAS - ¨ALFRED LOTHAR WEGENER¨, DESCREVE NO LIVRO “A ORIGEM DOS CONTINENTES E DOS OCEANOS “ , EM 1915, PROPOS A TEORIA INICIAL EXPONDO.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Origem do Universo.
História E.E.B PROF.GRACINDA AUGUSTA MACHADO. Para início de conversa...
A História antes da Escrita
Unidade 1 A História antes da Escrita
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Os continentes movem-se ?. Em 1911 – um meteorologista alemão, Alfred Wegener – descobriu um artigo científico que mostrava que existiam fósseis iguais,
Teoria da deriva dos continentes → segundo Wegner há cerca de 250 M.A, os continentes estavam unidos num supercontinente → Pangeia rodeado por um único.
Como terá tudo começado? Teoria do Big Bang O Universo tem uma História. Pensa-se que, terá havido um momento, no passado distante, em que toda a matéria.
1 -Descreve por palavras tuas a teoria do Big-Bang. É uma teoria que explica a origem do universo através de uma grande explosão de onde proveio o tempo,
Terra e os seus subsistemas. Sistema: uma área limitada do espaço que possui sempre uma fronteira (real ou imaginária), que o separa do meio envolvente,
Litosfera  A Terra e seus subsistemas  Escala do tempo geológico  Estrutura Geral da Terra  Tipos de rochas  Movimentos das placas tectônicas.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Propriedades de um Sistema de Engenharia
TEORIA EVOLUCIONISTA A EVOLUÇÃO DA TERRA. NO PRINCÍPIO: POEIRA E GASES.
A TECTÔNICA DE PLACA NO CONTINENTE AMERICANO E O RELEVO
DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS.
AGENTES DO RELEVO Professor: Jeferson. Forças ou agentes modificadores do relevo Porém, a superfície terrestre sofreu grandes alterações ao longo do tempo.
AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLETORAS
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Parece poesia, mas é uma afirmação verdadeira que pode ser generalizada para: “A vida contém e é contida pelas estrelas”.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 4ª Fase.
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
ASTRONOMIA PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE. SISTEMA SOLAR.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
A PRÉ-HISTÓRIA Custom animation effects: horizontal scrolling text
A TECTÓNICA DE PLACAS Vítor Maia. A TECTÓNICA DE PLACAS A Tectónica de placas é a teoria actualmente aceite para explicar todos os fenómenos da dinâmica.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
As Luas Galileanas Tamires Cristina de Souza Monitora-ODS Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
FUSÃO NUCLEAR. Princípios básicos Origem dos elementos Aplicações.
As Ciências da Terra Adelaide Semedo Patrícia Moreira Sara Cid Sílvia Monteiro Susana Loureiro.
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Ciências Naturais – 7.º ano
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
CAPÍTULO 3: AS PRIMIERAS SOCIEDADES Professora Arluce Dantas Bezerra.
Planeta terra e sua evolução geológica Trabalho de História Alunos: Breno Siqueira Freitas Felipe Yamak Alves Franca Vitória Ferreira Duré Valentina Nunes.
PLANETA TERRA Idade: 4,6 bilhões de anos.
Geomagnetismo Física e Ciências da Terra (FCT) Astronomia (AST)
Estrutura Geológica da Terra Professora: Jordana Costa.
REGIÃO NORTE.
Ciências Naturais – 7.º ano
Aspectos Físicos do Paraná.  Não podem ser trabalhados e analisados isoladamente;  Relação de interdependência entre aspectos físicos da paisagem: relevo,
CONTINENTEEUROPEUCONTINENTEEUROPEU  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Europa: Aspectos naturais (capítulo 4 pág. 57 a 69)
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
PEIXES PULMONADOS.
 Big Bang (13 a 14 bilhões de anos)  Nebulosa Cósmica  Formação dos astros por meio da agregação da poeira devido a atração gravitacional.
 A vida no Paleozóico 1.  Desde o início do Câmbrico até ao final do Pérmico, terão decorrido mais ou menos 325M.a M.a. 570M.a. / 540M.a.
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
Pré-História.
Camadas do interior da Terra
ERAS GEOLÓGICAS ERA PERÍODOS ACONTECIMENTOS Formação de rochas ígneas
Transcrição da apresentação:

ONDE TUDO COMEÇOU !

A FORMAÇÃO DO UNIVERSO

A expansão do Universo As galáxias estão se afastando de nós com velocidades que aumentam com a distância

O espaço se expande e as galáxias acompanham a expansão! A expansão faz com que o comprimento de onda da luz que viaja de uma galáxia para outra aumente (fique mais “vermelho”): é o redshift. A intensidade desse redshift depende de quanto tempo a luz viajou, isto é, de sua distância.

Visões do passado Observando galáxias distantes estamos contemplando o passado, devido à velocidade finita da luz!

O Universo em expansão Se o Universo está expandindo deve ter sido bem menor – um único ponto Se o Universo está expandindo deve ter sido bem menor – um único ponto Big Bang – singularidade, densidade e temperatura infinitas

O Big Bang t = 0: o BB – singularidade inicial E “antes” do Big-Bang? O espaço e o tempo nascem juntos com o nosso universo!

Podemos detectar hoje a radiação remanescente do BB: a Radiação Cósmica de Fundo (RCF). Vemos a RCF em qualquer direção que olhemos.

Logo após o Big Bang... Temperaturas e densidades muito altas s Somente radiação Inflação s

Logo após o Big Bang... Aniquilação da anti-matéira Primeiras partículas s a s

Conforme o universo se resfria, diversos tipos de matéria vão se formando (e desaparecendo) Os prótons se formam a partir de uma sopa de quarks, logo no começo do universo

Logo após o Big Bang... Primeiras partículas Prótons e Neutrôns s

Logo após o Big Bang... Primeiros núcleos de átomos Nuvem densa 1 s

Logo após o Big Bang... Primeiros átomos neutros (H, He)‏ Luz 300 mil anos

Nos primeiros instantes temperatura e densidade eram suficientemente altas, permitindo a criação do deutério, hélio e uma pequena quantidade de lítio Os demais elementos seriam formados muito mais tarde, no interior das estrelas.

Logo após o Big Bang... Primeiras estrelas e galáxias 10 9 anos

Hoje, 13 bilhões de anos depois, o universo visível é povoado por galáxias!

Há 4,5 bilhões de anos teve início a formação do sistema solar a partir de uma nuvem de gás e pó que entrou em colapso em virtude de seu próprio peso e que, devido a seu movimento de rotação, formou um disco ao redor do Sol

O movimento de rotação do sistema solar primitivo prosseguiu e a matéria sólida presente no disco começou a aglomerar-se. No centro, o Sol liberava uma enorme quantidade de calor que provocou a aglomeração da matéria.

No sistema solar exterior, formaram-se quatro grandes massas que deram origem aos planetas gigantes gasosos. Gerada por suas grandes massas, sua intensa gravidade favoreceu a constituição de suas densas atmosferas. Mais próximos do Sol formaram-se os planetas rochosos.

Tais materiais foram constituídos de partículas como poeira cósmica e gás.

A atmosfera primordial atuou como isolante térmico, possibilitando a fusão dos materiais terrestres. Os elementos mais densos como o ferro e o níquel migraram para o interior; os mais leves localizaram-se nas proximidades da superfície.

A Terra é, no Sistema Solar, o terceiro planeta em ordem de afastamento do Sol e o quinto em diâmetro. É o maior dos quatro planetas rochosos. Entre os planetas do sistema solar, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água em estado líquido, tem placas tectônicas e um forte campo magnético. A atmosfera interage com os sistemas vivos.

TABELA GEOLÓGICA ERASPERÍODOSACONTECIMENTOS CENOZÓICA Quartenário Terciário MESOZÓICA Cretáceo Jurássico Triássico PALEOZÓICO Permiano Carbonífero Devoniano Siluriano Ordoviciano Cambriano PRÉ- CAMBRIANO PROTEROZÓICO ARQUEOZÓICO AZÓICO

ERASPERÍODOSACONTECIMENTOS AZÓICO Esfriamento da Terra Formação das Rochas Chuvas ARQUEOZÓICO Surgimento da vida nos oceanos – BACTÉRIAS Surgimento das algas azuis PROTEROZÓICO Formação do Oceano Pantalassa Formação do Continente Pangéia

ERASPERÍODOSACONTECIMENTOS PALEOZÓICO SURGIMENTO DA ATMOSFERA PRIMITIVA Cambriano Primeiros Vermes, Equinodermos, Moluscos, Artrópodes e Cordados OrdovicianoPrimeiros Peixes Siluriano Primeiras Plantas Terrestres Devoniano Insetos Anfíbios Plantas com sementes Carbonífero Formação da jazidas de carvão Repteis Permiano Extinção da Vida

ERASPERÍODOSACONTECIMENTOS MESOZOICA EXTINÇÃO DE MAIS DE 90% DAS ESPÉCIES VIVAS Triássico Mamiferos Dinossauros Jurássico Aves Cretáceo Início da abertura no Oceano Atlântico

ERASPERÍODOSACONTECIMENTOS CENOZÓICO EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS TERCIÁRIO Grandes cadeias montanhosas Formação dos atuais continentes e oceanos QUATERNÁRIO Glaciação Hominídeos Homem Moderno

TECTÔNICA DE PLACAS

Entende-se como deriva continental os deslocamentos que as placas apresentam. Entende-se como deriva continental os deslocamentos que as placas apresentam. A tectônica de placas consiste na teoria que explica a causa desses deslocamentos.A tectônica de placas consiste na teoria que explica a causa desses deslocamentos.

1. A teoria Teoria descrita, inicialmente, pelo alemão Alfred Lothar Wegener, no livro A Origem dos Continentes e dos Oceanos, em 1915, onde expõe os princípios básicos deste capítulo sobre a história da Terra. Teoria descrita, inicialmente, pelo alemão Alfred Lothar Wegener, no livro A Origem dos Continentes e dos Oceanos, em 1915, onde expõe os princípios básicos deste capítulo sobre a história da Terra.

Wegener parte da hipótese que existiu um único continente, denominado Pangéia, que há 200 milhões de anos, início do mesozóico, começou a fragmentar para formar os atuais continentes.Wegener parte da hipótese que existiu um único continente, denominado Pangéia, que há 200 milhões de anos, início do mesozóico, começou a fragmentar para formar os atuais continentes. Veja os mapas a seguir.Veja os mapas a seguir. 2. O princípio básico da deriva

A fragmentação da Pangéia ocorreu no início da era mesozóica.A fragmentação da Pangéia ocorreu no início da era mesozóica.

A Pangéia, ao se fragmentar, forma dois super continentes: Gondwana, ao sul e, Laurásia ao norte.A Pangéia, ao se fragmentar, forma dois super continentes: Gondwana, ao sul e, Laurásia ao norte.

De Gondwana e da Laurásia irão surgir os atuais continentes.De Gondwana e da Laurásia irão surgir os atuais continentes.

No final do mesozóico inicia a formação do Atlântico e a Índia começa o seu deslocamento para o norte.No final do mesozóico inicia a formação do Atlântico e a Índia começa o seu deslocamento para o norte.

No início do terciário começa a formação das atuais cadeias de montanhas.No início do terciário começa a formação das atuais cadeias de montanhas.

Na metade do terciário surge a América Central e começa a fechar o Mar Mediterrâneo.Na metade do terciário surge a América Central e começa a fechar o Mar Mediterrâneo.

Este é o aspecto atual dos continentes, mas o processo de deriva não terminou.Este é o aspecto atual dos continentes, mas o processo de deriva não terminou.

A deriva continental é constante, modificando a forma e a posição geográfica dos continentes.A deriva continental é constante, modificando a forma e a posição geográfica dos continentes. Posição dos continentes daqui a 50 milhões de anos.

Se a deriva permanecer com a atual tendência, em um futuro próximo, alguns milhões de anos, pode...Se a deriva permanecer com a atual tendência, em um futuro próximo, alguns milhões de anos, pode... Posição dos continentes daqui a 150 milhões de anos.

... ocorrer uma junção dos continentes, como uma nova Pangéia.... ocorrer uma junção dos continentes, como uma nova Pangéia. Posição dos continentes daqui a 250 milhões de anos.

RESUMO Pangéia Laurásia Gondwana América do Norte Ásia Europa África América do Sul Antártica Austrália ÍndiaHemisférioNorte HemisférioSul

A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA: NOMEPERÍODO CRÂNIO LOCALCARACTERÍSTICA Australopithecus4,2 – 1,4 milhões 700 cm 3 ÁfricaPostura semi-ereta, uso de ferramentas. Homo habilis2 – 1,5 milhões 750 cm 3 ÁfricaFabricação de artefatos rudimentares. Homo erectus1,5 milhões – 300 mil 900 cm 3 África, Ásia, Europa Coluna ereta, controle do fogo, caçador habilidoso. Homo sapiens neandertalensis 200 – 40 mil 1300 – 1600 cm 3 África, Ásia, Europa Fala, religiosidade, cerimoniais fúnebres. Homo sapiens sapiens 100 mil - hoje 1300 – 1600 cm 3 Todos.Todas as atuais.

AS FASES DA PRÉ-HISTÓRIA A) O Paleolítico ou Pedra Lascada (4 milhões – 10 mil a.C): Artefatos rudimentares (pedra sílex); Indústria Osteodontoquerática; Caçadores e coletores; Nomadismo (bandos); Divisão sexual do trabalho; Sem propriedade privada; Abrigos naturais; Controle do fogo; Pinturas rupestres;

Entre 50 e 10 mil a.C: chegada do homem ao continente americano; - Estreito de Bering; - Ilhas da Polinésia.

B) O Neolítico ou Pedra Polida (10 mil – 4 mil a.C.): Fabricação de artefatos mais cortantes (polimento); REVOLUÇÃO NEOLÍTICA – desenvolvimento da agricultura; Desenvolvimento do pastoreio; Sedentarização (margens dos rios); Produção de excedentes; Aumento da população e da média de vida; Cerâmicas, arado de bois, barco a vela, carro de rodas; Construção de casas (madeira, barro, couro...); REVOLUÇÃO URBANA - primeiras cidades;

Hierarquização social: - guerreiros (exército) – dominantes; - sacerdotes (intermediários entre população e os deuses) – dominantes; - camponeses (trabalhadores) – dominados. Centralização do poder - ESTADO: - Rei ou Imperador = sacerdote + chefe militar C) A Idade dos Metais (4500 a.C – 2500 a.C.): Cobre; Bronze (cobre + estanho); Ferro.